O mundo do cinema conversa, e muito, com o mundo teatral. Inúmeras peças são adaptadas para a telona, ou vice-versa. Comparar a qualidade das dois espaços é difícil pois se tratam de linguagens e approach completamente diferentes. Por isso, é comum espetáculos ganharem prêmio e terem filmes inspirados neles que deixam muito a desejar. Assim como a tentativa de reproduzir o cinema no palco pode ser um tiro no pé. Mas vamos falar aqui de escolhas felizes e de sucessos tanto no teatro quanto no audiovisual. Venha conferir!
Minha mãe é uma peça (2006)
Como é bom um obra nacional ser tão bem sucedida quanto “Minha Mãe é uma Peça” do talentosíssimo Paulo Gustavo. O ator, em 2006, decidiu levantar um monólogo sobre as peripécias de Dona Hermínia e não deu outra, foi sucesso absoluto. Dirigido por João Fonseca, com um orçamento mínimo de 3 mil reais – que conseguiu através de uma vaquinha que fez na família – o ator estreou no Teatro Cândido Mendes (RJ) e gerou tanto boca a boca que os palcos foram pequenos para o burburinho. Eis então que “Minha mãe é uma peça – O filme” estreou nos cinemas no dia 21 de junho de 2013 e o longa dirigido por André Pellenz atingiu uma marca de dois milhões de espectadores em sua terceira semana de exibição nos cinemas. Foi o filme mais assistido nos cinemas brasileiros em 2013, com mais de 4.600.145 espectadores. Sucesso estrondoso nos palcos e nas telonas.
Confissões de adolescente (1992)
Outra produção nacional de destaque é o espetáculo “Confissões de adolescente”, inspirado nos diários de Maria Mariana, que incentivada pelo pai diretor e dramaturgo Domingos Oliveira, registrou seus anseios e percalços dos 13 ao 19 anos – fase complicada o suficiente para virar assunto de peça de teatro – E em 8 de março em 1992 subiu aos palcos – mais precisamente no porão da Casa de Cultura Laura Alvim – ao lado de Carol Machado, Ingrid Guimarães e Patrícia Perrone para formarem o elenco da primeira montagem de “Confissões de Adolescente”. O grupo seguiu em cartaz até 1994, quando Patrícia e Mariana saíram. Carol e Ingrid ficaram por cerca de três anos. Nos anos seguintes, atrizes como Gabriela Duarte, Bebel Lobo, Ana Kutner, Maria Ribeiro, Deborah Secco, Carolina Dieckmann, Cássia Linhares, Mel Lisboa, Clarisse Falcão e Sophie Charlotte passaram pelo espetáculo, que foi encenado até em Portugal. Já virou série, livro e em 2014 virou filme nacional dirigido por Daniel Filho e estrelado por Sophia Abrahão, Isabella Camero, Malu Rodrigues e Clara Tiezzi. Neste caso temos aqui um excelente espetáculo e uma não tão feliz adaptação cinematográfica. Algumas críticas disseram que a própria série para tv de 1994 supera a telona.
Chicago (1975)
Falar de peças que viraram filmes e não falar da Broadway é impossível. O mundo dos musicais é uma aposta certa do cinema hollywoodiano. Chicago é um musical composto por John Kander, com letras de Fred Ebb e libretto de Ebb e Bob Fosse que estreou na Broadway em 3 de Junho de 1975 . Ele é o sétimo show da Broadway há mais tempo em cartaz na história. Sua adaptação cinematográfica estreou em 2002 e foi dirigida por Rob Marshall. O filme venceu seis prêmios no Oscar em 2003, incluindo o de melhor filme do ano e ocupa a 12.ª colocação na lista dos 25 maiores musicais do cinema americano. Difícil competir com esta obra no que se refere a sucesso absoluto tanto no teatro quanto na telona.
Um limite entre nós (1987)
Fences é uma peça escrita pelo dramaturgo August Wilson – a sexta de dez produções da Broadway criadas pelo próprio – que venceu o Tony Award de melhor peça de teatro e o Pulitzer de Teatro, ambos em 1987. O espetáculo que explora a evolução da etnia afro-americana foi adaptado para os cinemas em 2017 com o título de: “Um limite entre nós” e deu o Globo de Ouro e o Oscar à destruidora Viola Davis – ao seu lado está Denzel Washington e juntos eles estrelam essa adaptação comovente à altura da peça que compõe um clássico da literatura dramática contemporânea.
Por Rayza Noiá
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.