A entrega dos prêmios da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo foi realizada durante a cerimônia de encerramento na noite desta quarta-feira, 02 de novembro, na Cinemateca Brasileira. A solenidade foi apresentada por Renata de Almeida e por Serginho Groisman, e contou com a presença dos brasileiros premiados e de personalidades do meio cultural.
Na cerimônia, o cineasta Jorge Bodanzky foi homenageado com o Prêmio Humanidade pela sua carreira ligada às causas essenciais do Brasil e do humano. Jorge não pode estar presente e o produtor Nuno Godolphim recebeu em seu lugar.
Veja abaixo a lista completa dos títulos premiados:
Troféu Bandeira Paulista: Prêmio do Júri
Os filmes da seção Competição Novos Diretores mais votados pelo público foram submetidos ao Júri formado por Lina Chamie, Rodrigo Areias e André Novais, que deu o prêmio a “Aftersun” como melhor filme.
O Júri concedeu ainda menção honrosa para a atriz Zelda Samsom (“Dalva”), para o ator Ali Junejo (“Joyland”) e para o filme “Salgueiros Cegos, Mulher Dormindo”. Todos receberam o Troféu Bandeira Paulista (uma criação da artista plástica Tomie Ohtake).
Troféu Bandeira Paulista: Prêmio do Público
O público da 46ª Mostra escolheu, entre os estrangeiros, “Nayola“, de José Miguel Ribeiro, como melhor filme de ficção, e “Marcha Sobre Roma“, de Mark Cusins como melhor documentário. Entre os brasileiros, “Exu e o Universo“, de Thiago Zanato recebeu o prêmio de melhor documentário e “O Mestre da Fumaça“, de André Sigwalt e Augusto Soares, o de melhor ficção.
A escolha do público é feita por votação. A cada sessão assistida, o espectador recebe uma cédula para votar com uma escala de 1 a 5, entregue sempre ao final do filme. O resultado proporcional dos filmes com maiores pontuações determina os vencedores.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.