Já demos dicas para quem quer começar a ouvir música clássica e mostramos que não é difícil se acostumar e buscar referências do estilo. Hoje, listamos 5 filmes sobre a vida de artistas da música erudita para te inspirar a buscar mais e mais. Vem ver!

  • Callas Forever

O filme, de 2002, protagonizado por Fanny Ardant, conta a história da vida da maior soprano da história, La Divina Maria Callas. A semelhança é apaixonante e a atuação de Fanny convence o tempo todo. É quase obrigatório assistir!

  • O Violino Vermelho

O filme não é exatamente sobre um artista da música clássica, mas um violino que vai ultrapassando gerações. Vale a pena conferir as histórias, contextos e paixões pelas quais o violino vai passando e as vidas que ele vai influenciando. Sem dúvida, um belo filme.

  • Farinelli

Um homem com a voz angelical atribuída a mulheres. Figurino impecável do século XVIII, atuações maravilhosas e música de arrepiar os pelos da nuca. Farinelli (1994) ganhou o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro não foi à toa.

  • Amadeus 

Com direção de Milos Forman (que também dirigiu clássicos absolutos como “O povo contra Larry Flynt” e “Um estranho no ninho”), Amadeus é incrível em contar, com várias licenças poéticas, a vida de Wolfgang Amadeus Mozart. Como não poderia deixar de ser, a trilha sonora é maravilhosa e vai te fazer correr para o Spotify! Ganhou o Oscar de melhor filme em 1984.

  • O grande Caruso

Interpretado pelo tenor Mario Lanza, o filme, de 1951, conta a história de Enrico Caruso, um dos melhores tenores da história (sendo mencionado como uma das influências de Pavarotti). Tem um quê de era de ouro de Hollywood que é apaixonante. Vale muito a pena, especialmente pela performance maravilhosa da ária “Vesti la giuba”, da ópera Pagliacci.

Você acha que tem algum outro filme sobre música clássica que deveria estar na lista? Deixe nos comentários a sua dica!


Por Thais Isel