Tem um projeto de literatura, um livro terminado, ou um amontoado de textos interessantes guardados na gaveta e não sabe o que fazer com eles? Nós, da Woo! Magazine reunimos três oportunidades para que você possa mostrar ao mundo o seu talento, mas é preciso correr, já que as inscrições encerram-se em breve. Então, dá uma conferida nas principais exigências, datas e outras informações sobre cada uma:

Edital Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Voltado para que é natural ou radicado em Alagoas, esse é um dos concursos públicos mais esperados deste Estado e podem concorrer todos aqueles que têm sua obra inédita guardada e pronta pra ser mostrada ao mundo. As inscrições começaram há quase um mês atrás e ainda dá tempo de concorrer, mas atenção que elas encerram no dia 30 de outubro. Porém, uma das facilidades é que neste ano tudo poderá ser feito online – através do site da Imprensa Oficial de Alagoas.

A obra já deve estar concluída, sem necessidade de alterações e só poderá ser utilizado um pseudônimo na identificação, mas esses detalhes e o formato de como deve ser enviado o livro para apreciação podem ser sanados no próprio edital que disponibiliza um “Arquivo Modelo” já com as configurações de formatação definidas.

Os critérios de avaliação serão a qualidade, relevância e originalidade, e como premiação o autor terá direito a 10% da tiragem de 500 exemplares que serão impressos. Então, se você é alagoano, aproveite!

Edital de Publicação de Livros na cidade de São Paulo

Em sua primeira edição, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo está com o edital aberto para publicação de livros desde o dia 12 de outubro e se estende até o dia 13 de novembro. Assim como o edital anterior, esse é aberto exclusivamente para quem é do município de São Paulo, com a diferença de que irá contemplar até dez projetos dentro de um valor que não ultrapasse 15 mil reais.

Os livros concorrentes devem ser inéditos e de autores não estreantes na cidade, ou seja, já deve ter tido pelo menos uma obra de sua autoria publicada. As obras inscritas também devem estar de acordo com algumas normas da ABNT e dentro do formato já preestabelecido no edital. As inscrições serão realizadas totalmente online até as 18h do dia 13 de novembro, porém, o concorrente já deve ter um cadastro feito no portal como agente cultural para ter acesso ao processo de inscrição.

A avaliação, além de exigir que atenda aos objetivos que estão no edital, avaliará ainda a proposta artística, originalidade e conteúdo da obra, viabilidade de realização e acessibilidade do texto. Desta forma, se você é escritor de São Paulo e já tem um livro publicado, é só inscrever mais uma obra para apreciação do público, quem sabe não será um dos dez premiados?

Rumos Itaú Cultural

Este é um concurso mais amplo, tanto em questão de regionalidade, como também na arte apresentada, já que podem ser incritos variados tipos de projetos culturais ou de expressão artística, inclusive a publicação de livro, desde que seja sobre a arte ou cultura brasileira.

Neste caso, um livro entraria em uma das três modalidades do projeto: documentação, onde deve ser algo sobre organização e preservação de acervos relacionados a arte e cultura brasileira. Outro ponto interessante deste concurso é que ele não tem um limite orçamentário para os projetos inscritos. Os critérios avaliados serão: singularidade, onde será exigida criatividade, inovação, experimentação e contemporaneidade; a relevância, avaliando se haverá abrangência, efeito multiplicador, potencialidade, referência, e representatividade e por fim, a consistência, exigindo conceituação e viabilidade do projeto.

As inscrições devem ser realizadas até 03 de novembro de 2017 às 23h59, exclusivamente no site Rumos Itaú Cultural, e o resultado será divulgado até o dia 28 de maio de 2018.

Então, não perca tempo e vá logo mostrar suas palavras para o mundo. A literatura brasileira agradece.