Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: As Confissões

Avatar de Paulo Olivera
Paulo Olivera
20 de outubro de 2016 3 Mins Read
O thriller do silêncio
 
As confissõesSe informação é poder, as vezes saber e observar em silencio é o melhor a se fazer. Se tratando de um padre, presente na reunião dos países mais desenvolvidos do mundo, o jogo de xadrez pode ser mais interessante, esteticamente bem feito e intrigante, principalmente quando envolve um assassinato. O italiano “As Confissões” (Le Confessioni) reúne tudo isso numa trama bem amarrada com um final “inesperado”.
 
O Presidente do Fundo Monetário Internacional, Daniel Roché (Daniel Auteuil), convida para a comemoração de seu aniversário e para uma reunião extraordinária, que pode mudar a economia mundial, os Ministros da Economia dos países mais ricos do mundo, o G7, e a Rússia, para um final de semana em um luxuoso hotel no interior da Alemanha. Mas além deles, também foram convidados uma escritora de livros infantis, Claire Seth (Connie Nielsen), um cantor popular (Johan Heldenbergh) e um padre com voto de silêncio, Roberto Salus (Toni Servillo). Após o encontro de todos os presentes no primeiro jantar, Roché convida Salus à sua suíte com o propósito de se confessar, mas no dia seguinte ele é encontrado morto, fazendo do padre o principal suspeito.
 
Se tratando de um filme italiano, o que quase sempre esperamos são diálogos longos, em torno de discussões existencialistas, políticos-sócio-econômicos e etc. Mas acontece basicamente o inesperado, e o voto de silencio do padre faz com que o roteiro, escrito por Angelo Pasquini e Roberto Andò, tome um tom subjetivo, a seguir com diálogos mais rotineiros e misteriosos, dando todo o clima thriller high society ao filme.
 
Foi desse ponto que Andò resolveu extrair sua direção, dando aos planos as próprias palavras e exemplificando expressões faciais e corporais como diálogo direto com o público. Usando de uma sobriedade absurda, os enquadramentos escolhidos são, em sua grande maioria, fixos, como uma representação da estagnação dos personagens e da situação econômica mundial que ali seria discutida.
cop-le-confessioni

No elenco, temos rostos relativamente conhecidos do mercado mundial, e houve uma preocupação em convidar atores que realmente fossem do país para representá-los nessa reunião, tendo como exemplo o ator italiano Pierfrancesco Favino, como o Ministro Italiano, Marie-Josée Croze, atriz canadense, como a Ministra do Canadá e Richard Sammel, ator alemão, como o Ministro Alemão. Na obra, são eles que mais se destacam em segundo plano, pois Toni Servillo e Connie Nielsen são, sem dúvida alguma, os melhores atores do filme, tanto pela presença quanto pela dialética apresentada por eles em seus personagens. 

Além de um elenco de primeira e uma bela direção, parte do mérito do filme deve ir para a estonteante Direção de Fotografia, “nublada” e fria, de Maurizio Cavalesi, à Anca Rafan (Cenografia e Decoração), que conseguiu extrair autêntica beleza das ambientações praticamente vazias com muita classe, e à Nicola Piovani, responsável por uma das melhores Trilhas Sonoras dos últimos anos cinema italiano, que com maestria conseguiu se encaixar as composições musicais perfeitamente a proposta e dá uma potencializada na produção.

Como nem tudo é perfeito, mesmo com 100 minutos, Le Confissioni (título original em italiano) – possui problemas com o ritmo e pode parecer, para muitos, um filme um pouco cansativo. Ele apresenta o que se propões, super a expectativa em determinados pontos e se mantém silenciosamente encantador como o cinema italiano. Depois do divertido “Viva a Liberdade” Roberto Andò faz outro acerto para sua filmografia.

Reader Rating0 Votes
0
8

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Cinema ItalianoDramaThriller

Compartilhar artigo

Avatar de Paulo Olivera
Me siga Escrito por

Paulo Olivera

Paulo Olivera é mineiro, mas reside no Rio de Janeiro há mais de 10 anos. Produtor de Arte e Objetos para o audiovisual, gypsy lifestyle e nômade intelectual. Apaixonado pelas artes, workaholic e viciado em prazeres carnais e intelectuais inadequados para menores e/ou sem ensino médio completo.

Outros Artigos

08 Divinas Divas 8.5
Anterior

Crítica: Divinas Divas

Renato Mangolin
Próximo

Crítica: Retratos

Próximo
Renato Mangolin
20 de outubro de 2016

Crítica: Retratos

Anterior
20 de outubro de 2016

Crítica: Divinas Divas

08 Divinas Divas 8.5

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    XBOX CEO 2
    Xbox Mira 1 Bilhão de Jogadores por Dia, Diz Nova CEO da Divisão de Games
    Gabriel Fernandes
    As decepções da Copa do Mundo 2026
    Copa do Mundo 2026 | As 5 Grandes Decepções do Torneio
    Amanda Moura
    Remo treino 03
    Remo Intensifica Preparação para Retorno da Temporada, e Patrick Destaca Evolução da Equipe
    Gabriel Fernandes
    Riquelmy Fluminense
    Fluminense Empata com o Vasco no Brasileirão Sub-17 e Segue na Vice-Liderança
    Gabriel Fernandes
    Flamengo Leonardo Jardim 4
    Flamengo Deve Ter Mudanças Contra o Lausanne-Sport, e Leonardo Jardim Pede Reforços
    Gabriel Fernandes

    Posts Relacionados

    Sintonia Nando Entre Dois Mundos Netflix 1

    Nando Entre Dois Mundos | Sintonia Ganha Filme na Netflix e Nando Retorna em Nova Jornada Marcada pelas Consequências do Passado

    Jéssica Meireles
    7 de julho de 2026
    James gunn 3

    A “Vigarice” Deu Errado: Por Que a Fórmula de James Gunn Afundou Supergirl e Ativou o Alerta da DC?

    Luís Gustavo Dias
    7 de julho de 2026
    Robbie

    Reforços de Peso Se Juntam à Prequela de Onze Homens e um Segredo, que Já Conta com Margot Robbie e Wagner Moura

    Rodrigo Chinchio
    6 de julho de 2026
    Camp rock 3 série Disney 1

    Camp Rock 3 Revela Novos Pôsteres dos Jonas Brothers e Apresenta Elenco da Nova Geração

    Gabriel Fernandes
    6 de julho de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx