Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: A Família Addams

João de Queiroz
26 de outubro de 2019 3 Mins Read

Familia Addams poster

“A Família Addams” surgiu em 1938 como um conjunto de charges desenhadas pelo cartunista Charles Addams para a revista “The New Yorker”. Entretanto, as personagens ganharam fama internacional quando foram adaptadas para a televisão, em uma sitcom que durou de 1964 a 1966, na qual foram introduzidos não só os nomes de cada membro do clã, mas também elementos icônicos de seu universo, como a imediatamente reconhecível música-tema. Além disso, foi a partir daí que “A Família Addams” passou a ser sinônimo de um equilíbrio bastante específico: ao mesmo tempo em que investia em um mórbido e satírico humor negro, havia também uma leveza que permitia às personagens fazerem sucesso tanto com adultos quanto com crianças. Infelizmente, é a falta desse equilíbrio que prejudica enormemente a mais nova adaptação cinematográfica dessa franquia.

Teoricamente, a escolha por fazer um longa de animação baseado nas personagens criadas por Addams faz bastante sentido, uma vez que, ao se desgrudar completamente do mundo físico, essa técnica garante aos realizadores uma maior liberdade, permitindo-os explorar das maneiras mais extremas e absurdas as idiossincrasias desse universo. Porém, apesar de algum elemento interessante no design de personagens (as tranças de Wandinha com formato de forca) ou de alguma gag visual mais inspirada (o leão da família solto pela cidade; o momento em que Mortícia fica corada e um morcego aparece para sugar seu sangue e devolver-lhe sua palidez natural), no geral, as possibilidades da animação se restringem a criar set pieces megalomaníacos e pouco cativantes, que parecem servir mais de remédio de déficit de atenção para crianças dispersas do que como um inventivo uso da mídia escolhida.

Parte disso se deve ao roteiro esquemático de Matt Lieberman, que parece querer encaixar a qualquer custo as personagens de Addams em uma narrativa à la Dreamworks Animation, misturando humor, sentimentalismo e referências à cultura pop. Entretanto, “A Família Addams” se assemelha aos piores exemplos dessa fórmula, uma vez que o casamento entre IP (propriedade intelectual) e forma não se dá naturalmente. Apesar de investir fortemente em piadas acerca da excentricidade do clã protagonista, dificilmente elas são originais ou particularmente divertidas. Além disso, ao tentar inserir o universo Addams no cenário cultural contemporâneo, os realizadores apostam em referências fáceis, como o balão vermelho de “It – A Coisa”, ou escolhas musicais batidas (o Primo Coisa chegando ao som de “Drop It Like It’s Hot” de Snoop Dogg poderia ter sido engraçado – e, quem sabe, transgressor – há uns dez anos atrás).

Familia Addams 6

Como se isso não bastasse, o subtexto do filme (se é que podemos chama-lo assim) é demasiadamente óbvio, tornando o filme de Conrad Vernon e Greg Tiernan interessante apenas para os mais jovens dos espectadores. Tudo bem que o caráter caricatural das personagens não é necessariamente condizente com sutilezas e sátiras veladas, porém “A Família Addams” faz as escolhas mais óbvias sempre que pode, desde o nome da cidade em que a trama se passa (Assimilação) até a mensagem final, de uma enorme ingenuidade. Logo, excetuando uma tirada inteligente aqui e acolá (Gomez, ao chegar na cidade planejada e tipicamente suburbana, afirma que “não precisamos botar a família num mausoléu; vamos botá-los aqui”), “A Família Addams” sofre de uma previsibilidade abissal.

Por fim, a curta duração (não chega a 90 minutos, incluindo os créditos) e a eventual boa ideia impedem a mais recente adaptação cinematográfica da obra de Charles Addams de se tornar uma total perda de tempo. Contudo, é difícil não perceber esse filme mais como uma tentativa de manter a franquia viva no imaginário coletivo do que fazer algo, de fato, interessante (para todas as idades) com ela.


Imagens e vídeo: Divulgação/Universal Pictures

Reader Rating0 Votes
0
4.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

AnimaçãoCharlize TheronCinemaOscar Isaac

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

João de Queiroz

Passava tardes de final de semana na locadora. Estudou Cinema. Agora escreve sobre filmes.

Outros Artigos

logo globo.com
Anterior

Prêmio Multishow 2019: Conheça os indicados

Texto do seu parágrafo 3
Próximo

Jorge Fernando: O adeus a um dos grandes nomes da TV brasileira

Próximo
Texto do seu parágrafo 3
28 de outubro de 2019

Jorge Fernando: O adeus a um dos grandes nomes da TV brasileira

Anterior
26 de outubro de 2019

Prêmio Multishow 2019: Conheça os indicados

logo globo.com

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Montagem com colagem do busto de Julianne Moore e Sydney Sweeney como Kate e Claire Garrett em "Echo Valley" em um fundo, com elas semi-transparentes. Há uma paisagem de fim de tarde ao fundo delas.
    Echo Valley | Tão Confuso Quantos os Conflitos da Mãe Interpretada por Julianne Moore
    Roberto Rezende
    Riri Williams como a Coração de Ferro à direita da imagem, sua armadura, vista de perfil, está a sua frente.
    Coração de Ferro | Quem é Riri Williams? Conheça Origem da Heroína nas HQs
    Hugo Santiago
    Paula Pimenta, Aimee Oliveira e Vitor Martins na Bienal do Livro Rio 2025
    Bienal do Livro Rio 2025 | O poder transformador das histórias
    Amanda Moura
    Solanas Explicado às Crianças (André Ramiro)
    Solanas Explicado às Crianças | Ancestralidade e Defesa do Meio Ambiente em Comunidade de Pescadores
    Roberto Rezende
    Jamie (Aaron Taylor-Johnson) e Spike (Alfie Williams) fugindo de três zumbis ao fundo deles em "Extermínio: A Evolução". Ambos carregam arcos e flechas.
    Extermínio: A Evolução | A Infecção Masculina
    Rodrigo Chinchio

    Posts Relacionados

    Montagem com colagem do busto de Julianne Moore e Sydney Sweeney como Kate e Claire Garrett em "Echo Valley" em um fundo, com elas semi-transparentes. Há uma paisagem de fim de tarde ao fundo delas.

    Echo Valley | Tão Confuso Quantos os Conflitos da Mãe Interpretada por Julianne Moore

    Roberto Rezende
    23 de junho de 2025
    Solanas Explicado às Crianças (André Ramiro)

    Solanas Explicado às Crianças | Ancestralidade e Defesa do Meio Ambiente em Comunidade de Pescadores

    Roberto Rezende
    22 de junho de 2025
    Jamie (Aaron Taylor-Johnson) e Spike (Alfie Williams) fugindo de três zumbis ao fundo deles em "Extermínio: A Evolução". Ambos carregam arcos e flechas.

    Extermínio: A Evolução | A Infecção Masculina

    Rodrigo Chinchio
    21 de junho de 2025
    A imagem mostra Jon Bernthal interpretando Frank Castle, também conhecido como O Justiceiro (The Punisher). Ele está em um bosque escuro de noite, olhos semicerrados, segurando uma grande arma no peito e de colete.

    Homem-Aranha 4 | Justiceiro Entra Para o Elenco

    Hugo Santiago
    21 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER