Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Antes do Amanhecer

Avatar de Mauro Machado
Mauro Machado
23 de julho de 2018 3 Mins Read

Antes do Amanhecer 1Quem nunca sonhou em encontrar o amor da vida num ônibus, no metrô? Andar em algum tipo de transporte coletivo desses e sonhar com isso parece sempre ter estado no inconsciente coletivo de boa parte da humanidade. Ainda que não seja o grande amor, de fato, mente quem nunca se atraiu por alguém nessas situações, ou tentou alguma troca de olhares fracassada. Richard Later mostrou que entendeu bem tal concepção quando lançou, na década de 90, “Antes do Amanhecer”. Filme que iniciou a chamada “Trilogia do Antes”, porém que pode ser assistido isoladamente e que brinca com essa questão. E se um grande romance começasse dentro de uma viagem de trem?

Ao contrário de outros títulos do gênero, “Antes do Amanhecer” aposta na inteligência do espectador, e portanto não se faz previsível além da conta. Mesmo com sua premissa simples, quase ingênua, o grande trunfo é a forma como ela é desenvolvida. Os diálogos ocupam a maior parte do tempo, fazendo com que conheçamos melhor o casal protagonista, da mesma forma em que ele também vai se conhecendo mais profundamente. Longe de diálogos bregas ou carregados demais no sentimentalismo, o ecletismo das conversas vão desde coisas pequenas do cotidiano até visões de mundo e assuntos correlatos. É incrível que tudo flua de forma tão natural ao longo da trama, que demora apenas uma noite e a madrugada para seu desenrolar. Outro ponto, e talvez o que mais fortalece esses aspectos, é a verdade que é colocada no texto. A sinceridade proveniente do roteiro e dos atores é encantadora, envolve o público sem que ele nem perceba. Inegável o misto de curiosidade e prazer que é ver até onde os dois podem ir, qual será o ápice daquela situação e o que ocorrerá depois.     Antes do Amanhecer 6Linklater, tendo uma narrativa tão cometida para contar, nos apresenta um trabalho de direção coerente com sua proposta. Grande parte do tempo, para não dizer a maioria dele, é passada com a câmera na frente dos dois personagens principais, enquanto se movimenta de forma que os acompanhe, sem cortes e sempre focando neles. É uma tática nada mirabolante, entretanto efetiva e discreta, com tons até documentaristas. A proximidade com que a filmagem é feita dos atores também nos aproxima deles, tornando a situação, que se assemelha a um sonho, muito tátil, concreta. Ademais, nota-se que o diretor provavelmente deu bastante liberdade ao elenco para que tal noção tivesse ainda mais fundamento, o que talvez os torne interpretando um pouco deles mesmos em alguns momentos.

Com pouca elaboração, mas repleto de sinceridade e sentimento, “Antes do Amanhecer” é uma obra que merece ser vista não só pelos eternos românticos e fãs de cinema desse gênero, mas por qualquer um que aprecie refletir sobre relações humanas. Torna-se, intencionalmente ou não, estudo delas e é sagaz ao brincar com uma fantasia tida por tantos ao redor do mundo. Para além de si, suas continuações “Antes do Pôr-do-Sol” e “Antes da Meia-Noite” estabelecem importante diálogo e paralelos com o que é criado aqui. Seja para contrapor, quebrar ou reafirmar ideias com as quais o filme é impregnado. Felizmente é uma trilogia que não apenas é coesa e de ótimo nível, mas acima de tudo, verdadeira.

Reader Rating1 Vote
8.8
8.5

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

AmorRichard LinklaterRomance

Compartilhar artigo

Avatar de Mauro Machado
Me siga Escrito por

Mauro Machado

Ser envolto em camadas de sarcasmo e crises existenciais. Desde 1997 tentando entender o mundo que o cerca,e falhando nisso cada vez mais.

Outros Artigos

top gun tom cruise
Anterior

Top Gun 2 – Atriz entra para o elenco

0658665.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Próximo

Crítica: A Outra História do Mundo

Próximo
0658665.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
24 de julho de 2018

Crítica: A Outra História do Mundo

Anterior
22 de julho de 2018

Top Gun 2 – Atriz entra para o elenco

top gun tom cruise

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Neymar Reclamando do Remo
    Remo Publica Nota Oficial Após Duelo Com O Santos E Anuncia Medidas Contra Arbitragem E Neymar
    Gabriel Fernandes
    Neymar Provocando
    Santos Sai Em Defesa De Neymar E Rebate Declarações Do Presidente Do Remo
    Gabriel Fernandes
    Filme The Furious 02
    Filme De Ação “The Furious” Ganhará Edição De Colecionador Em 4K Ainda Em Agosto
    Gabriel Fernandes
    Henrique Bahiense Judô Flamengo 02
    Henrique Bahiense Celebra Primeira Convocação Para O Mundial Cadete E Representará O Flamengo
    Gabriel Fernandes
    Pedrinho SAF Vasco
    Vasco Vive Semana Decisiva Entre Clássico Com O Fluminense E Questões Da SAF
    Bruno Baptista

    Posts Relacionados

    Filme The Furious 02

    Filme De Ação “The Furious” Ganhará Edição De Colecionador Em 4K Ainda Em Agosto

    Gabriel Fernandes
    5 de agosto de 2026
    Filme Balística - Lena Headey 3

    “Balística” Desperdiça Grande Premissa E Se Perde Ao Longo Da História

    Gabriel Fernandes
    5 de agosto de 2026
    Jaafar Jackson como Michael Jackson na cinebiografia do artista, prevista para 2025, "Michael". O cantor está de camisa e camiseta branca, segurando um microfone branco com a mão direita, inclinado com a cabeça para a direita à esquerda da tela, e cabelo longo preso.

    Michael | Filme Está de Volta aos Cinemas Após US$ 1 Bilhão em Bilheteria Mundial

    Jéssica Meireles
    5 de agosto de 2026
    O Mandaloriano e Grogu

    CEO da Disney Explica por que Fracasso de Bilheteria de O Mandaloriano e Grogu Não Abala a Franquia Star Wars

    Rodrigo Chinchio
    5 de agosto de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx