A princípio, a ideia de Como aprender japonês com anime parece o melhor dos dois mundos, não é? Não há dúvidas!
Longe de ser novidade para os otakus de longa data, mas só sentar e esperar que a mágica aconteça, não é lá dos métodos mais efetivos.
Pensando nisso, fizemos um guia de como você pode se organizar para dispensar de vez as legendas de sua vida!
Escolha bem
Parece contraintuitivo querer enfrentar o chefe final com uma espada de madeira, certo?
Pela mesma razão, escolher suas batalhas é importante caso prefira não se frustrar desnecessariamente.
Ou seja: o ideal aqui é fugir dos títulos com foco no público adulto e apostar nos shows para os mais jovens.
Em um primeiro momento, fazer a peneira é fácil. Afinal, os animes costumam ter classificação por público alvo.
Geralmente, os seinen (homens adultos) e jousei (mulheres jovens) são avançados demais caso esteja apenas começando. Isso, porém, não é algo que pode se seguir à risca.
Em primeiro lugar, uma parte considerável dos animes ao público jovem masculino, o shounen, possui vocabulário específico e pouco acessível a iniciantes. Exemplos não faltam: Kimetsu no Yaiba, Fullmetal Alchemist, My Hero Academia, etc. Se prestar atenção, verá que todos possuem complicadas explicações de seu mundo, incluindo sobre poderes fantásticos – mas isso também não é regra.
Falsas impressões
Pode parecer contraditório, ao menos ao que acaba de ser dito, mas Fairy Tail, um anime de magos, é uma boa exceção a se mencionar.
Com vocabulário até que simples, a começar pelas aberturas, não há um detalhamento hipercomplicado de conceitos do universo – e mesmo as magias recebem nomes fáceis.
Hikari zenbu atsumete / Kimi no ashita terasu yo.
Juntarei toda a luz / (E) iluminarei o seu amanhã.
“Snow Fairy”, primeira abertura de Fairy Tail – tradução própria. A gramática parece simples, não?
Outra armadilha são os com tema de “jogos mentais”. Com uma trama já carregada, a última coisa que deve se buscar são longos monólogos de quem é mais esperto. Por isso, iniciantes, evitem também os queridinhos Code Geass, Death Note e Kakegurui.
Jibun wo sekai sae mo kaete shimae souna shunkan wa itsumo sugu soba ni.
Os momentos que pode mudar a mim e até mesmo o mundo estão sempre ao meu lado.
“Colors”, primeira abertura de Code Geass – tradução própria. Esse pesadelo sintático é o de menos complicado que encontrará no anime.
Pode soar óbvio, contudo, deve ser dito. A não ser que o objetivo seja aprender aspectos culturais, animes históricos ou com muitas referências nacionais tendem a afastar os marinheiros de primeira viagem. Logo, nada de Gintama, Lucky Star e Vinland Saga.
Como nem tudo são caixinhas, as demográficas enganam. K-On é uma boa recomendação a quem começa, embora seja classificado como Seinen, e o mesmo pode se dizer para Wotakoi, um josei.
Certo, mas o que se recomenda?
Nesse sentido, o leitor pode se perguntar o que é que sobra depois de tantos “melhor não”. Justamente pela linguagem mais cotidiana, os dramas “slice of life” costumam ser a pedida perfeita.
Apesar de muito concentrados no shoujo (garotas jovem), com excelentes comédias românticas, há toda uma variedade de temas para desfrutar. Hoje não faltam opções para todos os gostos, e com certeza há um drama shounen te esperando.
Embora possa parecer difícil, se distanciar da ação e poder prestar atenção nos diálogos é fundamental. Para tal, mesmo que não seja seu estilo, dê uma chance para um anime escolar – quem sabe encontra uma nova história favorita? A ideia é de fato ter um ritmo mais lento.
Tenha uma estratégia
Já se sente confiante para assistir com legendas em japonês? Caso a resposta seja não, é possível que o leitor queira um caminho dado que funcione com todos, e isso é um mito amplamente propagado.
De forma sucinta, é conhecimento comum que é preciso receber estímulo (o chamado input), o que músicas e séries costumam cumprir bem o papel. Contudo, o pulo do gato é que isso é apenas um tipo de conhecimento – e mesmo dentro dele não há um manual: você pode preferir podcasts do que canções.
Pensando nisso, seu estilo de aprendizado que melhor funcione só depende de você, e não cabe a outra pessoa ditar o que fazer. Assim, uma estratégia como estudar um assunto de gramática como a forma contínua “ている” e depois tentar identificar em um episódio de anime – e anotar resultados – pode ou não dar certo.
Há pessoas que talvez assistam procurando vocabulário, outras que queiram anotar – literalmente – tudo que escutam, e ambos são válidos. No fim, é necessário que não se perca de vista que se divertir faz parte do processo.
Por fim, também não enlouqueça demais com isso e deixe de consumir o que gosta porque isso virou um fardo.
Assistir passivamente já é de grande valia. E alguém que assiste anime legendado, principalmente desde pequeno, já tem boa noção do funcionamento fonético na língua.
Não tome tudo como verdade
Kore wa ore no nindou da! Dattebayo!
Esse é meu jeito ninja! Tô certo!
Naruto… em QUALQUER episódio. Transcrição da versão brasileira.
O japonês de anime é no mínimo…. estranho. Conforme já falamos aqui na Woo, alguns shows incorporam estereótipos gerais e imitá-los pode soar deslocado e até ofensivo.
Devido à exposição, o telespectador pode internalizar e achar que algumas coisas são normais quando na verdade não são.
A melhor maneira de fazer separar o joio do trigo é, no fim das contas, pesquisando. Assim, separamos abaixo alguns exemplos.
Em Vinland Saga, um anime de época, Thorfinn se refere ao pai como Chichiue (父上), e isso não poderia soar mais arcaico. Com alguma frequência, Sasuke de Naruto utiliza Kisama (貴様) para dizer “você”, o que é tão rude que chega a ser cômico, teatral — ninguém usará isso numa discussão real.
Em Elfen Lied, Nana se refere a si mesma na terceira pessoa, outro exemplo desconexo da realidade — ainda que usar a terceira para se referir à segunda seja comum.
É óbvio, mas o japonês de Iida de Boku no Hero mostra o quão fora de tom o personagem é por ser excessivamente formal. Consegue pensar em mais exemplos?
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.