A Mostra de Cinema em São Paulo tem por tradição trazer o que de melhor o cinema internacional e brasileiro produz, e a data que o evento acontece, perto do final do ano, é um trunfo dos organizadores, que podem garimpar em vários dos grandes festivais da Europa, como Cannes, Berlim e Veneza.
Em 2023, portanto, não vai ser diferente, e se espera que grandes filmes estejam na programação da 47ª edição. E para dar um gostinho do que está por vir e deixar todo cinéfilo feliz, a Mostra revelou seis filmes badalados no exterior que estarão na programação deste ano. Confira!
Maestro, de Bradley Cooper
O biográfico épico sobre o compositor e maestro Leonard Bernstein, escrito, dirigido e estrelado por Bradley Cooper, conta a história do casamento de Bernstein com a atriz Felicia Montealegre (Carey Mulligan), e o relacionamento que durou 30 anos, mas enfrentou distância e casos extraconjugais.
Evil Does Not Exist, de Ryûsuke Hamaguchi
Vencedor do Grande Prêmio do júri no Festival de Veneza deste ano, o filme chega cheio de expectativa, ainda mais porque seu diretor ganhou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2022 com “Drive My Car”. Já “Evil Does Not Exist” é sobre um pai e filha, que vivem em um vilarejo afastado, tendo que lidar com um plano de construção de um acampamento perto de sua casa.
La Chimera, de Alice Rohrwacher
“La Chimera” é um drama romântico escrito e dirigido por Alice Rohrwacher. O filme é estrelado por Josh O’Connor como Arthur, um caçador de tesouros que retorna a uma pequena vila costeira na Itália e encontra Itália (Carol Duarte), seu antigo amor.
Afire, de Christian Petzold
“Afire” (“Roter Himmel”, em alemão) é um drama romântico estrelado por Thomas Schubert, Paula Beer, Langston Uibel e Enno Trebs, e conta a história de quatro jovens que estão presos em sua casa de férias no Mar Báltico devido incêndios florestais descontrolados. O filme é ambientado em um futuro próximo, onde as mudanças climáticas estão causando um aumento no número e na gravidade dos incêndios florestais. Os quatro jovens são de diferentes origens e personalidades, mas são unidos por sua situação de isolamento e perigo. Venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano.
About Dry Grasses, de Nuri Bilge Ceylan
Dirigido pelo cultuado Nuri Bilge Ceylan, o filme é estrelado por Yılmaz Erdoğan como Hasan, um professor de arte de uma pequena cidade na Anatólia, que está em crise existencial. Ele se sente preso em sua vida e começa a questionar seu casamento, sua carreira e seu lugar no mundo. A atriz Merve Dizdar ganhou o prêmio de melhor atuação feminina no Festival de Cannes 2023.
Cerrar los Ojos, de Víctor Erice
Víctor Erice dirige o filme que é estrelado por Manolo Solo como Max Estrella, um diretor de cinema que está em crise criativa e pessoal. Ele é atormentado pela lembrança de seu amigo e ator Julio Arenas, que desapareceu misteriosamente há 30 anos. Erice foi homenageado na 71.ª edição do Festival Internacional de San Sebastián.
Essa primeira leva de filmes é apenas o começo. Em breve a Mostra anunciará sua programação completa.
Vale destacar ainda que o evento acontece de 19 de outubro a 1 de novembro de 2023.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.