Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): Aquarius

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
25 de agosto de 2017 3 Mins Read

Se fôssemos resumir “Aquarius” em uma única frase, ela seria: “Memórias e luta de classes.” Claro que temos várias camadas no roteiro muito bem construído por Kleber Mendonça Filho, mas são nesses temas que o filme mostra toda a sua força.

Aquarius 745x1024

Clara, vivida por Sônia Braga, mora em um charmoso apartamento que é uma espécie de cápsula do tempo; está abarrotado de vinis, mobília antiga, livros e, sobretudo, de memórias. As memórias que ela carrega são intrínsecas ao apartamento, porque foi ali que ela viveu no passado com seu falecido marido e com os seus já desgarrados filhos. Há similaridades de como Kleber Mendonça Filho filma Clara e o prédio Aquarius, retratando ambos com uma aura um tanto mística e misteriosa, apesar da extrema naturalidade das imagens; como se fossem seres que não estão nesta realidade. Durante o filme há inúmeras demonstrações de que o diretor quer “fundir” o prédio à persona de Clara; como nos cortes de planos gerais da fachada do prédio para o primeiro plano do rosto da mulher, ou mesmo na sequência em que a câmera se afasta aos poucos mostrando-a saindo à varanda, para depois, mais afastada ainda, mostrar o prédio e sua dona encaixotados por inúmeros outros condomínios modernos construídos em volta. Os tons neutros e um pouco envelhecidos do figurino da personagem alinhados com o branco e depois o azul da fachada do desgastado prédio também são indícios da intenção do diretor em transformar Aquarius e a mulher em uma coisa só.

Clara vive em um mundo que não a pertence, onde o passado foi substituído, e tudo que lhe resta é Aquarius, mas este também está prestes a sumir graças a uma inescrupulosa construtora que pretende demoli-lo. O plano da construtora é barrado por Clara que não quer se desfazer de um lugar que faz parte de sua vida. O embate entre ela e a poderosa empresa é um exercício de genialidade por parte do diretor Kleber Mendonça Filho, jogando-nos em um turbilhão de emoções que vão da alegria, passando pela nostalgia até a pura tensão – esta última graças às inúmeras tentativas nada ortodoxas da construtora em fazer com que Clara desista do apartamento. Como orgias nos apartamentos vazios, queima de colchões na garagem, cultos evangélicos e uma infestação de cupins manipulada por funcionários da construtora.

15631159 1627546937539714 1751849648 o

A luta de classes de “O Som ao Redor” está presente em “Aquarius”, com a diferença de que no primeiro filme havia a “invasão’’ da periferia na vida de pessoas de classe média, já o segundo há a classe média sendo acossada pela classe pobre e pressionada pela classe mais rica (representada pela construtora), transformando um mundo que era simples na década de 80 – que é onde Clara tenta se manter, pelo menos em espírito – para o show de horrores do capitalismo, onde não há pessoas e sim selvagens. Um exemplo é o jovem arquiteto da construtora; o nêmeses de Clara (que se apresenta com um assustador olhar de cifrões) e o resto dos moradores que só querem que a mulher venda logo o apartamento para que possam receber seus dividendos.

Luta de classes, embate de gerações, roteiro competente, um diretor com extremo domínio de sua arte e uma linda Sônia Braga – que mesmo com seu 66 anos de idade ainda consegue ser uma mulher sexy – transformam “Aquarius” em um dos melhores filmes brasileiros dos últimos anos. Como os cupins da história, temos um governo que tentou destruir e impedir que o filme fosse visto,  pois trata-se de uma obra de contestação, que se pergunta onde vamos parar com o país entregue nas mãos de pessoas que possuem apenas o capitalismo como bandeira.

Sinopse
Prós
Contras
4
Nota

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

CinemaCinema NacionalDrama

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Rodrigo Chinchio é colaborador da Woo! Magazine, onde escreve sobre cinema com a autoridade de quem se formou cinéfilo garimpando pérolas nas videolocadoras. Especialista em encontrar filmes que o algoritmo jamais recomendaria, mantém em seu quarto uma coleção de Blu-rays e DVDs que rivaliza com qualquer acervo físico do país, e que ainda o impede de ver a própria cama.

Outros Artigos

game of thrones 13
Anterior

Recap: Game of Thrones (Episódio 66 – “Além da Muralha”)

Age of Empires
Próximo

Age of Empires de volta para o Futuro

Próximo
Age of Empires
25 de agosto de 2017

Age of Empires de volta para o Futuro

Anterior
25 de agosto de 2017

Recap: Game of Thrones (Episódio 66 – “Além da Muralha”)

game of thrones 13

2 Comments

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Homem-Aranha | A espera também faz parte da história
    Homem-Aranha | A espera também faz parte da história
    Mariana Centurion
    God of War Laufey PlayStation Store 8
    God of War Domina a San Diego Comic-Con 2026 e Revela o Futuro da Franquia
    Luís Gustavo Dias
    Divulgação Nova Temporada Comic Con 2026 San Diego Lanterns Lanternas
    Lanternas | Trailer Épico na Comic-Con Revela Sinestro, Manhunters e Confirma que a Série Pode Redefinir o DCU
    Luís Gustavo Dias
    Clint Eastwood The Good The Bad The Ugly três homens em conflito prime video
    Metallica & Ennio Morricone | Como Foi Criada a Maior Introdução da História do Rock
    Cesar Monteiro
    Vozinha cabo-verde anunciado colo-colo chile IA
    De Sensação da Copa do Mundo ao Colo-Colo: Vozinha é Anunciado porGigante Chileno Após Campanha Histórica com Cabo Verde
    Clarice Bezerra

    Posts Relacionados

    Homem-Aranha | A espera também faz parte da história

    Homem-Aranha | A espera também faz parte da história

    Mariana Centurion
    25 de julho de 2026
    Clint Eastwood The Good The Bad The Ugly três homens em conflito prime video

    Metallica & Ennio Morricone | Como Foi Criada a Maior Introdução da História do Rock

    Cesar Monteiro
    25 de julho de 2026
    Propriedades Intelectuais

    As Propriedades Intelectuais Mais Valiosas da Cultura Pop | Os Impérios Que Dominam o Entretenimento

    Rodrigo Chinchio
    25 de julho de 2026
    Cultura Geek | Você não precisa gostar para respeitar um fã

    Cultura Geek | Você Não Precisa Gostar Para Respeitar um Fã

    Mariana Centurion
    24 de julho de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx