No gracioso “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, o Protagonista da Turma da Mônica, Mostra Mais Uma Vez o Quanto os Quadrinhos São Importantes para Cultura Brasileira
Na CCXP24 no Palco Thunder houve a pré estreia ao público presente, do filme “Chico Bento e A Goiabeira Maraviósa”, mais uma produção apresentada pela Paris Filmes do universo da Mauricio de Sousa Produções.
Um dos personagens mais emblemáticos da Turma da Mônica e uma escolha natural para expansão do universo criado há décadas pelo gênio Mauricio de Sousa, considerando que o caipira do interior de São Paulo é muito conhecido pela sua ingenuidade e ao mesmo tanto pela sua esperteza para sair de diversas situações.
E isso se manifesta de forma hilariante logo nos primeiros 15 minutos, em que a história é contada pelo próprio Chico Bento, interpretado pelo excelente e muito carismático Isaac Amendoim (onde e como a produção dos filmes da Turma da Mônica consegue achar protagonistas tão perfeitos?), com quebra da quarta parede e já estabelecendo a conexão do protagonista com a goiabeira que está no título do filme e lhe é tão cara.
Além do amor de Chico Bento por goiaba, esses minutos também apresentam um dos seus antagonistas, o dono da goiabeira, Nhô Lau, interpretado por Luís Lobianco e que não é tão rabugento como nos quadrinhos, mas, ainda assim, corre atrás do nosso herói pelos — digamos — ataques às goiabas pelo protagonista e do seu parceiro de aventuras, Zé Lelé interpretado por Pedro Dantas, outro achado da produção.
Toda a vida bucólica de Chico marcado por brincadeiras com sua turma, sua rotina na escola e a paixonite pela bela, inteligente, e independente e Rosinha, é abalada quando chega na cidade o empresário Dotô Agripino (interpretado por Augusto Madeira), típico empresário que vê como solução no progresso a todo custo para escoar a produção da cidade, e a construção de estradas para modernizar o comércio rural.
O problema é que essa estrada vai passar justamente nas terras de Nhô Lau e por cima da goiabeira que faz parte da vida de Chico Bento, sendo seu lugar preferido, tanto é que o filme traz sonhos e devaneios hilários dos pensamentos dele em relação a árvore e outros assuntos, o que mostra ao longo da produção a própria evolução do personagem entre crianças para um líder de sua turma.
LEIA MAIS
O Auto da Compadecida 2 | Para Se Emocionar e Pensar no Brasil
CCXP24 | Primeira Exibição de Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa
Um destaque do elenco de forma discreta é Débora Falabella como a professora Marocas, que embora ajude pouco as crianças pelo que elas estão passando, as apoia e é muito compassiva com a questão do crescimento e educação dos seus alunos.
Outro destaque pelo lirismo que a história apresenta é a participação de outra estrela, Taís Araújo (não vamos revelar para não darmos spoiler), que aparece em um dos devaneios do Chico Bento e que pode dar o impulso que ele precisa para resolver a situação.
E são nas confusões para salvar a goiabeira que se mostra na tela, de forma pueril, a necessidade do respeito pela natureza para um equilíbrio que está cada vez mais difícil quando se trata de preservação ambiental, lições de companheirismo e o quanto é preciso ouvir as pessoas diferentes para resolver alguns problemas que claramente não podemos resolver sozinhos, pois, surpresa, a solução não é dada pelo nosso pequeno herói.
“Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” é um triunfo em termos de adaptação cinematográfica de um material que tem décadas e ajudou a alfabetizar os brasileiros, dirigido de forma sensível por Fernando Fraiha, apresenta um grande valor de produção e uma linda cinematografia, com crianças que quem vive nos centros urbanos e obviamente o público alvo onde se tem cinemas não tem mais contato e não vê mais.
Tem brasilidade e conexão com a natureza da nossa criança interior e isso tudo sem um pingo de cinismo nem ironia, como uma boa brincadeira de criança, trazendo principalmente um pouco da cultura brasileira do interior e nos mostra como as mais singelas brincadeiras e ações não precisam necessariamente de tecnologia.
COMPRE AGORA
Um Sinal de Afeto: Volume 1
Minha história de amor com Yamada-kun nível 999 (Vol. 1) + BRINDES
Mais um grande acerto cinematográfico baseado nas histórias criadas por Mauricio de Sousa, que esperamos continuar nos cinemas, apresentando essas belas histórias que para maioria dos brasileiros fez, faz, ou fará parte da nossa infância.
Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa. magem Destacada: Divulgação/Paris Filmes.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.