Exposição dos projetos e apresentação de “O Quebra-Nozes” emocionaram o público, atores e equipe
No coração da Favela da Maré, na Vila do João, o Instituto Cria da Maré produziu, dirigiu e ensaiou uma montagem de “O Quebra-Nozes” com 10 turmas do projeto Maré nas Pontas. Lá no ICM, além do Maré nas Pontas também existem o Maré de Poemas, Reforço Escolar e Oficinas. Ao longo de quase 10 anos, muitas histórias foram transformadas. Atualmente são atendidas 300 crianças e jovens em diversos horários diariamente.
A montagem teve participação de alunos de balé e jazz de diversas idades, desde os iniciantes até jovens. O ponto alto do espetáculo é sem dúvida a participação dos alunos e pais. Familiares que, além de vibrar na plateia ao verem seu amor ali, também fizeram parte da produção, seja na costura ou quaisquer outras formas.
O cuidado presente em cada detalhe desde a iluminação, cenário, figurino, coreografia e direção são visiveis e também uma forma muito assertiva de mostrar na prática que dá sim para fazer um trabalho de qualidade independente da origem.
Aliás, é muito tocante perceber o quanto cada membro da equipe está de fato envolvido com os jovens e seus familiares. Todos fazem parte de uma única família.
A força da Maré no Quebra-Nozes
LEIA MAIS
Uma Babá Quase Perfeita – O Musical | Um Espetáculo Para Todas as Idades
Duas Irmãs & Um Casamento | Maitê Proença e Debora Olivieri estrelam comédia em cartaz no Rio
Crítica de Teatro
A Última Entrevista de Marília Gabriela | Sobre Vida, Dor e Legado
Nesta adaptação, o Quebra-Nozes ganha a graciosidade das bailarinas pequenas e, ao mesmo, tempo a força, autenticidade e energia dos maiores. Afinal, para dançar é necessário seguir a música e o coração, independente de tipo de corpo, altura, peso, gênero, cor da pele. Destaque para o casal protagonista e personagens de destaque serem interpretados por crianças negras
Para as crianças, jovens e familiares envolvidos, participar de “O Quebra-Nozes” vai além de subir ao palco: é a oportunidade de acreditar em suas próprias potências e habilidades e ao mesmo tempo de vislumbrar novas possibilidades, diante de uma realidade tão dura e, muitas vezes, cruel.
Realidade, que também tem beleza, força e amor, presentes nas poesias que fizeram parte da exposição no hall de entrada do teatro. Além dos textos, também estavam expostos trabalhos da oficina de artesanato com material reutilizado, de desenho, cartoon e anime. O livro Maré de Poemas, coletânea de poemas realizados pelos alunos em parceria com a Editora Albatroz e os cartões de Natal, em parceria com o NicePhotos, também estavam à venda no local.
Maré de oportunidades
A montagem mostra como a cultura pode ser uma ferramenta poderosa para fortalecer a identidade comunitária e abrir portas para novas oportunidades. Em 2023, a apresentação foi na Arena Dicró, dessa vez foram mais de 500 pessoas na plateia assisitindo as crianças e jovens no Auditório do prédio do Centro de Tecnlogia da UFRJ.
Além do ganho de estrutura, o fato de ser no prédio da UFRJ permite aos jovens o acesso à um local de conhecimento e transformação que podem abrir novos sonhos e possibilidades. Estar num teatro estruturado também significa ter acesso à um equipamento cultural muitas vezes restrito por diversas questões e que, ao se apropriar de espaços como esse, promovem a ampliação de desejos e sonhos.
O impacto do projeto se estende para além dos palcos, inspirando outras iniciativas que visem a democratização da cultura e o fortalecimento das comunidades através da arte. O Instituto Cria da Maré, com seu trabalho contínuo, mostra que projetos como este podem transformar vidas e redefinir possibilidades.
Quebra-Nozes
COMPRE AQUI
Echo com Alexa (4ª Geração): Com som premium e hub Zigbee de casa inteligente
Novo Echo Show 8 (3ª geração) | Smart display com áudio espacial, hub de casa inteligente e Alexa | Cor Preta
“O Quebra-Nozes” é um balé clássico em dois atos, com música de Pyotr Ilyich Tchaikovsky e coreografia original de Marius Petipa e Lev Ivanov. A história começa na noite de Natal, quando a jovem Clara recebe de presente um quebra-nozes em forma de soldado. Durante a madrugada, o presente ganha vida, levando Clara a uma aventura mágica. Juntos, eles enfrentam o Rei dos Ratos e viajam para o Reino dos Doces, onde são recepcionados pela Fada Açucarada e seu cortejo encantador.
O balé é conhecido por sua música vibrante e cenas emblemáticas, como a “Dança da Fada Açucarada” e a “Valsa das Flores”. Repleto de fantasia, o espetáculo celebra a magia da infância e os sonhos, tornando-se um clássico das festas de fim de ano.
Imagem Destacada: Fotografia/Joana d’Arc Souza
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.