Os escritores e professores de língua portuguesa, Augusto Dias e Percio Mina lançaram suas obras nos estandes da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), na Bienal do Livro, semana passada. Sob o selo da editora Conexão 7, os amigos receberam convidados e leitores para autógrafos e fotos. E nós, da Woo! Magazine, não poderíamos deixar de prestigiá-los e bater um papo sobre poesia, arte e educação.
“A vida é minha matéria prima”
Durante a conversa, os autores contaram um pouquinho do processo de criação dos livros. Augusto, que lançou “Todo Palavra“ no dia 31/08 no estande da Secretaria de Cultura, disse que para escrever suas poesias, se baseou no cotidiano dele e do mundo. “Tento chegar em algo universal. A vida é a minha matéria prima”, disse o poeta. Na ocasião, ele também participou de uma roda de conversa com autores da Conexão 7, que estavam a apresentar suas obras, desde contos infantis à poesias.
Já Percio, que foi o mediador do papo, lançaria dias depois (06/09) “Eu Sei”, sob o mesmo selo, no estande do Sinpro-Rio. Toda narrativa gira em torno da história de Cartola, narrada por seu filho, Ronaldo Silva de Oliveira. Segundo Mina, seu principal objetivo era falar sobre o cantor e compositor, com o olhar de quem pode viver pertinho do mestre: “Todos nós já conhecemos a história de Cartola, falada na mídia. Mas os detalhes, a visão de quem estava próximo, não. Ter feito esse trabalho com o Ronaldo foi uma realização disso”.
Emocionados com a movimentação no estande – que ficou lotado, eles endossaram o coro em defesa da cultura. Acreditam que a leitura e a troca de conhecimento são fundamentais na mudança de mundo, sobretudo do país – em momentos tão delicados como os atuais.
O tempo não pára
No mesmo dia do bate-papo, Percio lançou no Centro do Rio, “Cartas para Marielle”. Dedicado à Marielle Franco, o livro foi escrito em parceria com Anielle Franco, irmã da deputada – brutalmente assassinada em 2018. Toda a narrativa foi feita a partir de cartas escritas pela família de ambas, após o triste ocorrido. E sobre projetos futuros, Augusto Dias e Percio Mina não deram pistas, mas afirmaram que seguem em divulgação de suas obras.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.