Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): O Estado das Coisas

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
10 de novembro de 2017 3 Mins Read
Novo capítulo para os dilemas de propósito e significado de Ben Stiller

O Estado das Coisas 1Construir um esquema ficcional que irrompe em temas como o desencantamento pela vida, correlacionando personagens com o homem pacato, é a cereja do bolo que transforma com capricho a mundanidade dos conflitos experimentados por um grande número de expectadores em uma aprazível e saborosa realidade. Contextualizada na composição artística. Pronta para ser mastigada lentamente nas telas sem promessa de digestão.

Reportando a trabalhos anteriores de Ben Stiller, “O Solteirão”, “A Vida Secreta de Walter Mint” e “Enquanto somos jovens”, que progressivamente vem apontando sua marca identitária para um fatalismo-cômico não menos esperançoso, em que a tragédia humana também é composto do lado pitoresco, “O Estado das Coisas” traz Stiller visivelmente confortável em uma interpretação sem excessos de maneirismo. Aspecto característico em alguns personagens dramáticos que acabam sobressaindo de todo o compasso da obra.

O diretor Mark White, que também interpreta Nick Pascale, um dos amigos de Brad Sloan (Ben Stiller), aponta com tino o desenrolar da trama acompanhada da divagação monóloga de Brad. Exprimindo a inconstância do indivíduo em crise de ansiedade pela desolação com o que antes era promissor. O elenco bem articulado destrincha personagens que exaltam suas dessemelhanças com o protagonista. Fora a paranoia em nivelar seu lugar no mundo com o sucesso dos amigos, também ensaia a própria desolação comparando o comportamento de seus mais íntimos e desconhecidos. Certos momentos parecem nos remeter aos flagelos filosóficos e românticos de Woody Allen.

Em sua direção de arte, o longa conversa diametralmente com trabalhos mais introspectivos assentado em premissas existencialistas, que optam pelo encurralamento dos personagens a cenários soturnos e claustrofóbicos. Permeados de silêncio, cores obtusas e planos longuíssimos que aprisionam a fotografia como ferramenta para irromper na audiência angústia e monotonia. Em contrapartida, aparentemente conduzido quase que em sua totalidade por “câmera na mão”, planos gerais em meio a ambientes arborizados e ensolarados acompanham os devaneios de Brad. Suavizando o peso de suas reflexões sobre a própria história. Este arranjo funciona bem em todo o trânsito temporal de suas ponderações: A experiência do passado. O contexto do presente. E as propensões para o futuro.

Os cortes que amarram as dissertações de Brad com projeções de sua imaginação. Idealizadas por sua sujeição a fatores casuísticos. Não deixam o longa cair no marasmo fatídico do protagonista incomodado por más resoluções de suas questões apresentadas. Antes, dão um tom cômico e vivaz de sua própria condição de tormento.

O Estado das Coisas 3

O fundo musical divide espaço entre dois momentos facilmente identificáveis. O violino vivaz durante a peregrinação de suas provocações filosóficas não resolvidas ou a sentimental e adocicada melodia nos contextos de possível redenção. O âmbito em que se desenvolve os arcos de Brad têm formatos musicais totalmente uniformes aos sentimentos de Brad. Principalmente ao lado do filho Troy (Austin Abrams). A fala rouca e o olhar cabisbaixo antagônico ao forçado euforismo desesperado do Pai. Essa construção da relação entre os dois traz um senso de continuidade das inseguranças.

Tal contexto, traz uma dimensão subjetiva e confortável (por mais contraditório que possa parecer) ao enfrentamento de questões de identidade e pertença. O que permite uma correlação muito eficaz com as dissonantes e emblemáticas crises que toda a modernidade urbana pós-industrial sofre antes, durante e após seus intervalos de produção automatizada. Ainda que envolvida por uma atmosfera idealística cheia de indulgências, o trabalho de Brad com ONGs não elimina o incômodo com Ananya (Shazi Raja) e Maya (Luisa Lee). Reflexo do vigor de sua juventude que afirma ter perdido.

Aqui, Ben Stiller alcança a consumação de sua caricatura cômica e trágica, simples, mas não menos grandiosa. Daquelas que marcam a sutileza tenaz de sua atuação que dificilmente pode ser emulada pelos mais articulados atores. Que transmutam diferentes identidades com a sutileza de quem troca de roupa. Sem arrombos de eloquências para justificar como é grandioso um tratado sobre as exigências da felicidade.

“O Estado das Coisas” levanta questões fascinantes sobre a amargura narcisista defronte a um falso espectro, que é a expectativa do mundo alheio a nós mesmos. De maneira simples, deleitosa, conversando com o homem comum. Amando as realidades que nos cercam, sem possuí-las. Revirando-se na cama para dar continuidade a observação da vida sob o ângulo mais importante: Ainda estamos vivos.


Por Bento Lessa

Reader Rating0 Votes
0
7

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Ben StillerCinema

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

Dona Flor e Seus Dois Maridos 2017 Cartaz
Anterior

Crítica: Dona Flor e Seus Dois Maridos

16409494 1644084835885924 1475548859 o
Próximo

Religião, segundo o cinema: 5 filmes de diretores que falam sobre religiosidade

Próximo
16409494 1644084835885924 1475548859 o
11 de novembro de 2017

Religião, segundo o cinema: 5 filmes de diretores que falam sobre religiosidade

Anterior
10 de novembro de 2017

Crítica: Dona Flor e Seus Dois Maridos

Dona Flor e Seus Dois Maridos 2017 Cartaz

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Charlie Brown CCXP
    Integrantes do Charlie Brown Jr. homenageiam Chorão com show na CCXP25
    Cesar Monteiro
    Painel The Boys
    CCXP25 | A despedida de The Boys: elenco enlouquece fãs no Palco Thunder
    Roberto Rezende
    The Boys quinta temporada teaser
    The Boys | Última Temporada Ganha Trailer Explosivo e Data de Estreia na CCXP25
    Cesar Monteiro
    Telão com Peter Claffey e companhia promovendo "O Cavaleiro dos Sete Reinos", spin-off futuro do universo de Game of Thrones durante a CCXP25.
    CCXP25 | A Prévia de “O Cavaleiro dos Sete Reinos” Exclusiva ao Brasil
    Roberto Rezende
    CCXP25 - Proibidos
    CCXP25 | Escola dos Espíritos e sua Maior Estrela Em Carne e Osso
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Charlie Brown CCXP

    Integrantes do Charlie Brown Jr. homenageiam Chorão com show na CCXP25

    Cesar Monteiro
    7 de dezembro de 2025
    Netflix Warner

    Netflix Adquire a Warner | Entenda o Impacto no Mercado de Entretenimento

    Cesar Monteiro
    6 de dezembro de 2025
    Deborah Secco em painel da CCXP25 para promoção de "Bruna Surfistinha 2".

    CCXP25 | Deborah Secco Retorna Para Sequência em “Bruna Surfistinha 2”

    Roberto Rezende
    6 de dezembro de 2025
    Colagem de fotos na horizontal com duas fotos de Timoothée Chalamet no Brasil para a CCXP25, na esquerda com roupa toda verde e amarela num sofá, e na direita cobrindo o rosto, fazendo pose, em cadeiras vermelhas.

    CCXP25 | Timothée Chalamet, Um dos Astros Mais Aguardados, Arrebenta no Palco Thunder!

    Roberto Rezende
    6 de dezembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon