Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: 6 Dias

Avatar de Oswaldo Marchi
Oswaldo Marchi
14 de novembro de 2017 3 Mins Read

6 DiasEm Londres, 1980, a embaixada iraniana foi invadida por seis homens árabes armados que mantiveram mais de vinte pessoas como reféns e exigiam que seus compatriotas, aprisionados no Irã, fossem libertos. A forte política antiterrorismo de Margaret Thatcher não cedeu, provocando um cerco ao prédio que durou por quase uma semana. É nessa crise real que foi baseado o filme “6 Dias”, uma produção britânica e neozelandesa, dirigida por Toa Fraser e distribuída pela Netflix.

A trama do longa é uma recontagem dos fatos que ocorreram nesses seis dias, na maior parte através dos pontos de vista de três das figuras centrais do conflito: Max Vernon (Mark Strong), o inspetor da polícia encarregado de fazer as negociações com os terroristas, Kate Adie (Abbie Cornish), uma repórter ousada que cobre os eventos em tempo real, do lado de fora da embaixada, e Rusty Firmin (Jamie Bell), um membro das Forças Especiais do Exército Britânico que lidera o esquadrão destinado a se infiltrar no local e resgatar os reféns.

O roteiro, escrito por Glenn Standring, consegue adaptar bem o episódio para a tela e se foca bem mais na parte burocrática e no circo midiático do que na ação e em clichês do gênero. Por exemplo, mesmo com os principais sendo parte da polícia inglesa, os personagens dos terroristas não são transformados em completos vilões, sendo retratados mais como pessoas desesperadas, e até mesmo ingênuas, com uma história trágica, do que como sociopatas fanáticos.

Na direção, Fraser faz um trabalho competente, mas que deixa a desejar por permanecer no básico, resultando em uma produção que, a maior parte do tempo, não é muito memorável. Porém, são destacáveis as cenas de ação que, mesmo com cortes rápidos, transmitem claramente tudo que acontece através de planos estáticos, e até utilizam de planos longos e sem cortes em situações especificas, como em um dos treinamentos do esquadrão de Firmin.

A tensão é construída no primeiro ato com a sábia escolha de não mostrar nada que acontece dentro da embaixada, mantendo o telespectador às escuras, assim como os protagonistas. Porém, um problema que surge com isso é a perda do senso de urgência, já que a degradação da situação não é vista, causando a impressão de que os “seis dias” aconteceram em três.6 Dias 1

Isso também é refletido em algumas atuações. Apesar de Mark Strong encarnar bem o papel do negociador e conseguir construir um personagem empático, ele não mostra muito desgaste com o passar do tempo. O mesmo não pode ser dito de Jamie Bell, que deixa transparecer o nervosismo de seu personagem, e de Ben Turner, que interpreta Salim, o líder dos terroristas. Já Abbie Cornish faz um bom trabalho como a repórter, mas sua tentativa de imitar a voz e o sotaque da mesma se torna uma grande distração em suas cenas.

A produção também opta por, na montagem, inserir diversas recriações e sequências da cobertura midiática britânica do caso. Essas cenas são inseridas no filme de maneira fluída e sútil, mas parecem ter pouco propósito além de relembrar constantemente de que, sim, é uma história real. O uso de cartelas no início do longa para apresentar locais e pessoas também é excessivo, visto que muitas delas constatam o óbvio ou são só apenas desnecessárias – não tem motivo para escrever na tela o nome e profissão de personagem em uma cena que já estabelece os dois por visual e diálogo -.

A duração de 90 minutos também dá a impressão de que “6 Dias” tentou resumir muito em pouco tempo. O resultado não é caótico, pelo contrário, é um filme que cumpre sua proposta e prende o telespectador, porém, acaba sendo genérico e básico demais, faltando o exagero de ficções de ação e o peso de adaptações baseadas em fatos. Ou seja: enquanto a “curto prazo” ele pode entreter, a “longo prazo” seu destino mais provável é o limbo digital de filmes esquecidos.

Reader Rating0 Votes
0
6

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Netflix

Compartilhar artigo

Avatar de Oswaldo Marchi
Me siga Escrito por

Oswaldo Marchi

Publicitário formado no Rio de Janeiro, tem mais hobbies e ideias do que consegue administrar. Apaixonado por cinema e música, com um foco em filmes de terror trash e bandas de heavy metal obscuras. Atualmente também fala das trasheiras que assiste em seu canal do Youtube, "Trasheira Violenta".

Outros Artigos

Prime Video Channels
Anterior

The Handmaid’s Tale ganha uma segunda temporada, que chegará em abril de 2018

Castanha do Para 01
Próximo

Castanha do Pará

Próximo
Castanha do Para 01
14 de novembro de 2017

Castanha do Pará

Anterior
14 de novembro de 2017

The Handmaid’s Tale ganha uma segunda temporada, que chegará em abril de 2018

Prime Video Channels

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Filme Sexa com Glória Pires
    Sexa | Etarismo Mais do Mesmo
    Amanda Moura
    The game Awards
    The Game Awards 2025 | Conheça os Vencedores do Oscar dos Games
    Rodrigo Chinchio
    Sorry, Baby
    Sorry, Baby | Entre o Humor Culposo e a Dor Silenciosa
    Rodrigo Chinchio
    Palco Mundo no Rock in Rio
    Rock in Rio 2026 | Venda do Rock in Rio Card começa hoje às 19h
    Cesar Monteiro
    Warner Netflix Paramount
    Paramount x Warner | Oferta de US$ 108 Bilhões Promete Virar o Jogo na Guerra do Streaming
    Aimée Borges

    Posts Relacionados

    Filme Sexa com Glória Pires

    Sexa | Etarismo Mais do Mesmo

    Amanda Moura
    12 de dezembro de 2025
    Sorry, Baby

    Sorry, Baby | Entre o Humor Culposo e a Dor Silenciosa

    Rodrigo Chinchio
    11 de dezembro de 2025
    Warner Netflix Paramount

    Paramount x Warner | Oferta de US$ 108 Bilhões Promete Virar o Jogo na Guerra do Streaming

    Aimée Borges
    8 de dezembro de 2025
    O Agente Secreto

    “O Agente Secreto” Faz História no Globo de Ouro 2026 e Coloca Wagner Moura na Linha de Frente do Oscar

    Aimée Borges
    8 de dezembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon