A nova temporada de “Masterchef” terá início hoje, terça-feira, dia 7 de março. O programa referência de audiência da Band, está na quarta edição de cozinheiros amadores. Como o sucesso foi gigantesco, foram exibidos também o “Masterchef Júnior”, com crianças, e o “Masterchef profissionais”, com cozinheiros que já tinham experiência.
A equipe do reality é formada pelos chefs Érick Jacquin, Paola Carosella, Henrique Fogaça e a apresentadora Ana Paula Padrão. Os jurados conquistaram o coração dos brasileiros, cada um com uma personalidade diferente e com seus sotaques típicos. Além, é claro, da fama por serem rígidos, mas, também, por se emocionarem ao longo dos episódios.
O programa foi indicado a diversos prêmios e ganhou na categoria de “programa do ano”, pelo Prêmio F5, em 2014, e “melhor reality show” e “programa de tv”, pelo Prêmio TV foco e Troféu APCA, em 2015.
O Masterchef é baseado no formato original, cujo nome é o mesmo, exibido no Reino Unido, pela BBC. Ele é um dos exemplos de como os programas sobre gastronomia ganharam maior visibilidade e interesse por parte do público, no Brasil e no mundo.
Outros canais abertos também se interessaram por realizar programas com competição na área da culinária, como, por exemplo, o “Cozinha Sob Pressão” , do SBT. Baseado no original Hell’s Kitchen, o programa brasileiro já foi apresentado por Carlos Bertolazzi e Danielle Dahoui.
Porém, são nos canais fechados em que há cada vez mais diversidade nessa área, com programas para todos os gostos e desgostos. O GNT é uma das emissoras que aposta bastante nesse tipo de conteúdo. Com a programação formada desde competições como o “Cozinheiros em ação”, “Que seja doce”, “The Taste Brasil”, até programas com receitas caseiras como o “Tempero de família”, “Cozinha Prática” e “Receitas da Carolina” ou até mesmo algo direcionado para um público específico como o “Bela Cozinha”, que possui receitas sem produtos industrializados.
Não há dúvidas, de que a gastronomia está em ascensão na mídia e na sociedade, e através dos programas de culinária é possível criar uma proximidade com o telespectador e despertar um envolvimento com a área que antes não era de fácil acesso. A alta gastronomia está cada vez mais atrativa e atingível. E aí, quem vai tentar se tornar um chef hoje?
Por Manuella Neiva
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Adorei o artigo…. Beijinhos