Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Sem Direção

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Sem Direção
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Critica: Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral

Avatar de Deivid R. Purificação
Deivid R. Purificação
6 de abril de 2019 3 Mins Read

cinehollywood2 5Quando o primeiro “Cine Hollywood” foi lançado em 2013, muito de seu charme vinha de dois aspectos: Sua estética que beirava a um cinema de rua (provável fruto de um orçamento mais modesto); e o forte uso do humor regionalista cearense em contraste com o uso corriqueiro da linguagem e referências cinematográficas. Já sua sequência, que chega aos cinemas seis anos depois, muito do charme estético se perdeu.

No interior do Ceará, começo dos anos 1980, na pequena cidade de Pacatuba, a TV se populariza cada vez mais, fazendo com que o humilde Francisgleydisson (Edmilson Filho) feche seu adorado Cine Holliúdy e vá morar na casa de sua sogra, ao lado da esposa Maria das Graças (Miriam Freeland) e do filho Francin. Depois de passar por uma experiência envolvendo abdução alienígena, Francisgleydisson tem a ideia de rodar um longa-metragem de ficção científica onde Lampião enfrenta seres vindo do espaço sideral. Para produzir o filme, ele consegue o apoio do prefeito Olegário e de sua esposa Justina (Samantha Schmütz), futura candidata às próximas eleições.

De cara se nota um design de produção bem mais pomposo e vitaminado. A cidade e os ambientes internos ganham mais vida com cores mais vibrantes e uma iconografia cearense que está sempre em foco na decoração. E se por um lado isso deixa a produção com aspecto mais comercial, por outro vai em desencontro com o roteiro do filme – já que o mesmo é marcado por inúmeros momentos de ode ao “Cinema Novo”,  e a célebre frase de Glauber Rocha: “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”.

Não muito longe disso está a montagem, que vai pelo caminho mais óbvio ao pontuar demais as piadas, criando assim constante premeditação de algumas falas do filme. Ela acaba por tirar muito do charme da piada abrupta (algo que o texto deixa claro ser importante para a construção da punchline).

cine hollyudi

Apesar da dificuldade que encontra com a montagem, o roteiro funciona quase tão bem quanto no primeiro longa. Além do ótimo uso do“personalismo” cearense confrontado com a cultura e história cinematográfica, (porém nesse filme com evidência na norte americana) os comentários políticos sociais ficam mais afiados. Logo no começo é referido o poder econômico adquirido pela igreja, e como muito de seus interesses passaram a ser monetários. Mesmo com a ambientação setentista do filme, o texto ainda se preocupa em dar uma cutucada nas patifarias da política contemporânea usando magnificamente a frase: “Não tenho como provar, mas tenho convicção”.

É sempre bom destacar que existe uma linha muito tênue entre o personalismo e estereótipo, quando o texto tem um humor baseado nisso, é comum que um acabe se transformando no outro – o que por sorte não acontece aqui. E Apesar de boa parte disso ser sim devido ao texto, o  elenco também merece elogios. Muito das nuances dos protagonistas vem de fortes contrastes que os atores empregam a suas performances no primeiro filme – vide o ar menos lúdico de Francisgleydisson diante situações que ele enfrentava com tanto fervor no passado.

Por fim, independente de trazer uma linguagem menos rica e esteticamente interessante, “Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral” mantém aquele gostinho regional brasileiro que é onde o filme brilha.


Fotos e Vídeo: Divulgação/Downtown Filmes

Reader Rating1 Vote
5.8
6

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

CearáParódia

Compartilhar artigo

Avatar de Deivid R. Purificação
Me siga Escrito por

Deivid R. Purificação

Cinéfilo assíduo desde que se conhece por gente,e um amante da nona arte. É da linha de David Lynch que acredita no potencial onírico das artes.

Outros Artigos

joker joaquin phoenix art z5.jpg 1834093470
Anterior

“Coringa”, com Joaquin Phoenix, ganha trailer

4993830.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Próximo

Crítica: Los Silencios

Próximo
4993830.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
9 de abril de 2019

Crítica: Los Silencios

Anterior
3 de abril de 2019

“Coringa”, com Joaquin Phoenix, ganha trailer

joker joaquin phoenix art z5.jpg 1834093470

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Christopher Lloyd virá à CCXP26
    Christopher Lloyd, de ‘De Volta para o Futuro’, participará de quatro dias de CCXP26
    Cesar Monteiro
    Real taça da champions
    Real Madrid Deslancha no Segundo Tempo, Enquanto Bayern Deixa Vitória Escapar Contra o Arsenal
    Anne Chaves
    BGS 2026 - Brasil Game Show Viagem a China Virtual Óculos
    BGS 2026 Leva Visitantes Para Dentro de Simuladores de Voo, Direção e Viagens em Realidade Virtual
    Gabriel Fernandes
    Tokyo Revengers
    “Tokyo Revengers” Retorna ao Disney+ Com Terceira Temporada e Nova Guerra Entre Gangues
    Gabriel Fernandes
    a caixa do demônio
    “A Caixa do Demônio” Chega aos Cinemas Com Carla Gugino e Mistério Sobrenatural às Vésperas do Halloween
    Gabriel Fernandes

    Posts Relacionados

    Christopher Lloyd virá à CCXP26

    Christopher Lloyd, de ‘De Volta para o Futuro’, participará de quatro dias de CCXP26

    Cesar Monteiro
    21 de outubro de 2026
    a caixa do demônio

    “A Caixa do Demônio” Chega aos Cinemas Com Carla Gugino e Mistério Sobrenatural às Vésperas do Halloween

    Gabriel Fernandes
    21 de outubro de 2026
    Minotauro

    Quatorze Vidas Para o Labirinto | “Minotauro” Faz do Estado Russo uma Fera Faminta

    Rodrigo Chinchio
    20 de outubro de 2026
    Filme Garota Infernal (2009)

    Garota Infernal 2 | Roteiro Vai Explorar Lado Mais Empático de Jennifer

    Amanda Moura
    19 de outubro de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx