A peça “Amadeo“, do dramaturgo francês Côme de Bellescize, chega pela primeira vez ao Brasil, com direção de Nelson Baskerville. O espetáculo, que acontece no Tucarena e está em cartaz desde março e se despede agora no final de maio, aborda temas como amor e liberdade de escolha. A peça conta a história de Amadeo, um jovem apaixonado por velocidade e videogames, que sofre um acidente que altera sua vida e a de todos ao seu redor. Baseado em um caso real, o espetáculo estreou em 2012 no Théâtre de la Tempête, em Paris. O elenco brasileiro é composto por César Mello, Chris Couto, Cláudia Missura, Janaína Suaudeau, Thomas Huszar e Thalles Cabral no papel principal.
LEIA MAIS: Crítica: SONHEJUNTO.COM
Aos 19 anos, Amadeo sonha em ser piloto de Fórmula 1 e é virgem. Sua namorada está disposta a ajudá-lo a resolver isso, mas sob certas condições. Ele tem uma mãe ansiosa e seu melhor amigo quer convencê-lo a se juntar aos bombeiros. No entanto, tudo muda drasticamente após um grave acidente de carro que o deixa preso em um corpo que não age nem reage.
Ao seu redor, estão sua mãe, médicos, o capitão dos bombeiros que o salvou, a namorada Julia e o amigo Tomás. Eles tentam interagir com o rapaz imobilizado, oscilando entre a frágil esperança e a dor da realidade. Em volta dele, há o alter-ego/duplo Clóvis, projeção da consciência que discute e provoca. E, pouco a pouco, cresce a possibilidade de que Amadeo escolha deixar a prisão do corpo.
“A pergunta central é até onde temos a liberdade de escolher e dirigir a própria vida”, disse o diretor Nelson Baskerville. Ele acrescenta que cada um vai acompanhar e avaliar as escolhas dos personagens de seu ponto de vista, refletindo e não simplesmente reagindo. A peça “Amadeo” é elaborada como uma “peça-sonho, à maneira de Strindberg”, com cenas curtas e cortes rápidos. Combina imagens oníricas e diálogos imaginários com a dura realidade, desenvolvendo-se em dois planos. “O teatro é o espaço desse véu, dessa intermediação com a realidade para que a possamos suportar, resistir e elaborar”, pondera Baskerville.
Serviço – Amadeo
Onde? Tucarena – Rua Bartira, 347, Perdizes, São Paulo/SP – 05009000
Quando? Sextas e sábados às 20h30 e domingos às 18h
Os ingressos podem ser adquiridos aqui.
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.