O CCBB junto a Companhia Ensaio Aberto oferece até o dia 19 de setembro ciclo de leituras, seminários, palestras, mesa de debates, performances, exibição de filmes e documentários sobre a obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht.
Representante de um teatro chamado dialético e de uma técnica muitas vezes chamada de didática, pois favorece a compreensão do espectador esclarecendo o que é real e o que é ficcional, o momento atual em que nos encontramos reforça a necessidade de revermos Brecht ou para os que o desconhecem descobrirem o teatro épico brechtiano (adjetivo derivado do nome do dramaturgo).
A crítica ao capitalismo sempre esteve presente na analogia que ele fazia entre a encenação e a vida social. Não deixou o palco italiano, porém o reformulou quando questionava o teatro ilusório. Ele queria que todos estivessem cientes do funcionamento do mesmo. Ora, no mundo contemporâneo onde assistimos frequentemente ao cidadão comum descobrir-se artista e fazer valer a sua arte fora ou dentro dos meios de comunicação de massa só amplia esse questionamento do “Por que se faz arte e para quem”?
Sua arte se opunha ao modo de produção alienante e denunciava a dispersão do indivíduo inserido nesse trabalho que o levava para longe de seus ideais mais nobres.
Se a questão central pedagógica deste teatro não se insere no atual contexto sócio-político onde a crise do sistema econômico mundial nos faz rever conceitos e modos de vida realmente não sei qual poderia se encaixar. Portanto, se eu fosse você, correria para o CCBB. As senhas, como de praxe, são distribuídas 1 hora antes de cada atividade.
“Uma coisa fica, porém, desde já, fora de dúvida: só poderemos descrever o mundo atual para o homem atual, na medida em que o descrevermos como um mundo passível de modificação.” (Bertolt Brecht)
Por Susana Savedra
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Mito bom!!! Vou correndo assistir, vai que o mundo esteja mesmo se transformando? Não dá pra perder a fé!
💋❤️🙏⭐️☀️💥💪👋🏻👏🏿👋🏻👏🏿