O fanático por futebol não é só aquele que acompanha todos os jogos dos campeonatos. É também quem consome (ou devora) todo tipo de informação sobre o tema. Uma das formas de conhecer a história do esporte é via o cinema. E quando entra-se no universo da cinematografia encontra-se muitos filmes (muito mesmo) sobre o esporte mais popular do planeta. Para ajudar nos primeiros passos de quem quer entrar nesse campo, recomendamos cinco filmes introdutórios. Depois desses, aventurar-se no meio dos filmes sobre futebol vai ser um prazer. Vamos a lista:

Hooligans (2005)

Esse filme é ótimo para entender um dos movimentos mais influentes do futebol, os hooligans. O longa conta a história de Matt Buckner, um universitário expulso da Havard University, que acaba de chegar em Londres para morar com a irmã. Ao conhecer o irmão do cunhado, acaba se envolvendo no ambiente dos hooligans, um grupo conhecido pelo fanatismo pelo esporte, que chega ao campo da violência, bem parecido com as torcidas organizadas no Brasil. A partir desse fato, Matt começa a entender que futebol é muito mais do que ser um esporte.

Maldito Futebol Clube (2009)

Para quem curte biografias de grandes nomes do espote, está obra é um prato cheio. O filme retrata a história do histórico ex técnico de futebol Brian Clough, que fez o modesto Leeds United sair da última posição e alcançar o topo. O longa se passa entre as décadas de 60 e 70, e retrata a personalidade forte do treinador, além da antipatia ao Leeds (clube que aceitou assumir depois), aos jogadores e o ao antigo treinador. Foram, apenas, 44 dias no comando da equipe.

Gol! (2005)

Esse filme é aquele que poderia ser o sonho de muitos jovens que vivem em regiões pobres pelo planeta e que sonham em se tornarem grandes jogadores de futebol. Gol conta a história de Santiago Munez, um jovem imigrante mexicano residente no Estados Unidos que ama futebol. Em uma das partidas, é notado por Glen Foy, olheiro do Newcastle United, que estava a passear por Los Angeles, cidade onde Santiago vive. Glen oferece a Santiago a oportunidade de fazer um teste na equipe, na Inglaterra. Sem apoio do pai, o jovem viaja à terra da Rainha em busca da oportunidade para se tornar um jogador de futebol profissional. O restante da história só assistindo mesmo. É muito fácil se identificar ou lembrar da história de algum conhecido que deseja alçar esse caminho.

O Milagre de Berna (2003)

O século XX foi de grandes conflitos para Alemanha. Além da Segunda Guerra Mundial, com a ascensão nazista, outro fato histórico foi a queda do Muro de Berlim, que dividia o país em dois lados: Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. Dentro desse contexto conturbado, o filme retrata uma das maiores façanhas da história do futebol, a conquista alemã da Copa do Mundo de 1954, na Suiça, conhecida como Milagre de Berna, cidade onde a partida final foi realizada. O filme retrata aquele momento pela ótica da família Lubanski, que vive na cidade de Essen-Katernberg. Até o hoje o evento é chamado de “milagre” por conta do time alemão nunca ter sido campeão mundial, e que enfrentara a melhor seleção do mundo na época, a Hungria.

United (2011)

No final de 2016, o Brasil e o mundo se viu diante de uma grande tragédia: o acidente de avião que matou quase todo o time da Chapecoense. Essa não foi a primeira vez que um caso como esse ocorre. Em 1958,  o avião que carregava os atletas do Manchester United caiu, em Munique, mantando todos os atletas e comissão técnica. O filme foca na relação do astro do time Bobby Charlton e do manager Jimmy Murph durante o período que se conheceram até o acidente. É um filme daqueles que não podem faltar para quem ama futebol.

E você, conhece algum outro filme que possa entrar nessa lista. Comente aqui embaixo, quem sabe fazemos uma segunda parte para essa matérias.