Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: A Outra História do Mundo

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
24 de julho de 2018 3 Mins Read
“A história nos ajuda a entender quando o homem se transformou nesse animal destrutivo e egoísta.”

0658665.jpg r 1920 1080 f jpg q xNas últimas décadas, dois entendimentos guiam as artes, especialmente aquelas produzidas em antigas colônias. De acordo com um deles, a realidade não passa de uma ficção consensual. O outro, consequência direta do primeiro, atribui às narrativas o papel de contestar o poder dominante. Em sua conferência Teoria do Complô (Teoria del Complot, 2001), o romancista argentino Ricardo Piglia sintetiza a questão. Contra um Estado conspirador, resiste-se conspirando, construindo complôs. É isso, portanto, que faz a personagem Gregorio Esnal. Contrapondo-se à história oficial da ditadura, o protagonista constrói versão própria, “A Outra História do Mundo” (Otra historia del mundo, 2017).

Durante o governo do interventor Werner Valerio (Néstor Guzzini), a cidade de Mosquitos, no Uruguai, enfrenta severas restrições. Os bares locais, por exemplo, precisam fechar pontualmente às dez da noite. Revoltados, os amigos Gregorio Esnal (César Troncoso) e Milo Striga (Roberto Suárez) elaboram um plano. Enquanto o primeiro sequestra a coleção de anões de jardim do coronel, o segundo invade a estação de rádio e obriga o locutor (Christian Font) a ler um manifesto pela democracia. Mascarado para esconder o rosto, Striga não contava, contudo, com o reconhecimento da caligrafia pelo carteiro Provisorio (Gustaf). Descoberta sua participação, ele desaparece. Esnal, por outro lado, passa os dias sozinho em um quarto. Procurado pelas filhas de Milo, Beatriz (Natalia Mikeliunas) e Anita (Alfonsina Carrocio), deixa, porém, a reclusão e inicia uma silenciosa cruzada para libertar o amigo: em 24 aulas de história antiga, ele pretende insuflar a população contra o autoritarismo.

O enredo, baseado no livro Alivio de luto (1998), de Mario Delgado Aparaín, tematiza, como visto, a resistência a um regime ditatorial. A figura de um brasileiro, Zezé (Claudio Jaborandy), aponta, contudo, para muito além da pequena província uruguaia. Apesar de não dominar o espanhol, a personagem, um simples dono de bar, consegue se comunicar com as demais. Compartilha, enfim, as mesmas preocupações. Metonimicamente, as nações Uruguai e Brasil, ainda que difiram quanto ao idioma oficial, coincidem sob muitos aspectos – entre eles, o passado colonial e os governos militares entre os anos 1960 e 1980. Um filme como “A Outra História do Mundo” dialoga, assim, também com os espectadores do país lusófono. Ao indicar um projeto comum, isto é, o de fabular novos horizontes – como Esnal -, o longa-metragem transcende seu local de produção e coloca em convergência toda a América Latina.STILL 28

Se todas as artes podem produzir narrativas contestadoras, Guillermo Casanova (“El viaje hacia el mar”) marca a diferença do cinema. Em vez de meramente transpor, junto à co-roteirista Inés Bortagaray (“Minha Amiga do Parque”), o texto de Aparaín, o realizador uruguaio privilegia as especificidades do audiovisual. As aulas de história traduzem-se, desse modo, em retroprojeções e teatros de sombras. O uso criativo dos recursos impressiona tanto a turma quanto o público: ambos entregam-se a vívidas sensações. Por meio de seus pequenos “filmes”, Esnal apropria-se, então, do efeito de real das imagens em movimento. São elas, em outras palavras, que convencem os alunos da veracidade de suas falas.

Não obstante a temática séria, no entanto, “A Outra História do Mundo” não abre mão do bom humor. Nesse sentido, César Troncoso (“O Vendedor de Sonhos”) empresta singular irreverência ao protagonista. Por esse motivo, o ator recebeu o prêmio do júri no Festival de Miami. Selecionado, ainda, como representante do Uruguai no último Oscar de melhor filme estrangeiro, o longa-metragem de Casanova chega ao Brasil no próximo mês. Por discutir uma realidade comum à América Latina, deve, por fim, encontrar ressonância entre as plateias nacionais.

* O filme estreia dia 2 de agosto, quinta-feira.

 

Reader Rating1 Vote
6.4
6.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

América LatinaCinema UruguaioComédiaHistóriaUruguai

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

Antes do Amanhecer 1
Anterior

Crítica: Antes do Amanhecer

bright 1866986 1920
Próximo

Resenha: A Rainha, de Kira Freitas

Próximo
bright 1866986 1920
24 de julho de 2018

Resenha: A Rainha, de Kira Freitas

Anterior
23 de julho de 2018

Crítica: Antes do Amanhecer

Antes do Amanhecer 1

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Cartaz horizontal com fotografias ao fundo da carreira de Ivans Lins, em sépia, e o cantor à frente, mãos para cima na altura do tronco, olhos fechados e um sorriso, celebrando a turnê de 80 anos.
    Ivan Lins Celebra 80 Anos no Qualistage
    Thiago Sardenberg
    Vista da plateia com vocalista do Stone Temple Pilots em show no Bangers Open Air 2023. Foto em preto e branco.
    Bangers Open Air 2026 | O Memorial da América Latina Vai Tremer por Dois Dias com o Festival de Metal Mais Insano do Brasil
    Gabriel Bizarro
    Colagem com duas imagens de jogadores correndo em campo em direções diferentes: Vini Jr. (esquerda) do Real Madrid, e Harry Kane, do Bayern de Munique, para jogo de 15/04/26, jogo de volta da Champions. Imagem gerada por inteligência artificial.
    Bayern Vira nos Acréscimos, Elimina o Real Madrid e Avança à Semifinal da Champions
    Gabriel Fernandes
    Imagem gerada por IA com busto realista de Elon Musk segurando celular, ligado no aplicativo do X, com um globo ao fundo com bandeiras de vários planetas brilhando em um vibrante azul tecnológico.
    Nova Atualização do X Promete Eliminar Barreiras de Idioma e Ampliar Alcance Global
    Gabriel Fernandes
    Crop do pôster do filme documentário "Zico: Samurai do Quintino", da Globo Filmes. Jogador está em partida comemorando gol com braços erguidos.
    Pré-estreia de documentário sobre Zico lota cinema e vira “arquibancada” na Barra da Tijuca
    Gabriel Fernandes

    Posts Relacionados

    Crop do pôster do filme documentário "Zico: Samurai do Quintino", da Globo Filmes. Jogador está em partida comemorando gol com braços erguidos.

    Pré-estreia de documentário sobre Zico lota cinema e vira “arquibancada” na Barra da Tijuca

    Gabriel Fernandes
    15 de abril de 2026
    Crop do pôster do filme documentário "Zico: Samurai do Quintino", da Globo Filmes. Jogador está em partida comemorando gol com braços erguidos.

    “Zico: O Samurai de Quintino” Transforma Memória em Narrativa Afetiva, Mas Oscila na Construção Estrutural

    Gabriel Fernandes
    14 de abril de 2026
    Phoebe Dynevor como Lisa Fields em "Ataque Brutal". Personagem está ensopada dentro de carro, um galho enorme entrando dentro do carro, e ela desesperada.

    Ataque Brutal | Um Desastre Envolvente Que se Perde no Próprio Absurdo

    Gabriel Fernandes
    14 de abril de 2026
    Joseph Zada como Haymitch Abernathy, protagonista do segundo filme spin-off de Jogos Vorazes: "Amanhecer na Colheita". Jovem anda entre guardas e adolescentes são separados por fila por idade na seleção de tributos.

    Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita | Confira 1º Trailer da Sanguinária Prequel

    Nick de Angelo
    13 de abril de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon