Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Los Silencios

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
9 de abril de 2019 3 Mins Read
“Com essa ilusão de reencontrar seu familiar, estamos todos no mesmo lugar: mortos!”

4993830.jpg r 1920 1080 f jpg q xNo centro da tela, posta-se uma pequena menina de brincos verdes. De sua boca, nada se ouve. Nuria fita o espectador, convocado pelo vazio sonoro. Mais assertiva que qualquer fala, impõe-se o extremo oposto: sua total ausência. Nesse não dito – ou, antes, no interdito – encontra-se a força da performance de María Paula Tabares Peña. Entre o visível e invisível, a voz e a mudez, o lugar e o não lugar, a estreante atriz conduz a narrativa de “Los Silencios”.

Peça-chave do longa-metragem, Nuria nasceu do feliz casamento entre Adão (Enrique Díaz) e Amparo (Marleyda Soto). Ora, que nomes mais curiosos! Adão, por um lado, remonta ao pecado original. Qual seria, então, o “fruto proibido”? Trata-se, ironicamente, de ajudar os mais pobres. Afastado de seu egoísta antecessor, o Adão contemporâneo nada quer além de dar voz aos destituídos, visibilizar os invisíveis. Tamanha ameaça não poderia tolerar o status quo: a condição fantasmagórica converte-se em sua sina.

Tal punição aflige, também, o restante da família. Sob ameaças de morte, esposa e filhos precisam deixar o município de San Martín, na Colômbia, rumo à tríplice fronteira entre o país andino, Brasil e Peru. O conflito apresenta-se de início ao público, testemunha de uma fuga a canoa. Recebidos como refugiados, Nuria e o irmão, Fabio (Adolfo Savinvino), precisam restabelecer a rotina. O primeiro passo consiste, naturalmente, em matricular-se em uma nova escola. Assim o faz a solitária mãe. A etapa seguinte, descobrem os três, envolve dinheiro.

Enquanto a mãe se assusta com os valores dos uniformes, Nuria acaricia o emblema do colégio. O movimento das mãos denota esperança. Mais que mera insígnia, afinal, o símbolo inscreveria a menina em uma coletividade. Não mais um ente sem voz, Nuria seria uma estudante. Só que fantasmas não estudam. Aí reside a armadilha do nome Amparo. Vocábulo comum às línguas portuguesa e espanhola, “amparo” associa-se à ideia de proteção. Fantasmagorizado o pai, caberia à mãe, sozinha, sustentar – tanto financeira quanto emocionalmente – os filhos. A tarefa pesa sobre os ombros de uma desamparada Amparo.

0500544.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Resumida no mutismo de Nuria, à família falta não só a voz, mas também um corpo. Pouquíssimas pessoas interagem com a menina, nota-se ao longo da projeção. As reivindicações da mãe, de modo semelhante, não se fazem ouvidas nem mesmo nas assembleias da Ilha da Fantasia – sugestivo lugar onde se passa a história. Nesse sentido, sucessivos planos mostram os familiares em exercício de escuta, mas jamais de fala.

Se há fantasia, portanto, ela se reserva aos minutos finais. Na chamada assembleia de fantasmas, reconfiguram-se a voz e a mudez, o visível e o invisível. O fosforescente do brinco e o ineditismo da voz não deixam dúvidas: Nuria está lá para ser vista e ouvida, para garantir um lugar. Esse lugar, essa comunhão ou partilha, ela traça com as demais partes por meio de uma condição comum: a própria exclusão, herança de uma descendência campesina.

* O filme estreia dia 11 de abril, quinta-feira.


Fotos e Vídeo: Divulgação/Vitrine Filmes

Reader Rating1 Vote
8.3
9

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema BrasileiroDrama

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

cinehollywood2 5
Anterior

Critica: Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral

1393569.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Próximo

Confira as curiosidades por trás de “Shazam!”

Próximo
1393569.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
9 de abril de 2019

Confira as curiosidades por trás de “Shazam!”

Anterior
6 de abril de 2019

Critica: Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral

cinehollywood2 5

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Abracadabra 2
    Abracadabra 3 | Elenco Comenta Atualizações Sobre Sequência
    Nick de Angelo
    Kang Seo-Ha
    Morre Kang Seo-Ha, Atriz de K-dramas, aos 31 Anos
    Amanda Moura
    Noah Gallagher na guitarra em show do Oasis em Manchester em 12/07/2025. Imagem em preto e branco.
    Oasis é Recebido Com Vaias em Manchester Após Homenagem Polêmica
    Cesar Monteiro
    David Corenswet como o protagonista do longa "Superman", de 2025. Personagem está com o traje e cabelo característicos do homem de aço, com um olhar sério, irritadiço, cheio de foligem, e uma multidão o fotografa.
    David Corenswet Comenta Acidente em Superman: “Meu Testículo!”
    Nick de Angelo
    Porta aberta, com silhueta ao fundo, e dois caixões em destaque, no longa "Nosferatu" (2024), de Eggers.
    Nosferatu (2024) | Terror de Robert Eggers Entra na Prime Video
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Abracadabra 2

    Abracadabra 3 | Elenco Comenta Atualizações Sobre Sequência

    Nick de Angelo
    14 de julho de 2025
    David Corenswet como o protagonista do longa "Superman", de 2025. Personagem está com o traje e cabelo característicos do homem de aço, com um olhar sério, irritadiço, cheio de foligem, e uma multidão o fotografa.

    David Corenswet Comenta Acidente em Superman: “Meu Testículo!”

    Nick de Angelo
    13 de julho de 2025
    Porta aberta, com silhueta ao fundo, e dois caixões em destaque, no longa "Nosferatu" (2024), de Eggers.

    Nosferatu (2024) | Terror de Robert Eggers Entra na Prime Video

    Nick de Angelo
    11 de julho de 2025
    Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey em Jurassic World: Recomeço

    Jurassic World: Recomeço | As 5 Principais Referências ao Primeiro Filme da Franquia

    Amanda Moura
    8 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner Prime Day Amazon