Connect with us

Hi, what are you looking for?

Crítica

Crítica: Cinzas e Café

“Cinzas e Café” é um filme transformador

Um curta metragem tem sempre um desafio quase impossível: passar uma mensagem em um tempo basicamente pequeno, menor que 30 minutos. “Cinzas e Café” consegue fazer isso muito bem.

Com uma vibração mais poética, o filme conta a história de quatro amigas que são surpreendidas pela notícia da morte de uma delas. Decididas a fazerem seus últimos momentos como quarteto valerem a pena, Julia, Vanessa, Barbara e Antônia passam por seus dramas e momentos felizes, mostrando  que a vida deve ser atemporal, divertida e a morte não deve limitar isso.

Advertisement. Scroll to continue reading.

É uma bonita reflexão sobre a existência, a amizade, o que tem ou não tem importância. Cada uma oferece seu apoio de uma maneira e são apoiadas em troca. É um bonito retrato de que amizades femininas podem existir sim e serem verdadeiras, sensíveis e sutis.

O pano de fundo do filme não poderia ser mais bonito: o Rio de Janeiro é o cenário ideal para a história. Com um bom enquadramento, o filme consegue passar uma sensação de reflexão ainda mais forte com as escolhas feitas para sua gravação. Sem dúvidas nenhuma, o Rio é um daqueles lugares de beleza natural instantânea e que diferentes pessoas podem arrancar diferentes visões dele. É uma fonte inesgotável de poesia.

O roteiro é simples e até mesmo um pouco clichê, mas é a forma como é trabalhado e a sintonia que três das quatro protagonistas construíram que faz com que sejamos captados por essa história. As atrizes responsáveis por Vanessa (Michele Capri), Barbara (Helga Nemeczyk) e Antônia (Adriana Rabelo) defendem bem suas personagens e entregam uma atuação com completa sintonia entre elas. Já a personagem Júlia, talvez por ser a que mais exige de uma carga dramática e memórias emotivas difíceis de serem feitas, deixou um pouco a desejar.

Daniel Gravelli, responsável pela direção e roteiro entrega um curta sutil, até com um ar lúdico e com uma visão pouco comum sobre a vida e a morte. Ainda que opte por alguns momentos bastante óbvios e saídas fáceis, ele consegue mostrar um olhar muito bonito sobre o tema do filme. As escolhas que faz em relação a direção faz com que o filme não caia em um senso comum e o tornam memorável.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Sinopse
O filme conta a história de Júlia, Vanessa, Barbara e Antônia. Quatro mulheres, diferentes uma das outras, mas amigas desde de sempre. Um relação verdadeira da qual nunca existiu nada que juntas não pudessem superar, até que uma notícia avassaladora promete mudar suas vidas. Uma história sobre medo, amor e determinação.
Prós
Contras
4.5
Nota

Marya Cecília é goiana de nascimento, mora em São Paulo há seis anos e ainda assim não consegue lidar com o clima 4 estações em um dia que rola nessa cidade. Tem umas manias esquisitas, tipo ver um filme que gosta várias vezes, mas esta tentando lidar com isso (ou não). Falando nisso, ela não faz questão nenhuma de ser normal, então podemos apenas seguir em frente!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Filmes

Longa de Gustavo Rosa de Moura ainda tem no elenco grandes nomes como Karine Teles, Mariana Lima, Du Moscovis e Jessica Ellen. Estreia 21 de julho nos...

Filmes

De 11 a 18 de maio o Cinesesc recebe a 10ª edição da Mostra Tiradentes | SP. Dentre os destaques, serão exibidos os filmes premiados...

Filmes

O serviço de streaming revela as primeiras imagens de séries e filmes e anuncia as próximas produções nacionais A Netflix entrou em 2022 com...

Crítica

A primeira adaptação da obra de Mauricio de Sousa em live-action com “Turma da Mônica: Laços” foi uma grata surpresa para os fãs dos...

Advertisement