Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): O Crime da Gávea

Avatar de Fabiana Moura
Fabiana Moura
24 de fevereiro de 2017 3 Mins Read

capa de o crime da gaveaBaseado na obra literária de Marcílio Moraes, que por sua vez foi o próprio roteirista do filme – e cá entre nós, causou um grande bafafá com a ideia de que quem deve assinar um filme é seu roteirista e não quem o dirige -, “O Crime da Gávea” caminha entre os trilhos do drama e do suspense.

Nele, o suspense se dá todo em torno de Paulo, editor de vídeo, interpretado por Ricardo Duque, e um assassinato que acontece na Gávea (bairro nobre do Rio de Janeiro), até então indecifrável, que por pouco não leva o espectador a transformar-se em investigador e a ter um papel atuante na história, mas isto, se não fosse a pantomima enfadonha que pouco convence, induzindo o assistente a certa inatividade neste momento.

Contrário do livro, que tem uma narrativa linear e instigante, foi utilizada a técnica de alternar um momento presente com o passado na intenção de exteriorizar a sensação de que o personagem principal está divagando em suas lembranças, o que torna a obra labiríntica, de difícil compreensão para quem ainda não teve contato com a história da qual ela provém.

A fotografia e o figurino tramitam pelo contraste entre claro e escuro, sempre numa tentativa frustrante de passar o sentimento do narrador-personagem principal da história: quando tudo parece estar próximo a uma solução, as roupas e o ambiente são clareados e quando paira a dúvida, incerteza e suspense é o negrume que predomina, e, apesar de ter uma fotografia linda ao mostrar as diversas fases do dia na Gávea, não cativa.

Mais uma vez temos que concordar que uma adaptação cinematográfica provinda de uma obra da literatura, dificilmente, será tão instigante quanto o original, até mesmo quando o seu roteirista é o próprio escritor.

459733 332473313494339 1425618530 o

Não que a produção seja ruim, pelo contrário, foi muito bem dirigida por André Warwar, que também trabalhou no curta “Retrato Falhado” e estrelada pela belíssima atuação de Aline Fanju (das novelas “Totalmente Demais”, “Em Família” e “Vidas em Jogos”), como Fabiana, a esposa de Paulo. Simone Spoladore também está bem interpretando a amante de Paulo, Elisa.

Um adendo que faço é a insistente mania de explorar a nudez feminina em filmagens de cunho nacional e presente novamente aqui, com exceção de algumas cenas justificáveis para demonstrar lembranças e sentimentos do protagonista, outras foram desnecessárias, ou talvez necessárias para despertar o espectador a esta altura letárgico?

Para ajudar no suspense policial, o filme recorre à trilha sonora, que ora caminha por ritmos monótonos, ora ascende por ritmos de baterias aceleradas.

É interessante reparar uma realidade que foi fidelizada nesta obra, que é a representação de como a justiça brasileira atua, e esse papel foi muito bem interpretado pelo ator Celso Taddei, como o detetive Afrânio .

A obra não é considerável ordinária, mas também não tanto extraordinária, podemos apreciá-la como razoável. Recomendo que se leia antes a obra literária “O Crime da Gávea”, e somente depois vá ao cinema verificar a adaptação que estreia em 09 de março nos cinemas e aí podemos comentar um pouco mais sobre seu fim, que dá margens a diversas interpretações.

https://www.youtube.com/watch?v=SuRuNTZKylo

Reader Rating2 Votes
6
4

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaEstreiao crime da gáveaSuspense

Compartilhar artigo

Avatar de Fabiana Moura
Me siga Escrito por

Fabiana Moura

Ela é jornalista, mãe, esposa e muito feliz, ama ler, escrever e aprender cada vez mais, além de ser apaixonada pela Língua Portuguesa. Já fez e faz de tudo um pouco nesta vida, por isso mesmo, ela diz: "tamuaí" pra tudo!

Outros Artigos

MorteBranca Destaque
Anterior

HQ de Terror: Morte Branca de Má Matiazi

Ed.Male TapeteVoador capa
Próximo

Resenha: O Tapete Voador

Próximo
Ed.Male TapeteVoador capa
24 de fevereiro de 2017

Resenha: O Tapete Voador

Anterior
24 de fevereiro de 2017

HQ de Terror: Morte Branca de Má Matiazi

MorteBranca Destaque

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Filme Sexa com Glória Pires
    Sexa | Etarismo Mais do Mesmo
    Amanda Moura
    The game Awards
    The Game Awards 2025 | Conheça os Vencedores do Oscar dos Games
    Rodrigo Chinchio
    Sorry, Baby
    Sorry, Baby | Entre o Humor Culposo e a Dor Silenciosa
    Rodrigo Chinchio
    Palco Mundo no Rock in Rio
    Rock in Rio 2026 | Venda do Rock in Rio Card começa hoje às 19h
    Cesar Monteiro
    Warner Netflix Paramount
    Paramount x Warner | Oferta de US$ 108 Bilhões Promete Virar o Jogo na Guerra do Streaming
    Aimée Borges

    Posts Relacionados

    Filme Sexa com Glória Pires

    Sexa | Etarismo Mais do Mesmo

    Amanda Moura
    12 de dezembro de 2025
    Sorry, Baby

    Sorry, Baby | Entre o Humor Culposo e a Dor Silenciosa

    Rodrigo Chinchio
    11 de dezembro de 2025
    Warner Netflix Paramount

    Paramount x Warner | Oferta de US$ 108 Bilhões Promete Virar o Jogo na Guerra do Streaming

    Aimée Borges
    8 de dezembro de 2025
    O Agente Secreto

    “O Agente Secreto” Faz História no Globo de Ouro 2026 e Coloca Wagner Moura na Linha de Frente do Oscar

    Aimée Borges
    8 de dezembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon