Alguns dos atores que viveram personagens famosos desse universo,
estiveram presentes no Anime Friends do Rio de Janeiro

O Anime Friends Rio Tour reuniu em um só lugar fãs de anime, mangás, cultura geek, cosplayers e muito mais. O evento, que ocorreu no Rio de Janeiro nos dias 5, 6 e 7 de julho, contou com diversas atrações, algumas delas voltadas para os fãs saudosistas e atuais de Tokusatsu.

Mas afinal, o que é Tokusatsu?

O nome Tokusatsu refere-se, no japão, ao gênero de “filmes ou séries em live-action com efeitos especiais”. Sua origem vem do antigo teatro japonês, que contava com coreografias de lutas e o uso de bonecos e maquetes. Entretanto, somente no início da década de 50 que o Tokusatsu começou a ganhar sua forma e força, com a criação do conceito de “Gojira”, um dos ícones mais famosos da cultura Pop.

O criador do monstro, inspirado em sucessos ocidentais como “King Kong” (1933)  e “O Monstro do Mar” (1953) se tornou pioneiro no consagrado uso de fantasias e maquetes para criar a ilusão de que uma criatura gigantesca estava destruindo a cidade, e, com isso, estabeleceu o início de uma era.

Imagem: Divulgação

Durante a década de 60, com o sucesso de “Gojira”, várias séries começaram a ser produzidas quase sempre com a mesma temática. A primeira delas foi “National Kid”, de 1960, que determinou a geração dos Henshin Heroes (heróis que se transformam). Basicamente, todos os heróis têm essa classificação.

Foi com o lançamento de “Vingadores do Espaço”, de 1965, que os Kyodai Heroes (heróis que ficam gigantes) nasceram e tomaram mais força até a chegada do famoso “Ultraman”. O conceito e a história, junto com as sequências de ação da série, tornaram o gigante prateado um sucesso tão grande que se criou o termo Ultra Family, para classificar suas séries que duram até hoje.

Imagem: Divulgação/Netflix

Uma curiosidade interessante é que a Marvel Comics emprestou um de seus personagens mais famosos para a recém criada Toei Company – produtora de algumas das séries mais prestigiadas.

Em maio de 1974, a série Spider-man recontou a origem do herói homônimo e deu o protagonismo para o jovem Takuya Yamashiro, trazendo algumas mudanças que mais tarde se tornaram as “marcas registradas” das séries futuras, como a presença de robôs gigantes, organizações malignas que ameaçam a paz na terra e a presença de elementos que sugerem diretamente a influência extraterrestre (que no caso de Spider-man, foi a origem de seus poderes).

Imagem: Divulgação/ Toei Company/Marvel Comics

A partir da década de 80, o Tokusatsu passou por mais uma mudança com o surgimento dos Metal Heroes (heróis com armaduras de metal). O primeiro dessa nova classe de personagens foi o “Detetive Espacial Gavan”, de 1982.

A geração teve seu auge, principalmente no Brasil com o lançamento de Jaspion, em 1985, trazendo um enredo que fugiu do padrão das histórias anteriores, mas ainda sem abandonar a ideia do herói combatendo monstros do espaço. Foi só com “Jiraiya”, lançado em 1988, que o enredo acabou por se basear diretamente na mitologia japonesa. Porém, mesmo que elementos extraterrestres não seja o ápice da série, os mesmos ainda podem ser encontrados na história.

Imagem: Divulgação

Paralelamente com os Metal Heroes, criou-se a classe dos Super Sentai (grupos de três a cinco personagens) e contou com séries famosas aqui no Brasil, como “Changeman” e “Flashman”.

A classe foi tão influente que, na década de 90, a Saban Entertainment adquiriu os direitos da série Kyouryuu Sentai Zyuranger e, utilizando o material japonês para as cenas de ação, na qual os personagens estão lutando contra os vilões, e cenas gravadas com atores americanos, criou a bem sucedida franquia dos “Power Rangers”.

Imagem: Divulgação

Atualmente o Tokusatsu ainda se mantém firme com lançamentos recentes, principalmente, da Ultra Family que lançou uma animação derivada na Netflix. A série “Ultraman”, de 2019, é uma continuação direta da famosa lançada em 1966. E é uma boa pedida para aqueles que não conhecem a história dos heróis.

E se você sempre quis ver de perto uma história com esses personagens, não pode perder o show do “Ultraman Heroes”. A produção esteve presente no Anime Friends Rio Tour com performances ao vivo, deixando o público de queixo caído com cenas de tirar o fôlego (Confira as fotos abaixo e um trecho do vídeo aqui).

Além deles, o evento ainda contou com a presença exclusiva de Takumi Tsutsui e Takumi Hashimoto, da série “Jiraiya” e do ator Shouhei Kusaka, o “Jiban”. Quem perdeu a edição do Anime Friends no Rio, não se preocupe, o evento ocorrerá em São Paulo nos dias 12, 13 e 14 de Julho. Então, corra para garantir seu ingresso. E aproveite, pois o primeiro dia tem entrada gratuita.

Este slideshow necessita de JavaScript.