A lista seria maior, mas vários livros que poderiam estar aqui estão fora de catálogo
Uma grande parte dos cinéfilos sonha em fazer seus próprios filmes ou em se tornar um respeitado crítico de cinema. Para isso, eles pensam, é preciso entrar em uma boa faculdade de cinema e assistir a muitos filmes. De fato, um curso superior aprofundará os conhecimentos cinematográfico de qualquer um, e também é extremamente importante ver todos os tipos de filmes, em grande quantidade e em variedade de linguagens e nacionalidades. Porém, uma faculdade de cinema ainda está fora do orçamento da maioria dos cinéfilos brasileiros, e não adianta ver e rever filmes sem conhecer pelo menos um pouco da teoria cinematográfica, que ajudará a decifrá-los. Assim sendo, a saída são os livros, que se tornam grandes aliados daqueles que querem melhorar suas análises fílmicas.
Portanto, pensando nos iniciantes, preparamos uma lista de cinco livros essenciais para ajudar os interessados em começar a pensar e interpretar o cinema além das imagens que aparecem na tela.
1 – Hitchcock / Truffaut
Nada melhor do que começar com uma verdadeira aula de cinema com dois dos maiores mestres que já passaram pela terra. Nessa obra essencial, o leitor acompanha um delicioso papo entre Truffaut e Hitchcock durante uma extensa entrevista que o cineasta francês fez com o diretor de “Psicose”. Hitchock e Truffaut falam de bastidores, técnicas cinematográficas e filosofam sobre a arte em 368 páginas, que ainda possuem inúmeras fotos. Vale muito a pena ter esse livro na coleção.
2 – A Arte do Cinema: Uma Introdução
Este calhamaço de 768 páginas é, talvez, um dos livros mais completos sobre o processo de produção de um filme. Nele, os autores David Bordwell e Kristin Thompson abordam as técnicas cinematográficas usadas por diversos cineastas, em um material obrigatório para todo estudante de cinema. É muita informação, e olha que o subtítulo diz que é apenas uma introdução.
3 – Como a Geração Sexo Drogas e Rock’n’roll Salvou Hollywood
O autor Peter Biskind causou furor quando publicou esse livro que conta algumas das histórias mais interessantes dos bastidores de Hollywood quando Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, George Lucas, Steven Spielberg, Robert Altman eram os reis da cidade dos sonhos, durante a década de 70. Fundamentado em centenas de entrevistas com diretores, produtores, estrelas, agentes, roteiristas, executivos dos estúdios, esposas, ex-esposas e namoradas, esse é o mais completo relato sobre aquele universo comandado por jovens diretores em ascensão.
4 – A Linguagem do Cinema
Um livro que ajuda o espectador comum a ler e interpretar os signos cinematográficos. Os autores Robert Edgar-Hunt, John Marland e Steven Rawle se voltam para as teorias da linguagem e usam diversos exemplos através de imagens para decifrar o que cada cena, plano, movimento de câmera, figurino e cor querem dizer. “A Linguagem do Cinema” é voltado àquele que tem pretensões de ser crítico algum dia.
5 – O Cinema e a Produção
A obra de Chris Rodrigues é para os que querem ou os que começaram a estudar cinema, já que traz todos os processos de confecção de um filme, desde a busca por recursos, pré-produção, produção, filmagens e pós produção. É uma espécie de manual de cineasta.
Imagens: Divulgação
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.