Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Charlotte SP

Marya Cecília Ribeiro
16 de setembro de 2016 3 Mins Read

14141883_1174536132621638_3365740583196622179_n

Estamos vivendo um momento de grande evolução tecnológica. Se há 10 anos as novidades eram celulares que tocavam a nossa música preferida em MP3, hoje esses aparelhos são indispensáveis, imagino eu, para quase 90% da população mundial (outra vez, eu imagino, não tenho dados que comprovem isso) porque além de sua função básica, de ligar para outra pessoa, eles ainda tem blocos de notas, calendários, despertadores, lanternas e, provavelmente o mais importante de todos, câmeras tanto para fotografar quanto para filmar.

E câmeras tão boas e potentes que pode-se até gravar um filme! A ideia surgiu primeiro lá fora, mas aqui em terras tupiniquins já temos nossa primeira produção inteiramente gravada em smartphone: Charlotte SP, que acompanha a vida de Charlotte (Fernanda Coutinho) e Marcelo (Guilherme Leal). Totalmente diferentes, os dois se conhecem em uma festa no nordeste e se reencontram em São Paulo.

Entre os desencontros que ambos têm, vão vivendo, se ajudando e desenhando alguns projetos que podem vir a acontecer algum dia, enquanto esperam coisas diferentes, vindos de vidas totalmente diferentes também. Por isso, ambos possuem visões tão distintas e, ás vezes, nada complementares.

Charlotte SP é um acontecimento, um fato e uma vitória para todos que participaram do projeto. Filmado com um orçamento muito baixo, sem grandes aparatos produtivos, chegou a sala de cinema e ao público. E sempre levará essa marca de ser o primeiro filme brasileiro a ser gravado por celular, um exemplo de que algo pode acontecer e que muita gente pode seguir.

Mas o que quer Charlotte? Tanto a Charlotte personagem quanto o filme Charlotte SP. É uma sucessão de acontecimentos sem nexos que passam tanto na vida dos personagens quanto no filme. O roteiro é fraco, não tem muito gancho entre seus acontecimentos e, para falar a verdade, ele esta tão ou mais perdido que os personagens do filme.20160830-225867-jpg-r_640_360-f_jpg-q_x-xxyxxOs enquadramentos escolhidos e a fotografia também não dão resultados nenhum. Não há uma proposta ali, apenas câmera próxima demais aos atores, focadas nos rostos enquanto as pessoas fingem que não estão vendo ela. Algumas cenas teriam sido melhores feitas se fossem pensadas de outra forma. As poucas vezes que o roteiro colaborou para o filme, foi perdido por uma péssima escolha da gravação. A fotografia também fez pouco para o produto final. As únicas imagens que valiam a pena foram feitas em uma locação de campo. Uma pena que não souberam aproveitar os melhores ângulos da selva de pedra que é São Paulo.

Os atores também parecem pouco a vontade em cena. Pior que ter um ator que atua mal, é ter um ator fake, ou seja, forçado em cena. Não têm naturalidade nas falas, nem nos gestos, não há química entre os atores, não há familiaridade com os ambientes, não há organicidade no que eles estão fazendo. E isso é muito visível.

A trilha sonora, assinada por Kiko Zambianchi, é mediana. Em alguns momentos ela acontece e até consegue salvar uma cena ou outra, mas em outros ela é fraca e existe até um momento que houve uma música de elevador entre uma das cenas de preenchimento. O áudio também ficou vazado algumas vezes e foi impossível entender o que havia sido dito.

A direção de Frank Mora é perdida e falta um pulso, um direcionamento ao projeto. É preciso ter fibra para colocar um filme assim no mundo, mas essa fibra, essa fome que o projeto precisava ter, infelizmente não transpareceu. São apenas situações que nunca chegam a lugar nenhum.

Reader Rating2 Votes
0.1
4

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema NacionalFilme BrasileiroTecnologia

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Marya Cecília Ribeiro

Marya Cecília é goiana de nascimento, mora em São Paulo há seis anos e ainda assim não consegue lidar com o clima 4 estações em um dia que rola nessa cidade. Tem umas manias esquisitas, tipo ver um filme que gosta várias vezes, mas esta tentando lidar com isso (ou não). Falando nisso, ela não faz questão nenhuma de ser normal, então podemos apenas seguir em frente!

Outros Artigos

14374546 1589272071367201 443819176 o
Anterior

Laura Pausini emociona o público em show no Metropolitan

Manticore feat
Próximo

Chupacabra – Revista Manticore

Próximo
Manticore feat
16 de setembro de 2016

Chupacabra – Revista Manticore

Anterior
15 de setembro de 2016

Laura Pausini emociona o público em show no Metropolitan

14374546 1589272071367201 443819176 o

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Cultura popular nordestina
    Onde o Nordeste Conta Suas Próprias Histórias
    Ithalo Alves
    Rolling Stones Foreing Languages
    Rolling Stones | Tudo o que já sabemos sobre o novo álbum
    Cesar Monteiro
    3ª Temporada de Demolidor: Renascido
    O Diabo da Cela D | 3ª Temporada de Demolidor: Renascido terá salto temporal na cronologia
    Luís Gustavo Dias
    Ariana Grande é especulada para o Rock in Rio 2026
    Rock in Rio 2026 | Fãs Apostam No Anúncio de Ariana Grande Após Suposto Vazamento
    Amanda Moura
    Casal do filme "Meu Casamento Preferido" (2017) em cafeteria olhando vitrine.
    Top 10 Filmes Mais Assistidos na Netflix Brasil Esta Semana (Maio 2026)
    Gabriel Fernandes

    Posts Relacionados

    Casal do filme "Meu Casamento Preferido" (2017) em cafeteria olhando vitrine.

    Top 10 Filmes Mais Assistidos na Netflix Brasil Esta Semana (Maio 2026)

    Gabriel Fernandes
    8 de maio de 2026
    Imagem de divulgação com personagens em cartum do livro "Melhor Que nos Filmes", que ganhará adaptação cinematográfica. Fundo amarelo com título em destaque ao centro no lettering da capa do livro.

    Melhor Do Que Nos Filmes | O Enemies to Lovers Mais Famoso do BookTok Vai Ganhar Filme

    Ana Laura Moura
    8 de maio de 2026
    Jaafar Jackson caracterizado como seu tio, Michael Jackson, no filme biográfico "Michael"; ele está com um semblante sério, blusa colegial vermelha, olhando levemente para cima com um quadro cheio de pins atrás.

    Michael – Parte 2 | Muito Além do Moonwalk: a Sensibilidade que o Mundo Não Compreendeu

    Jéssica Meireles
    8 de maio de 2026
    Jaafar Jackson na cinebiografia "Michael", interpretando o tio Michael Jackson. Ele está no palco cheio de gelo seco ao fundo em performance.

    Michael – Parte 1 | A Genialidade que Encantava o Mundo, e a Infância que Ficou para Trás: Michael Jackson no Cinema

    Jéssica Meireles
    7 de maio de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon