Nessa semana os brasileiros tem como feriado uma data que marcou a história do país, a Proclamação da República. No dia 15 de novembro de 1989 o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República Brasileira, chegando ao fim o governo monárquico do Imperador Dom Pedro II. Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do país e desde então muitos nomes entraram para a história do Brasil. Muitas novelas, séries e minisséries se inspiraram nessa história para mostrarem ao público de diferentes formas como chegamos até aqui. Confira.
A Muralha
A produção retratava a história dos Bandeirantes em meados de 1600, cem anos depois do descobrimento. A minissérie também trouxe outras realidades do país na época, como a presença dos jesuítas e a catequização que eles faziam nos índios e também a escravidão do povo indígena e suas lutas por liberdade.
O Quinto dos Infernos
A minissérie contava a história do país na época do Primeiro Reinado. A trama se inicia com a vinda da Família Real de Portugal para o Brasil, fugindo da invasão de Napoleão Bonaparte. A Rainha Maria, conhecida como rainha louca, vem em companhia de seu filho Dom João VI, sua nora Carlota Joaquina, seus netos Pedro e Miguel, e toda a corte portuguesa. Acompanhamos ao longo dos capítulos os principais fatos do primeiro reinado com muito humor e exagero.
Novo Mundo
Assim como o Quinto dos Infernos, a trama também trouxe como tema a família real portuguesa, no caso o primeiro reinado logo assim que Dom Pedro I assume o trono. Acompanhamos o grito da Independência, o casamento dele com Maria Leopoldina, o caso extraconjugal com a Marquesa de Santos e diferente da minissérie, todos os avanços tecnológicos da época estavam presentes na novela.
Liberdade, Liberdade
A novela das onze trouxe como tema principal a luta de Joaquina, filha do morto líder da Inconfidência Mineira, Tiradentes, contra a Coroa Portuguesa. Em pleno Brasil na corrida do ouro, o público pôde acompanhar a escravidão, os preconceitos da época que ainda são muito atuais e toda a corrupção e desigualdade social existente no país desde àquela época.
A Casa das Sete Mulheres
A minissérie trazia a Guerra da Farroupilha como tema principal, mas não apenas o período da guerra, também anos anteriores e como tudo se desencadeou. Havia uma casa onde sete mulheres da mesma família moravam, seus maridos, pais, irmãos e parentes próximo eram do exército e em breve estariam nas batalhas. Entre os personagens que surgiram ao longo da trama estavam Anita e Giuseppe Garibaldi, e grandes nomes da Guerra da Farroupilha.
Lado a Lado
A novela retrata o Rio de Janeiro do início século 20, aborda temas como o nascimento da mulher brasileira no mundo contemporâneo, como dançarina, jornalista, escritora, o racismo e a luta dos negros para praticarem sua cultura e religião, além de tratar de assuntos como o surgimento do futebol, o início das favelas, o fim dos cortiços e o começo da República.
Mad Maria
A trama da minissérie começa em 1911, um ano antes da finalização da estrada de ferro. A narrativa, baseada no romance homônimo de Márcio Souza, é dividida em dois grandes núcleos principais, separados geograficamente: enquanto uma parte da história se passa no meio da Floresta Amazônica, durante a construção da estrada de ferro, a outra trama tem como pano de fundo o Rio de Janeiro do início do século XX, então capital federal. Através desses dois cenários opostos, Mad Maria mostra o cotidiano dramático dos homens que trabalham duro para finalizar a ferrovia, contrastando-o com o glamour e a efervescência da vida dos políticos e empresários da capital.
Um Só Coração
Produzida em homenagem aos 450 anos de São Paulo, Um Só Coração se passa entre 1922 e 1954, período em que a cidade se torna um grande centro econômico e cultural do país. A minissérie retrata fatos importantes que aconteceram em São Paulo, como a Semana de Arte Moderna, em 1922, a Revolução de 1924, a crise de 1929, a Revolução de 1932, a Era Vargas, entre outros.
JK 
A minissérie contou toda a trajetória do presidente do Brasil Jucelino Kubitschek, desde seu nascimento até sua morte. Na juventude ele foi interpretado por Wagner Moura, durante a faculdade de medicina, seus primeiros anos atuando na profissão e seu casamento com Sarah. Depois entrou em cena José Wilker como o JK que governou Minas Gerais e depois foi o presidente do Brasil de 1956 a 1961. Juscelino foi o presidente responsável pela construção de Brasília para ser a capital do país.
Os Dias Eram Assim
A trama se inicia na década de 70 em plena vitória da seleção brasileira na Copa do Mundo e durante o período da Ditadura Militar. Dois jovens se conhecem e se apaixonam, mas enquanto Renato é engajado na luta contra o governo, Alice é filha de um empreiteiro que é a favor da Ditadura e realiza muitos serviços para os militares. A novela se passa num período entre a Ditadura e as Diretas Já, uma parte importante da história do país.
Queridos Amigos
A minissérie abordava basicamente o tema da Ditadura Militar, mas após alguns anos do término. São 11 amigos que viveram esse período da história e que estavam ligados com a política de forma direta ou indireta. Um dos amigos, Léo, está em seus últimos dias de vida e resolve reunir seus antigos companheiros para saber como está e ajudá-los a enfrentar um passado perturbador. Uma produção com cenas fortes e com falas dos personagens que retratam fielmente o que cada personagem fictício viveu num período tão real.
Cada novela e minissérie teve a história do Brasil como inspiração e trouxe personagens reais à trama, além de também acrescentar a ficção para que tudo ficasse ainda mais interessante. Essas não são as únicas produções que tem nossa história como tema principal, até porque nada melhor do contar a realidade e como chegamos até aqui. Se você assistiu a alguma dessas produções, muito bem, você conhece um pouquinho da história do seu país.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.