Connect with us

Hi, what are you looking for?

Séries/TV

A história e a ficcção brasileira se misturam na TV

Nessa semana os brasileiros tem como feriado uma data que marcou a história do país, a Proclamação da República. No dia 15 de novembro de 1989 o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República Brasileira, chegando ao fim o governo monárquico do Imperador Dom Pedro II. Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do país e desde então muitos nomes entraram para a história do Brasil. Muitas novelas, séries e minisséries se inspiraram nessa história para mostrarem ao público de diferentes formas como chegamos até aqui. Confira.

A Muralha

A produção retratava a história dos Bandeirantes em meados de 1600, cem anos depois do descobrimento. A minissérie também trouxe outras realidades do país na época, como a presença dos jesuítas e a catequização que eles faziam nos índios e também a escravidão do povo indígena e suas lutas por liberdade.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O Quinto dos Infernos

A minissérie contava a história do país na época do Primeiro Reinado. A trama se inicia com a vinda da Família Real de Portugal para o Brasil, fugindo da invasão de Napoleão Bonaparte. A Rainha Maria, conhecida como rainha louca, vem em companhia de seu filho Dom João VI, sua nora Carlota Joaquina, seus netos Pedro e Miguel, e toda a corte portuguesa. Acompanhamos ao longo dos capítulos os principais fatos do primeiro reinado com muito humor e exagero.

Novo Mundo 

Assim como o Quinto dos Infernos, a trama também trouxe como tema a família real portuguesa, no caso o primeiro reinado logo assim que Dom Pedro I assume o trono. Acompanhamos o grito da Independência, o casamento dele com Maria Leopoldina, o caso extraconjugal com a Marquesa de Santos e diferente da minissérie,  todos os avanços tecnológicos da época estavam presentes na novela.

Liberdade, Liberdade

A novela das onze trouxe como tema principal a luta de Joaquina, filha do morto líder da Inconfidência Mineira, Tiradentes, contra a Coroa Portuguesa. Em pleno Brasil na corrida do ouro, o público pôde acompanhar a escravidão, os preconceitos da época que ainda são muito atuais e toda a corrupção e desigualdade social existente no país desde àquela época.

A Casa das Sete Mulheres

A minissérie trazia a Guerra da Farroupilha como tema principal, mas não apenas o período da guerra, também anos anteriores e como tudo se desencadeou. Havia uma casa onde sete mulheres da mesma família moravam, seus maridos, pais, irmãos e parentes próximo eram do exército e em breve estariam nas batalhas. Entre os personagens que surgiram ao longo da trama estavam Anita e Giuseppe Garibaldi, e grandes nomes da Guerra da Farroupilha.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Lado a Lado

A novela retrata o Rio de Janeiro do início século 20, aborda temas como o nascimento da mulher brasileira no mundo contemporâneo, como dançarina, jornalista, escritora, o racismo e a luta dos negros para praticarem sua cultura e religião, além de tratar de assuntos como o surgimento do futebol, o início das favelas, o fim dos cortiços e o começo da República. 

Mad Maria 

A trama da minissérie começa em 1911, um ano antes da finalização da estrada de ferro. A narrativa, baseada no romance homônimo de Márcio Souza, é dividida em dois grandes núcleos principais, separados geograficamente: enquanto uma parte da história se passa no meio da Floresta Amazônica, durante a construção da estrada de ferro, a outra trama tem como pano de fundo o Rio de Janeiro do início do século XX, então capital federal. Através desses dois cenários opostos, Mad Maria mostra o cotidiano dramático dos homens que trabalham duro para finalizar a ferrovia, contrastando-o com o glamour e a efervescência da vida dos políticos e empresários da capital.

Um Só Coração 

Produzida em homenagem aos 450 anos de São Paulo, Um Só Coração se passa entre 1922 e 1954, período em que a cidade se torna um grande centro econômico e cultural do país. A minissérie retrata fatos importantes que aconteceram em São Paulo, como a Semana de Arte Moderna, em 1922, a Revolução de 1924, a crise de 1929, a Revolução de 1932, a Era Vargas, entre outros. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

JK 

A minissérie contou toda a trajetória do presidente do Brasil Jucelino Kubitschek, desde seu nascimento até sua morte. Na juventude ele foi interpretado por Wagner Moura, durante a faculdade de medicina, seus primeiros anos atuando na profissão e seu casamento com Sarah. Depois entrou em cena José Wilker como o JK que governou Minas Gerais e depois foi o presidente do Brasil de 1956 a 1961. Juscelino foi o presidente responsável pela construção de Brasília para ser a capital do país.

Os Dias Eram Assim 

A trama se inicia na década de 70 em plena vitória da seleção brasileira na Copa do Mundo e durante o período da Ditadura Militar. Dois jovens se conhecem e se apaixonam, mas enquanto Renato é engajado na luta contra o governo, Alice é filha de um empreiteiro que é a favor da Ditadura e realiza muitos serviços para os militares. A novela se passa num período entre a Ditadura e as Diretas Já, uma parte importante da história do país.

Queridos Amigos 

A minissérie abordava basicamente o tema da Ditadura Militar, mas após alguns anos do término. São 11 amigos que viveram esse período da história e que estavam ligados com a política de forma direta ou indireta. Um dos amigos, Léo, está em seus últimos dias de vida e resolve reunir seus antigos companheiros para saber como está e ajudá-los a enfrentar um passado perturbador. Uma produção com cenas fortes e com falas dos personagens que retratam fielmente o que cada personagem fictício viveu num período tão real.

Cada novela e minissérie teve a história do Brasil como inspiração e trouxe personagens reais à trama, além de também acrescentar a ficção para que tudo ficasse ainda mais interessante. Essas não são as únicas produções que tem nossa história como tema principal, até porque nada melhor do contar a realidade e como chegamos até aqui. Se você assistiu a alguma dessas produções, muito bem, você conhece um pouquinho da história do seu país.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Ela é a linha tênue entre a tranquilidade e a persistência. Um encontro divertido entre a calma e a dedicação. Uma jornalista que ama e se encanta com o que faz, aprende sorrindo e aceita que o erro é possível e faz parte da natureza humana. Entre um minuto e outro escreve, lê, escuta, canta, produz, analisa, aprecia... Essa é a Tamiris Aimée, essa é a Tami Aimée!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Listas

Histórias de outras épocas sempre ocuparam filmes, séries e as novelas, no caso do Brasil. Algumas dessas produções de época marcaram a televisão brasileira...

Séries/TV

A Paramount+ marcou para o dia 28 de abril de 2022 a estreia de “The Offer“, sua aguardada minissérie sobre a produção de “O...

Listas

Já podemos dizer com toda certeza que 2021 foi o ano das minisséries. O formato vem se revelando como um dos queridinhos do público,...

Séries/TV

Minissérie contará o escândalo da sex tape de Tommy Lee e Pamela Anderson A história de uma das primeiras e mais famosas fitas de...

Advertisement