O carnaval de rua carioca é sempre um espetáculo que rende todo tipo de emoção àqueles que se aventuram nele. Os blocos sempre rendem boas histórias, amizades e aquela saudadezinha já na quarta-feira. Está certo que ainda tem folia pela frente, mas, hoje vamos falar de uma das melhores formas de pular o último dia de carnaval: a super tradicional Orquestra Voadora.
Trazendo sonho à folia, a orquestra encanta desde 2008, sempre no Aterro do Flamengo. Ao longo desses quase dez anos, o bloco cresceu em visibilidade, estrutura e projetos. E hoje, vamos falar um pouco não só da última terça de carnaval, mas também dessas novas frentes.
O bloco, que no começo de sua história era composto por um grupo menos expressivo, desfilando todo no chão (um viva aos músicos que seguravam as pontas na raça), hoje conta com uma estrutura bem mais robusta para levar a alegria à, cada vez maior, legião de foliões que marcam presença. O som instrumental da banda pode ser ouvido de longe, ecoando por todo o percurso, até o Museu de Artes Modernas (MAM), onde encerra a noite. Tocando músicas que atendem a diferentes públicos – marchinhas, trilhas, sambas e até rock – sempre agrada aos ouvintes.
Mas nem só de música se faz esse bloco… O encanto fica por conta dos artistas circenses que vão a frente do cortejo com pernas de pau ou fazendo acrobacias. Com fantasias ousadas e empoderadoras, passam com muita alegria e doçura a mensagem do respeito aos direitos de todos os cidadãos, mostrando que carnaval também é resistência!
O talento desse grupo ganhou espaço e atualmente, além de um álbum gravado (Ferro Velho – 2013), fazem apresentações fora do carnaval não só no Rio de Janeiro. Além de excursionar pelo país, o grupo já se apresentou na Colômbia, França, Portugal, Bélgica, Espanha e Inglaterra. Essa “prata da casa” só dá orgulho!
Somados aos shows, o grupo desenvolveu um trabalho de capacitação de músicos em metais e percussão. O curso, que acontecia no Circo Voador, foi iniciado em 2013, tendo como intuito reforçar a proposta de intervenções urbanas além de formar músicos para o carnaval.
Para acompanhar os voos, vale aquela olhada na página oficial.
Daqui, essa matéria é um agradecimento por toda alegria que essa galera traz as nossas vidas todos os anos. Desejamos todo sucesso! Pois é isso que gente talentosa merece!
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Amei a matéria. Mesmo não tendo saído no carnaval, fiquei com vontade de conhecer o bloco.