Em comemoração aos 25 anos de dois dos mais emblemáticos álbuns do grunge de Seattle (Nevermind, do Nirvana e Ten, do Pearl Jam), elaboramos um Musicando da nata do movimento mais característico dos anos 90 no Rock ‘n’ Roll. Como uma resposta aos exageros do glam nos anos 80, o grunge representava um reavivamento do punk, mas com algumas diferenças: mais distorções e indumentária minimalista, por exemplo. Então vista sua camiseta de flanela e jeans rasgado, resgate seu All Star surrado e vem ouvir 11 das melhores músicas do movimento!
Nirvana – Come as you are
Quem conhece o grunge (e o cenário musical dos anos 90) vai mencionar Smells like teen spirit como um hino dos jovens noventistas, mas é Come as you are e seus versos And I don’t have a gun (e não tenho uma arma) que os arrepios aparecem, – mesmo 25 anos depois – especialmente para quem conhece a trajetória (e o tráfico fim) do frontman da banda.
Jeremy, Pearl Jam
Suicídio, porte de armas, violência e uso de drogas são alguns dos temas mais recorrentes em músicas grunge. O Pearl Jam ganhou diversos prêmios com o vídeo de Jeremy, cuja letra é baseada na história real de Jeremy Wade Delle, um estudante que cometeu suicídio em plena aula, na frente de colegas de classe. O verso Jeremy spoke in class today (Jeremy falou na aula hoje) é um dos mais fortes e sarcásticos do grunge.
https://www.youtube.com/watch?v=MS91knuzoOA
Stargazers, Mother Love Bone
O Mother Love Bone pode ter tido a vida curta, mas em seu pouco tempo de vida lançou grandes álbuns. Liderada por Andrew Wood, a banda é considerada, por muitos, como fundadora do grunge com o álbum Shine, de 1989. Ainda com fortes traços do hard rock na sonoridade, a banda contava com influências de Aerosmith e Deep Purple. Stargazer pode ser considerada uma power ballad da banda.
Would, Alice in Chains
Uma das bandas mais viscerais dos anos 90, – especialmente pela força das letras e performances do primeiro vocalista, Layne Staley – o Alice in Chains emplacou verdadeiros hinos como Man in the box e Heaven beside you. Mas é em Would, com seus vocais trabalhados, que a banda apresenta sua maturidade sonora. Impossível não listá-la quando se fala em grunge.
Mad Season, Long gone day
Há quem não considere o projeto Mad Season grunge. O supergrupo, formado pelo guitarrista Mike McCready, do Pearl Jam, o vocalista Layne Staley, do Alice in Chains, o baterista Barrett Martin, do Screaming Trees e o baixista John Baker Saunders, lançou um dos melhores álbuns dos anos 90 – Above, de 1994. Long gone day é a oitava música deste álbum; os vocais intensos de Layne contrastam com a voz grave de Mark Lanegan e com o instrumental, resultando em uma balada que dá vontade de manter no repeat.
Dinosaur Jr, Out there
Bateria bem marcada, vocais intensos mas arrastados e muita distorção de guitarra são características do Dinosaur Jr. O power trio explora todas as possibilidades sonoras do grunge com Out there.
Soundgarden, Outshined
Tendo como diferencial os vocais rasgados de Chris Cornell (que posteriormente fundaria o Audioslave), o Soundgarden é considerado, ao lado de Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam, uma das quatro maiores bandas do cenário grunge de Seattle. Outshined foi lançada como single de um dos principais álbuns da banda, o Badmotorfinger, de 1991.
Violet, Hole
Liderado por Courtney Love, o Hole é a maior representante das bandas lideradas (ou formadas) por mulheres no grunge, ao lado das também incríveis L7, Babes in Toyland e Bikini Kill. Violet faz parte do álbum Live through this, de 1994.
Smashing pumpkins, I am one
De todas as bandas consideradas grunge, o Smashing Pumpkins conta com a sonoridade menos punk e pesada que as demais bandas do movimento, já que foi influenciada pelo gótico (de bandas como The Cure, por exemplo). I am one é o primeiro single da banda e aparece no álbum Gish, de 1991.
https://www.youtube.com/watch?v=qTrIrqoZu-A
Stone roses – I wanna be adored
Representante inglês da lista, o Stone Roses, liderado por Ian Brown, faz parte do movimento chamado de Madchester, ao lado das bandas Charlatans e Happy Mondays. Mesmo não considerada por muitos como uma banda típica grunge, características do movimento (como o minimalismo na letra, os riffs repetitivos e o vocal arrastado) podem ser percebidas em I wanna be adored. O álbum Stone Roses, lançado em 1989, é considerado por muitos como o melhor álbum britânico de todos os tempos.
Silverchair – Tomorrow
Daniel Johns fundou precoce, aos 13 anos, o Silverchair, tendo como influência direta o Pearl Jam e o Nirvana. Representante australiana da lista, a banda estreou com o caprichado Frogstomp, em 1995. É neste álbum que está o single Tomorrow, composto por Daniel e pelo baterista, Ben Gilles.
E você, gosta do grunge? Qual a sua banda ou canção preferida do estilo?
Por Thais Isel
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.