Sub-gênero mais influente do terror, o Slasher possui uma legião de fãs
Ame ou odeie, é inegável que o gênero slasher foi e sempre será emblemático para o cinema como um todo. Personagens icônicos e aterrorizantes surgiram através desses filmes, e continuam a nos assombrar até hoje. Seja em forma de remake ou na imaginação de novos diretores que emplacam trilogias aclamadas pelo público (estamos de olho Ti West!)
Originado nos anos 70 e popularizado nos anos 80, inspirados por classicos do terror como “Psicose” e “Prelúdio para Matar“, os filmes slasher geralmente apresentam adolescentes como alvos dos assassinos, e são marcados por cenas de violência gráfica e suspense. Desde facas, motosserras e até a lâmpadas de Led, a imaginação se mostra ilimitada para os homicidas (e os roteiristas…) Mas afinal, quais são os 5 melhores filmes slasher de todos os tempos?
A Hora do Pesadelo
Introduzindo o homem que assombrou a imaginação de muitas gerações, “A Hora do Pesadelo” nos aterrorizou com Freddy Krueger e seu macabro poder de assassinar as suas vítimas no mundo dos sonhos. É Impossível não sentir um frio na espinha no momento em que a música icônica do filme é cantarolada. “1, 2…”
Tido como um dos grandes gênios do horror, Wes Craven, diretor dos primeiros filmes do personagem fez outros clássicos. Além de “A Hora do Pesadelo”, o cineasta continuou se explorando dentro do gênero, fazendo filmes como “As Criaturas Atrás das Paredes”, e lançando outro filme que é uma forte presença nessa lista:
Pânico
“Pânico”, dirigido por Wes Craven, é uma obra-prima do gênero slasher que revolucionou o cinema de terror nos anos 90. Com sua trama inteligente, meta-referências ao próprio gênero e a si mesmo, o filme consegue mesclar o terror com um senso de humor muito pontual, fazendo de “Pânico” um dos, se não o grande, representante do slasher.
A trama acompanha Sidney Prescott, uma jovem que se vê no centro de uma série de assassinatos cometidos por um misterioso assassino que usa uma máscara de fantasma. Enquanto tenta sobreviver aos ataques, Sidney descobre segredos sombrios sobre seu passado e lida com as consequências das mortes.A saga se mantém viva até hoje mesmo após mais de 20, quase 30 anos do seu lançamento. Consolidando ‘Scream Queens’ e aterrorizando os cinemas, “Pânico” deixou um legado de peso.
O Massacre da Serra Elétrica
“O Massacre da Serra Elétrica”, dirigido por Tobe Hooper, é um marco incontestável do cinema de terror que deixou uma marca indelével na cultura popular desde seu lançamento em 1974. O filme acompanha um grupo de amigos que se depara com uma família de canibais sádicos no deserto do Texas, liderada pelo icônico Leatherface.
Tobe Hooper utiliza uma abordagem de filmagem crua e perturbadora para criar uma atmosfera de claustrofobia e desespero, imergindo o público em um pesadelo cinematográfico que desafia convenções e tabus.
Halloween
“Halloween”, dirigido por John Carpenter, é um clássico atemporal do cinema de terror que continua a assustar e impressionar audiências desde seu lançamento em 1978. A trama segue jovem Laurie Strode, interpretada de forma memorável por Jamie Lee Curtis, enquanto ela é perseguida pelo perigoso assassino Michael Myers na noite de Halloween.
O assasino, estabilizado como uma “força da natureza” e até “o mal encarnado”, nos causa desconforto por sua frieza e modos operandi. John Carpenter invade os nossos quintais com a figura que usa um macacão e máscara, nos causando claustrofobia até os dias atuais! Viva o cinema de terror!!!
Noite do Terror (Black Christmas)
Finalizando a lista, “Black Christmas”, lançado em 1974 e dirigido por Bob Clark, é uma obra-prima do cinema de terror. O se destaca por sua trama inovadora e atmosfera assustadora, muito à frente de seu tempo. Desafiando tabus para a época como a misoginia e o aborto, o filme segue um grupo de jovens mulheres que são aterrorizadas por ligações telefônicas perturbadoras e um misterioso assassino durante as festividades de Natal.
O que poderia facilmente ser um dos filmes que reforça ainda mais os estereótipos femininos do gênero do terror, decide por subverter esses conceitos. O mais aterrorizante é saber que “Black Christmas” é um dos pioneiros do gênero Slasher, e ainda sim muitos filmes inspirados neste clássico insistem em certos tipos de representações.
Leia Mais: Imaculada | Um “Dane-se” à Religião
Imagem da capa: Divulgação/New Line Cinema
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.