Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

Quando Parei de Me Preocupar com Canalhas, curta de Tiago Vieira

Quando Parei de Me Preocupar com Canalhas, de Tiago Vieira, é um curta genial que narra a decepção do protagonista João Carlos, estrelado pelo maravilhoso Matheus Nachtergaele, com o cenário político do Brasil. O curta é uma adaptação de um HQ  homônimo, desenhado pelo cartunista Caco Galhardo para a revista Piauí.

O HQ é de 2008, mas descreve perfeitamente o que vivemos em 2016. Sem dúvida, um prenúncio no que concerne o comportamento político, doentio e alienado, de muitos brasileiros, principalmente nas redes sociais. Segundo Caco Galhardo, o tempo passa e o curta continua atual.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em entrevista ao Tela a Tela, blog de cultura audiovisual (cinema e TV, principalmente), parceiro da Carta Capital, Nachtergaele disse que pareceu interessante falar desse desencanto com a política por causa de uma perda de informação.

“As notícias não são mais sinceras, elas são emocionadas. E também não são isentas, são todas tendenciosas. É muito difícil uma pessoa entender o que está acontecendo na política hoje em dia”.

A narração do curta, em espanhol, foi um componente que valorizou a obra. Uma voz crítica, de quem tem na ponta da língua muitas opiniões sobre os pseudos politizados, cujas discussões são rasas e somam-se ao estresse altíssimo de quem apenas reproduz:

“Bem-vindo ao mundo real, amigo!Um mundo dos que só reclamam, mas não fazem porra nenhuma. E o pior, se achando politizado, útil, importante. Um pseudo taxista no êxtase da crítica sociopolítica.Coitado. Na boa, vai se tratar”

O roteiro é de Fabricio Ide e Tiago Vieira. No elenco principal, além de Nachtergaele, temos Paulo Miklos e Otto Ferreira. Detalhe importante, o curta foi produzido com financiamento coletivo, via Catarse. Ganhou o troféu de melhor filme no Festival de Curtas de Brasília e o prêmio Kikito de roteiro e melhor ator na última edição do Festival de Gramado.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Sinopse: João Carlos se acha politizado, mas começa se dar conta de que vem se tornando tão chato quanto os taxistas da cidade. Enquanto esse fantasma o persegue e uma crise de relacionamento o leva ao fundo do poço, um surto de lucidez faz com que tome a decisão mais importante de sua vida. Se alienar.

Assista o curta na  íntegra. Ótima sessão!

Advertisement. Scroll to continue reading.

[divider]Ficha técnica[/divider]

Dirigido: Tiago Vieira
História Original: Caco Galhardo
Produzido: Cao Quintas, Didier Habib, Niny Ring, Patrícia Morena, Rafael Pinto
Tiago Vieira, Roteiro: Fabricio Ide e Tiago Vieira
Produção Executiva: Cassio Pardini e Pedro Gambera
Co-produção: Andréia Habib, Bruno Felsmann e Pauline Gras
Direção de Fotografia: Pablo Escajedo
Direção de Arte: Luana Pinhanez
Direção de Produção: Rafael Pinto
Montagem: Fernando Honesko e Tiago Vieira
Som Direto: Alfredo Guerra, Deby Jay e Gutu Galuppo
Trilha Sonora: Boogarins e Orkun Hicyilmaz
Elenco Principal: Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Nilton Bicudo, Otto Ferreira
Sergio Pardal, Dora Smék, Richard Rivera
Produtoras: Vie Filmes, Latina Estúdio e Araruna Filmes
Có-produtora: Onirica Studios

Por Renata Ferreira

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

1 Comment

1 Comment

  1. Tiago Vieira

    10 de setembro de 2016 at 10:34

    Muito obrigado, Renata 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Filmes

Momentos icônicos criados unicamente nas adaptações cinematográficas. Em novembro de 2021, o primeiro filme da saga Harry Potter completou 20 anos. Sendo assim, o...

Filmes

Steven Spielberg completa 75 anos neste sábado (18/12) e o Telecine não poderia deixar de homenagear um dos nomes mais influentes da história do cinema. A...

Filmes

Papo acontecerá dentro da 16ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro As Lives de Cinema do Projeto de Extensão Aruandando no Campus estão...

Filmes

Dirigido por Marcos Prado, filme inspirado em um dos casos reais mais assustadores do Rio de Janeiro, conhecido como “Irmãos Necrófilos”, aborda temas como...

Advertisement