Estreou dia 19 de outubro no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no centro do Rio, o espetáculo ”Depois da Terceira Onda”, de Jarbas Albuquerque. A peça é inspirada no documentário Lesson Plan – A História da Terceira Onda, no filme alemão A Onda, de Dennis Ganse e sobretudo na história do professor norte-americano Ron Jones.
Ron Jones recriou em uma sala de aula do ensino médio o ambiente nazi-fascista da Alemanha pouco antes da II Guerra Mundial. O que era para ser apenas uma aula de história sobre o totalitarismo, acabou se tornando um experimento que deixou lições inesquecíveis para todos, até os dias de hoje. O objetivo desse experimento social era demonstrar que mesmo sociedades democráticas não estão imunes à atração pelo fascismo.
Segundo o autor Jarbas Albuquerque, a peça propõe uma reflexão também sobre o cenário político brasileiro, sobre a possibilidade de um regime totalitário na atualidade e conecta-se a um momento de extrema importância para a reestruturação sociopolítica do país. De maneira poética, debate as possíveis “microditaduras sociais” existentes, bem como aguça o olhar para a sombra de um regime tão assustador e inquietante.
Por Bruna Tinoco
[button color=”white” size=”normal” alignment=”none” rel=”follow” openin=”newwindow” url=”https://woomagazine.com.br/?p=22775&preview=true/”]Agenda[/button]
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.