Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: As Confissões

Avatar de Paulo Olivera
Paulo Olivera
20 de outubro de 2016 3 Mins Read
O thriller do silêncio
 
As confissõesSe informação é poder, as vezes saber e observar em silencio é o melhor a se fazer. Se tratando de um padre, presente na reunião dos países mais desenvolvidos do mundo, o jogo de xadrez pode ser mais interessante, esteticamente bem feito e intrigante, principalmente quando envolve um assassinato. O italiano “As Confissões” (Le Confessioni) reúne tudo isso numa trama bem amarrada com um final “inesperado”.
 
O Presidente do Fundo Monetário Internacional, Daniel Roché (Daniel Auteuil), convida para a comemoração de seu aniversário e para uma reunião extraordinária, que pode mudar a economia mundial, os Ministros da Economia dos países mais ricos do mundo, o G7, e a Rússia, para um final de semana em um luxuoso hotel no interior da Alemanha. Mas além deles, também foram convidados uma escritora de livros infantis, Claire Seth (Connie Nielsen), um cantor popular (Johan Heldenbergh) e um padre com voto de silêncio, Roberto Salus (Toni Servillo). Após o encontro de todos os presentes no primeiro jantar, Roché convida Salus à sua suíte com o propósito de se confessar, mas no dia seguinte ele é encontrado morto, fazendo do padre o principal suspeito.
 
Se tratando de um filme italiano, o que quase sempre esperamos são diálogos longos, em torno de discussões existencialistas, políticos-sócio-econômicos e etc. Mas acontece basicamente o inesperado, e o voto de silencio do padre faz com que o roteiro, escrito por Angelo Pasquini e Roberto Andò, tome um tom subjetivo, a seguir com diálogos mais rotineiros e misteriosos, dando todo o clima thriller high society ao filme.
 
Foi desse ponto que Andò resolveu extrair sua direção, dando aos planos as próprias palavras e exemplificando expressões faciais e corporais como diálogo direto com o público. Usando de uma sobriedade absurda, os enquadramentos escolhidos são, em sua grande maioria, fixos, como uma representação da estagnação dos personagens e da situação econômica mundial que ali seria discutida.
cop-le-confessioni

No elenco, temos rostos relativamente conhecidos do mercado mundial, e houve uma preocupação em convidar atores que realmente fossem do país para representá-los nessa reunião, tendo como exemplo o ator italiano Pierfrancesco Favino, como o Ministro Italiano, Marie-Josée Croze, atriz canadense, como a Ministra do Canadá e Richard Sammel, ator alemão, como o Ministro Alemão. Na obra, são eles que mais se destacam em segundo plano, pois Toni Servillo e Connie Nielsen são, sem dúvida alguma, os melhores atores do filme, tanto pela presença quanto pela dialética apresentada por eles em seus personagens. 

Além de um elenco de primeira e uma bela direção, parte do mérito do filme deve ir para a estonteante Direção de Fotografia, “nublada” e fria, de Maurizio Cavalesi, à Anca Rafan (Cenografia e Decoração), que conseguiu extrair autêntica beleza das ambientações praticamente vazias com muita classe, e à Nicola Piovani, responsável por uma das melhores Trilhas Sonoras dos últimos anos cinema italiano, que com maestria conseguiu se encaixar as composições musicais perfeitamente a proposta e dá uma potencializada na produção.

Como nem tudo é perfeito, mesmo com 100 minutos, Le Confissioni (título original em italiano) – possui problemas com o ritmo e pode parecer, para muitos, um filme um pouco cansativo. Ele apresenta o que se propões, super a expectativa em determinados pontos e se mantém silenciosamente encantador como o cinema italiano. Depois do divertido “Viva a Liberdade” Roberto Andò faz outro acerto para sua filmografia.

Reader Rating0 Votes
0
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema ItalianoDramaThriller

Compartilhar artigo

Avatar de Paulo Olivera
Me siga Escrito por

Paulo Olivera

Paulo Olivera é mineiro, mas reside no Rio de Janeiro há mais de 10 anos. Produtor de Arte e Objetos para o audiovisual, gypsy lifestyle e nômade intelectual. Apaixonado pelas artes, workaholic e viciado em prazeres carnais e intelectuais inadequados para menores e/ou sem ensino médio completo.

Outros Artigos

08 Divinas Divas 8.5
Anterior

Crítica: Divinas Divas

Renato Mangolin
Próximo

Crítica: Retratos

Próximo
Renato Mangolin
20 de outubro de 2016

Crítica: Retratos

Anterior
20 de outubro de 2016

Crítica: Divinas Divas

08 Divinas Divas 8.5

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    O protagonista de Solo Leveling em posição de combate. Capa para a matéria "Os Piores Animes de 2024".
    Solo Leveling | Netflix Anuncia Live-action
    Hugo Santiago
    Kenshirou de "Hokuto no Ken" no remake de 2026 em anime. Imagem do quadril para cima, personagem sem camisa, em uma paisagem infernal toda vermelha.
    Hokuto no Ken | Clássico Ganha Remake em Anime em 2026; Veja Trailer
    Nick de Angelo
    Legoshi de "Beastars" com uma camisa amarela e com uma toalha no pescoço. Há uma casinha atrás dele, e está de fim de tarde.
    Beastars | Temporada Final Ganha Estreia Para 2026
    Nick de Angelo
    Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey em Jurassic World: Recomeço
    Jurassic World: Recomeço | As 5 Principais Referências ao Primeiro Filme da Franquia
    Amanda Moura
    Trailer com David Corenswet, à direita, como o Superman no novo filme, homônimo, do herói, por James Gunn. Ele está sentado e como Clark Kent, conversando com um homem à esquerda, ambos de cabeça virada um ao outro.
    Superman (2025) | A Volta Arrasadora ao Cinema do Primeiro Super-Herói dos Quadrinhos
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey em Jurassic World: Recomeço

    Jurassic World: Recomeço | As 5 Principais Referências ao Primeiro Filme da Franquia

    Amanda Moura
    8 de julho de 2025
    Trailer com David Corenswet, à direita, como o Superman no novo filme, homônimo, do herói, por James Gunn. Ele está sentado e como Clark Kent, conversando com um homem à esquerda, ambos de cabeça virada um ao outro.

    Superman (2025) | A Volta Arrasadora ao Cinema do Primeiro Super-Herói dos Quadrinhos

    Roberto Rezende
    8 de julho de 2025
    John Cena (esquerda e atrás) e Idris Elba (direita e frente), escondidos atrás de um muro vestindo ternos na comédia "Chefes de Estado".

    Chefes de Estado | Ação e Diversão Literalmente Em Dose Dupla

    Roberto Rezende
    8 de julho de 2025
    Glen Powell em "O Concorrente", remake de 2025. Ele está de terno e gravata, óculos e bigode, e uma expressão de angústia.

    O Concorrente (2025) – Trailer | Refilmagem do Sucesso de Arnold Schwarzenegger Volta Atualizada e Mais Energética para Os Novos Tempos

    Roberto Rezende
    6 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner Prime Day Amazon