Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): O Crime da Gávea

Avatar de Fabiana Moura
Fabiana Moura
24 de fevereiro de 2017 3 Mins Read

capa de o crime da gaveaBaseado na obra literária de Marcílio Moraes, que por sua vez foi o próprio roteirista do filme – e cá entre nós, causou um grande bafafá com a ideia de que quem deve assinar um filme é seu roteirista e não quem o dirige -, “O Crime da Gávea” caminha entre os trilhos do drama e do suspense.

Nele, o suspense se dá todo em torno de Paulo, editor de vídeo, interpretado por Ricardo Duque, e um assassinato que acontece na Gávea (bairro nobre do Rio de Janeiro), até então indecifrável, que por pouco não leva o espectador a transformar-se em investigador e a ter um papel atuante na história, mas isto, se não fosse a pantomima enfadonha que pouco convence, induzindo o assistente a certa inatividade neste momento.

Contrário do livro, que tem uma narrativa linear e instigante, foi utilizada a técnica de alternar um momento presente com o passado na intenção de exteriorizar a sensação de que o personagem principal está divagando em suas lembranças, o que torna a obra labiríntica, de difícil compreensão para quem ainda não teve contato com a história da qual ela provém.

A fotografia e o figurino tramitam pelo contraste entre claro e escuro, sempre numa tentativa frustrante de passar o sentimento do narrador-personagem principal da história: quando tudo parece estar próximo a uma solução, as roupas e o ambiente são clareados e quando paira a dúvida, incerteza e suspense é o negrume que predomina, e, apesar de ter uma fotografia linda ao mostrar as diversas fases do dia na Gávea, não cativa.

Mais uma vez temos que concordar que uma adaptação cinematográfica provinda de uma obra da literatura, dificilmente, será tão instigante quanto o original, até mesmo quando o seu roteirista é o próprio escritor.

459733 332473313494339 1425618530 o

Não que a produção seja ruim, pelo contrário, foi muito bem dirigida por André Warwar, que também trabalhou no curta “Retrato Falhado” e estrelada pela belíssima atuação de Aline Fanju (das novelas “Totalmente Demais”, “Em Família” e “Vidas em Jogos”), como Fabiana, a esposa de Paulo. Simone Spoladore também está bem interpretando a amante de Paulo, Elisa.

Um adendo que faço é a insistente mania de explorar a nudez feminina em filmagens de cunho nacional e presente novamente aqui, com exceção de algumas cenas justificáveis para demonstrar lembranças e sentimentos do protagonista, outras foram desnecessárias, ou talvez necessárias para despertar o espectador a esta altura letárgico?

Para ajudar no suspense policial, o filme recorre à trilha sonora, que ora caminha por ritmos monótonos, ora ascende por ritmos de baterias aceleradas.

É interessante reparar uma realidade que foi fidelizada nesta obra, que é a representação de como a justiça brasileira atua, e esse papel foi muito bem interpretado pelo ator Celso Taddei, como o detetive Afrânio .

A obra não é considerável ordinária, mas também não tanto extraordinária, podemos apreciá-la como razoável. Recomendo que se leia antes a obra literária “O Crime da Gávea”, e somente depois vá ao cinema verificar a adaptação que estreia em 09 de março nos cinemas e aí podemos comentar um pouco mais sobre seu fim, que dá margens a diversas interpretações.

Reader Rating2 Votes
6
4

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

CinemaEstreiao crime da gáveaSuspense

Compartilhar artigo

Avatar de Fabiana Moura
Me siga Escrito por

Fabiana Moura

Ela é jornalista, mãe, esposa e muito feliz, ama ler, escrever e aprender cada vez mais, além de ser apaixonada pela Língua Portuguesa. Já fez e faz de tudo um pouco nesta vida, por isso mesmo, ela diz: "tamuaí" pra tudo!

Outros Artigos

MorteBranca Destaque
Anterior

HQ de Terror: Morte Branca de Má Matiazi

Ed.Male TapeteVoador capa
Próximo

Resenha: O Tapete Voador

Próximo
Ed.Male TapeteVoador capa
24 de fevereiro de 2017

Resenha: O Tapete Voador

Anterior
24 de fevereiro de 2017

HQ de Terror: Morte Branca de Má Matiazi

MorteBranca Destaque

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Duo Twenty One Pilots vem fazer história no Rock in Rio 2026
    Twenty One Pilots no Rock in Rio 2026 | A História da Banda de Ohio Que conquistou o Mundo
    Amanda Moura
    Brasil Japão Copa 2026 IA 2 Copa do Mundo
    Copa do Mundo | Mata-mata Começa com Favoritos Sob Pressão e Brasil com Confronto Difícil
    Aron Ferreira
    Dia do orgulho livros lgbt vozes queer capas
    Dia do Orgulho LGBTQIA+: 29 Livros Queers para Ler e Prestigiar
    Ana Laura Moura
    GP Áustria 2026 George Russell
    Russell Domina no Red Bull Ring, Vence o GP da Áustria e Retoma a Vice-liderança da Fórmula 1
    Bruno Baptista
    Portugal Colômbia copa do mundo 2026 cristiano ronaldo
    Portugal Avança aos 16 avos Após Empate Com a Colômbia em Noite Discreta de Cristiano Ronaldo
    Bruno Baptista

    Posts Relacionados

    Taxi Driver

    Taxi Driver | A Obra-prima Perturbadora que Transformou Solidão em Pesadelo

    Luís Gustavo Dias
    27 de junho de 2026
    Moana Live Action

    Moana Live Action | 10 Curiosidades Sobre o Novo Filme da Disney

    Aimée Borges
    27 de junho de 2026
    Matt Damon A odisseia universal pictures 1

    A Odisseia | Diretor Christopher Nolan proíbe sessões antecipadas para influenciadores

    Roberto Rezende
    27 de junho de 2026
    Segredo Obscuro Shell Paris Filmes 2

    Segredo Obscuro | Quando a Beleza é um Segredo Que Vem de Dentro da Casca (Literalmente)!

    Junior Fernandez
    26 de junho de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx