Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: A Luz Entre Oceanos

Avatar de Paulo Olivera
Paulo Olivera
23 de outubro de 2016 3 Mins Read
 Humanidade à flor da pele

A Luz Entre Oceanos - CartazAs relações humanas são a base principal para qualquer obra, independentemente do tipo de artista que a realize. Se tratando da Sétima Arte, não é diferente e, talvez, seja o exemplo mais perfeito para expor essa humanidade. Contudo, já havia algum tempo que não nos deparávamos com um exemplar significativo, como o drama, e podemos dizer romance, “A Luz Entre Oceanos”, que está para estrear no Brasil.

Após a Primeira Guerra Mundial, o militar Tom Sherbourne (Michael Fassbender) se muda para uma pequena e isolada ilha para cuidar temporariamente do funcionamento de um farol, após a morte repentina do profissional que tinha esse trabalho. Tom assume o posto, vivendo isoladamente enquanto troca cartas românticas com Isabel Graysmark (Alicia Vikander), uma moça que conheceu a pouco na cidadezinha mais próxima, do outro lado do mar. Após um certo tempo, eles assumem o relacionamento e casam-se, passando a morar juntos na ilha. Após dois abortos naturais, um dia eles encontram um barco com um homem morto e um bebê com poucos meses de vida. Tom decide reportar o acontecimento, mas ao ver o sofrimento de sua mulher e a pedido dela, se mantém calado. Porém, anos depois eles descobrem que tomaram a decisão errada e que isso poderá afetar para sempre suas vidas.

O filme é baseado na obra de mesmo nome, Light Between Oceans (título original), escrita por M.L. Stedman, publicada em 2012, e sua adaptação foi realizada pelo próprio diretor, Derek Cianfrance. Nele é possível perceber que houve uma preocupação em silenciar as ocasiões dando foco aos diálogos que fossem relevantes à construção dos personagens e às escolhas feitas por eles. Existem poucos momentos triviais de convivência e se estabelece uma delicadeza importante ao se expor temas como perda e a maternidade.

A direção de Derek, que já nos apresentou os interessantes “Namorados Para Sempre” e “O Lugar Onde Tudo Termina”, resulta numa construção de quadros enriquecidos pela beleza natural da ambientação e a exposição de emoções fortes e íntimas de seus personagens centrais. É como se estivéssemos a observar os mais diversos quadros na parede de um museu, onde pode se perder nas formas que ali se apresentam, porém, sem a delicada Direção de Fotografia, feita por Adam Arkapaw, o resultado poderia não ser tão gratificante.

A Luz Entre Oceanos 03

Para compor o desenvolvimento e lincá-lo à estrutura dramática há a trilha sonora de Alexandre Desplat, que consegue ser graciosa, intensa e romântica, mas em alguns momentos, infelizmente, torna-se desnecessária, dando mais do que deveria ao espectador, fazendo uma dramatização exagerada para uma história que toca por si só.

Em um filme de época dificilmente veremos um departamento de arte desqualificado e/ou despreparado para nos agraciar com um impecável trabalho. A escolha de cores mais neutras alinhadas à escolha das peças usadas pelos personagens consegue dar-lhes suas próprias características. Os objetos de cena alinhados à cenografia não estregam a atmosfera fria de uma Austrália ainda em desenvolvimento, tentando ter sua identidade pelo legado deixado pela colonização, e ainda forte presença, inglesa.

Ainda que o protagonista seja Michael Fassbender, com uma ótima interpretação para o calado Tom Sherbourne, os destaques são as mulheres com toda a presença e força dramática necessária para dar vida às figuras maternais. Talvez esse não seja o melhor trabalho de Alicia Vikander, mas não podemos deixar de reconhecer o quão palpável é o sofrimento de sua Isabel e o quanto é extraordinariamente fácil se emocionar com sua interpretação. Em paralelo, Rachel Weisz, que estava meio sumida dos holofotes hollywoodianos, vem com uma aura delicada e memorável na pele de Hannah Roennfeldt, contrabalançando com a personagem de Vikander, que nos induz a não saber qual posição tomar sobre determinada situação.

Muitos de nós talvez ainda não saibamos o que é ser mãe/pai ou mesmo não sentimos o que é a perda de um filho, mas não deixamos de nos sentir tocados por narrativa dramática. “A Luz Entre Oceanos” possui sim problemas de ritmo, que poderiam ser resolvidos se tivesse um tempo menor de duração, mas o filme se torna tão tocante que suas duas horas são deixadas de lado e imergimos na história, tocados por seu tema. Não se emocionar é quase impossível.

Reader Rating2 Votes
6.3
7.7

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Adaptação LiteráriaAlicia VikanderMichael FassbenderRachel Weisz

Compartilhar artigo

Avatar de Paulo Olivera
Me siga Escrito por

Paulo Olivera

Paulo Olivera é mineiro, mas reside no Rio de Janeiro há mais de 10 anos. Produtor de Arte e Objetos para o audiovisual, gypsy lifestyle e nômade intelectual. Apaixonado pelas artes, workaholic e viciado em prazeres carnais e intelectuais inadequados para menores e/ou sem ensino médio completo.

Outros Artigos

529344.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Anterior

​ Crítica: Sob Pressão

Festival do Rio 2016
Próximo

O dia em que a Woo! Magazine invadiu o Festival do Rio

Próximo
Festival do Rio 2016
24 de outubro de 2016

O dia em que a Woo! Magazine invadiu o Festival do Rio

Anterior
23 de outubro de 2016

​ Crítica: Sob Pressão

529344.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Kanye West de noite durante chuva em apresentação na Holanda, onde sua vinda havia sido suspensa. Imagem gerada por IA.
    Kanye West é liberado para entrar na Holanda e confirma shows que darão início à turnê europeia
    Gabriel Fernandes
    Esta imagem é uma cena oficial do filme Toy Story 5. A trama envolve Woody e Buzz observando Bonnie focada em um novo tablet. Woody e Buzz espiam a garota com a mãe, a menor segurando um tablet.
    Toy Story 5 Terá Uma das Cenas mais Emocionantes de Toda a Franquia, Revela Tom Hanks
    Gabriel Fernandes
    Marcia Lucas dando depoimento na série "Icons Unearthed: Star Wars".
    Morre Marcia Lucas, Editora Premiada Que Ajudou a Definir o Sucesso de Star Wars
    Gabriel Fernandes
    Colagem com duas fotografias da partida de João Fonseca contra Novak Djokovic, dia 29 de maio de 2026, com a vitória do brasileiro. À esquerda os tenistas se cumprimentam após o termino.
    Tenista Brasileiro João Fonseca Vence Campeão Mundial Novak Djokovic no em Roland Garros 2026
    Roberto Rezende
    American Music Awards 2026
    American Music Awards 2026 | Uma Noite de Nostalgia Pop
    Felipe Montteiro

    Posts Relacionados

    Esta imagem é uma cena oficial do filme Toy Story 5. A trama envolve Woody e Buzz observando Bonnie focada em um novo tablet. Woody e Buzz espiam a garota com a mãe, a menor segurando um tablet.

    Toy Story 5 Terá Uma das Cenas mais Emocionantes de Toda a Franquia, Revela Tom Hanks

    Gabriel Fernandes
    30 de maio de 2026
    Fernando Caruso em Cansei de Ser Nerd

    Cansei de Ser Nerd | Nostalgia, Loucura e Geekice em Uma Fórmula Improvável Que Funciona

    Amanda Moura
    29 de maio de 2026
    Cinebiografia de Michael Jackson Michael Mania

    A Volta da Michael Mania | Fã-Clubes e Covers Mostram a Força do Legado de Michael Jackson

    Jéssica Meireles
    29 de maio de 2026
    Esta imagem mostra uma cena do filme "Amarga Navidad", dirigido por Pedro Almodóvar. A protagonista está em um leito de hospital olhando para um homem que a olha ternamente, com queixo apoiado na mão esquerda.

    Natal Amargo | Pedro Almodóvar Faz Autoficção Sobre Ego, Luto e Bloqueio Criativo

    Junior Fernandez
    28 de maio de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx