O cinema já nos impressionou diversas vezes com as mais variadas belas imagens. Alguns filmes nos deslumbram pelo realismo e a acurácia em tela, outros pela fantasia e a criação que nos transportam para outro lugar. Poucos filmes conseguem nos transmitir com qualidade o visual do universo do qual eles querem que acreditemos, então fica abaixo uma lista com 10 filmes que conseguem fazer isso brilhantemente.

10 – Mad Max (Franquia)

Seja na franquia original ou em “Estrada da Fúria”, os filmes sobre o ex-policial Mad Max conseguem ser fantásticos em questão da recriação de um mundo pós apocalíptico. Em “Estrada da Fúria” aconteceu o auge com uma junção invejável de efeitos práticos, uso das cores e filtros e as tecnologias mais avançadas em efeitos especias para o cinema.

9 – Titanic

“Titanic” é um dos filmes mais marcantes da história do cinema. O trabalho minucioso de James Cameron com cada detalhe dado a réplica do navio onde foram filmadas quase todas as cenas do filme nos fez acreditar que tudo aquilo era real e que toda história havia sido filmada no próprio navio, em 1914, durante a fatídica viagem que terminou com o naufrágio do até então maior e mais luxuoso transatlântico do mundo. Por isso “Titanic” merece um posto entre os filmes visualmente mais incríveis da história.

8 – 2001 Uma Odisseia no Espaço 

Um filme pioneiro e cientificamente o mais correto possível, “2001 Uma Odisseia no Espaço” impressionou com efeitos especiais revolucionários na sua época sendo considerado até hoje um dos maiores clássicos de todos os tempos. Em 1991, o filme foi considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante” pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry.

7 – Avatar

“Avatar” estreou em 2009 e marcou o cinema ao trazer em grande escala a tecnologia 3D, até hoje o filme ocupa o posto de maior bilheteria da história. “Avatar” contou com os mais avançados recursos tecnológicos da época, a técnica de captura de imagens mais os efeitos especiais, nos apresentaram um planeta com animais e vegetações jamais vistos, tudo criado de forma inovadora pelo gênio perfeccionista James Cameron.

6 – Star Wars (Franquia)

Até hoje a saga intergaláctica mais famosa da história do cinema, Star Wars nos levou para outros planetas em uma galáxia muito distante, onde uma guerra espacial nos mostravam batalhas intergaláticas sessionais, naves, robôs e criaturas que todos os nerds e geeks conhecem.

5 – Star Trek (Franquia)

Mais científico do que Star Wars, Star Trek também nos leva a outros planetas, cada qual com seus ambientes próprios, os cenários e paisagens que encantam. Quem nunca sonhou em explorar e estudar o universo a bordo da Enterprise?

4 – Gravidade

Se a Nasa disser que Sandra Bullock realmente esteve no espaço durante as gravações desse filme todos iriam acreditar. Com um enredo de tirar o fôlego, o filme traz cenas espaciais exuberantes na órbita da terra. Como afirmou James Cameron “Eu acho que é a melhor fotografia do espaço já realizada, eu acho que é o melhor filme já feito sobre o espaço, e é um filme que esperava ansiosamente para ver há muito tempo”.

3 – O Senhor dos Anéis (Franquia)

Sem duvida “O Senhor dos Anéis” é uma das franquias visualmente mais incríveis da história. Baseada na obra de J. R. R. Tolkien, a franquia teve três filmes com um total de 9 horas marcando toda uma geração. Foi um trabalho fantástico de Peter Jackson, mesclando efeitos especiais (ao todo o filme usou 2730 efeitos especiais), miniaturas e a inovadora captura de movimentos. Além de se tornarem um ícone Geek, os filmes conquistaram inúmeras indicações ao Oscar dos quais ganhou 17.

2 – As Aventuras de Pi

A impressionante magia dos efeitos especiais coloca “As Aventuras de Pi” entre um dos filmes esteticamente mais bonitos de assistir. O tigre hiper-realista criado através de computação gráfica é só um dos detalhes no cenário que nos encanta, principalmente quando usado reflexos na água, e a variação de filtro conforme a hora do dia.

1 – Jurassic Park  (Franquia)

Jurassic Park chegou ao cinema revolucionando tudo que se conhecia até então como efeitos especiais. Pela primeira vez conseguimos ter uma noção de como seria se os dinossauros ainda vivessem na terra. Isso fez do primeiro filme da franquia um dos mais incríveis da década de 90 com efeitos especiais tão bons quanto de qualquer filme atual.

Extra: Cidade de Deus 

“Cidade de Deus” foi um marco do cinema nacional, o filme contou toda a história de ascensão do crime organizado na favela Cidade de Deus no Rio de Janeiro, que era um dos lugares mais perigosos da cidade na década de 80. É o filme brasileiro que mais conquistou indicações ao Oscar, sendo 4 no total. O filme conseguiu recriar todo cenário visual das favelas do Rio na década de 80 com perfeição, por isso esse brasileiríssimo merece um lugar entre os filmes visualmente mais incríveis.