Hollywood tenta há muito tempo fazer adaptações de vídeo games que agradem tanto ao público quanto à crítica. É uma tarefa árdua, mas que nunca é deixada de lado por diretores, produtores e roteiristas. Eles, inclusive, já trabalham em pelo menos mais dois projetos baseados nos games: “Uncharted” e “The Last of Us”. Esse último é para a TV, mas o nível de produção é tão alto que se assemelha a um blockbuster. Evidentemente, se os dois derem certo, as tentativas devem continuar, e material para isso não falta. Por isso, fizemos uma lista de 5 excelentes jogos com potencial de se tornarem filmes de sucesso pelas mãos de cineastas consagrados
Cyberpunk 2077
A história de “Cyberpunk 2077” não é nada inovadora, já que o game da CD Projekt Red, (a mesma de “The Witcher”) bebe muito na fonte de “Blade Runner”. O que faz desse jogo tão cinematográfico é o mundo criado pelos realizadores. A cidade onde a narrativa se desenrola é repleta de personagens e situações interessantes e ao mesmo tempo bizarras. Em Night City, a tecnologia invadiu os corpos através de implantes robóticos que substituem membros e órgãos. Em meio a isso, a luta de classes é inserida, já que apenas os mais ricos conseguem melhorar seus corpos com tecnologia de ponta. Os menos abastados precisam apelar para lixo cibernético e procedimentos clandestinos.
Imagine o que Quentin Tarantino, que está na lista dos diretores mais criativos de Hollywood, faria com algo assim, ainda mais com Keanu Reeves já escalado para o elenco (o ator faz parte do game).
Watch Dogs
Se “Cyberpunk 2077” é uma distopia futurista, a série “Watch Dogs”, que já possui três jogos, trata de temas mais contemporâneos. A história é sobre hackers que lutam contra o sistema, principalmente o representado por políticos corruptos e pessoas poderosas e criminosas. “Watch Dogs” pode não agradar a todos na comunidade gamer, mas traz temas sérios para um meio em que a diversão descompromissada geralmente reina. É claro que a produtora francesa Ubisoft pensou primeiramente em divertir o jogador quando deu início ao projeto, mas nem por isso deixou de fora a tentativa de incentiva os jovens e adultos do mundo inteiro a buscar algum tipo de revolução. David Fincher poderia dirigir uma adaptação.
Horizon Zero Dawn
“Horizon Zero Dawn” também é uma distopia que mostra um futuro em que a raça humana foi quase toda exterminada por uma inteligência artificial que cria máquinas assassinas. Para quem apenas lê essa breve sinopse, fica evidente a semelhança com “Exterminador do Futuro”, mas é preciso dizer que o game segue por outros caminhos. Em “Horizon Zero Dawn”, os humanos que ainda sobraram na terra voltaram a viver em tribos, e praticamente não conhecem o passado da espécie. A heroína da história, Aloy, já nasceu nessa nova realidade, e precisará aprender a usar antigas tecnologias para enfrentar as máquinas, que imitam a forma de animais como crocodilos, búfalos etc. A escolha óbvia para dirigir uma adaptação é James Cameron.
Leia mais: Filmes Baseados Em Game Que Deram Certo
Gears of War
“Gears of War” é outra ficção cientifica, mas diferentemente de “Cyberpunk 2077” e “Horizon Zero Dawn”, seu foco é simplesmente na guerra. O jogador controla um soldado que, junto ao seu batalhão, precisa libertar o planeta Sera de uma raça alienígena chamada Locust. O Gameplay é composto de intensas e sangrentas batalhas intercaladas com momentos em que a história pessoal dos personagens ganha importância. A adaptação poderia seguir por dois caminhos distintos dependendo do diretor. Michael Bay usaria toda a sua experiencia em filmes de ação e criaria um espetáculo ensurdecedor. Já Steven Spielberg, um dos maiores diretores de todos os tempos, focaria no drama pessoal dos personagens e dirigiria cenas antológicas de guerra, como fez em “O Resgate do Soldado Ryan”.
Red Dead Redemption
Dentre os games da lista, “Red Dead Redemption” e sua continuação “Red Dead Redemption 2” são os mais simples tematicamente. A história é sobre a vida de um bando de foras da lei durante o Velho Oeste norte-americano. O jogador controla um desses bandido e precisa assaltar bancos, enfrentar grupos rivais e muito mais. Seria interessante uma adaptação porque o foco estaria nos bandidos e não no forasteiro heroico que salva uma pequena cidade em apuros. Daria para explorar os vários aspectos da condição humana, assim como a própria produtora Rockstar já faz durante o gameplay. Clint Eastwood poderia largar seus delírios republicanos de lado e dirigir algo que fale dos excluídos.
E você, quais diretores escolheria para cada projeto?
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.