Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Devorar

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
31 de outubro de 2019 3 Mins Read

Devorar 2Discussões sobre a vida das mulheres deveriam ser feitas pelas próprias mulheres, mas não é isso que acontece em uma sociedade dominada pela figura masculina que toma conta dos governos, das religiões e das famílias. O sofrimento do sexo feminino se intensifica de várias maneiras, principalmente quando a maternidade entra em foco, com o aborto como tema central. Todas essas questões são discutidas no filme “Devorar” de Carlo Mirabella-Davis, que segue a vida de Hunter (Haley Bennett), depois de casar-se com o rico Richie (Austin Stowell), passando também a conviver com o pai (David Rasche) e a mãe (Elizabeth Marvel) do rapaz, em uma bela casa. Com o marido sempre trabalhando e com as constantes intromissões dos sogros, Hunter se sente perdida no próprio casamente. Em decorrência disso, ela desenvolve uma inesperada vontade de engolir vários tipos de objetos.

A compulsão por engolir, para depois expurgar de forma dolorosa, é negação antecipada ao bebê que descobre estar esperando. Ela diz à psicóloga contratada pela família que o prazer vem ao sentir o gosto e a textura dos objetivos em sua boca antes de engoli-los, e não da ação de engolir. Aí surge o paralelo com o sexo feito de forma quase animal com o marido. Há o prazer do ato, mas não a vontade de engravidar. Agora seu corpo foi invadido por um “objeto estranho”, e não há a certeza se deve mantê-lo ou não. Essa dúvida é externada quando, ao decorar o quarto do bebê, ela deixa metade da janela de vidro coberta com uma película vermelha, enquanto a outra metade mostra a vida da floresta do ambiente externo. Vida e morte em plena disputa naquele espaço.

Bem, tudo piora quando Hunter descobre que o marido é um crápula abusador. Então, passar por uma gravidez indesejada e ainda de um homem desprezível é algo extremamente difícil.  Sem ninguém para apoiá-la – mesmo casada, vivia solitária – terá mais um obstáculo para superar sozinha e depois esperar por algo melhor, que pode nunca vir. Como desgraça pouca é bobagem, ainda há traumas não superados do passado. Traumas esses que não serão comentados neste texto para evitar spoilers. O que pode ser dito é que Hunter possui, além da compulsão por engolir objetos, problemas psicológicos causados por atos graves cometidos por seu pai, e esses são de difícil resolução.

Devorar 4

Para carregar toda essa complexidade que a trama apresenta, era preciso uma atriz competente, e o trabalho de Bennett merece ser reconhecido. A atriz cria uma mulher confusa com seus próprios atos. Sua voz gentil e condescendente esconde uma pessoa destruída, o que aflora com choros espontâneos e desesperados. Sua submissão vem através de sua linguagem corporal composta pela cabeça baixa e pelas costas levemente inclinadas. Os olhos marejados e as palavras que querem sair da boca, mas que ficam apenas nos balbucios, completam essa figura subjugada.

Claro, não é para menos, já que a pressão é enorme, e a direção de Mirabella-Davis destaca isso ao colocar a mulher sempre em posição de inferioridade, como nos planos que mostram seu marido em um local mais elevado. A cena em que ela trabalha em um jardim enquanto ele a vigia de uma janela superior é um exemplo. Há também o cerco feito pela família do rapaz, com a mãe, o pai e um segurança a rodeando. Então, mesmo em uma mansão exageradamente espaçosa, ela quase não consegue respirar ou pensar por si mesma. Hunter, ao contrário do que significa seu nome, será a caça em uma selva dominada por predadores irracionais. Infelizmente, essa é a situação de muitas mulheres no mundo real e dito civilizado.

* Este filme foi visto durante a 43ª Mostra de Cinema de São Paulo.

 

Reader Rating0 Votes
0
9

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

43ª Mostra SPMostra SP

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

A Odisseia dos Tontos 6
Anterior

Crítica: A Odisseia dos Tontos

Texto do seu parágrafo 2 1 1
Próximo

Resenha: Cinco Semanas em Balão, de Júlio Verne

Próximo
Texto do seu parágrafo 2 1 1
1 de novembro de 2019

Resenha: Cinco Semanas em Balão, de Júlio Verne

Anterior
31 de outubro de 2019

Crítica: A Odisseia dos Tontos

A Odisseia dos Tontos 6

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Ryn e seu parceiro Abram Finlay de costas em uma paisagem com árvores douradas ao redor e diante de uma paisagem com uma construção em arquitetura no estilo clássico meio a uma cadeina montanhosa, de dia, no jogo "Echoes of the End".
    Echoes Of The End | Trailer Tem 17 Minutos e Gameplay Limpa
    Nick de Angelo
    Olivia Rodrigo, cara blasé, segurando os braços com suas luvas compridas de látex pretas, e uniforme de colegial em um corredor de highschool no clipe de "Good 4u".
    20 Músicas Internacionais que Viralizaram no Tik Tok
    Cesar Monteiro
    Caleb, Will, Dustin, Finn, em refeitório na quinta e última temporada de "Stranger Things", encarando a câmera.
    Stranger Things – 5ª Temporada | O Final Definitivamente Está Próximo
    Roberto Rezende
    Imagem Destacada: Divulgação/Tony Iommi (via Instagram/Fotografia: @rosshalfin, @yvette_uhlmann, @metal__dave)
    Black Sabbath | Tony Iommi Revela Músicas que Ficaram de Fora na Despedida
    Cesar Monteiro
    Himmel, Frieren, e Heiter, do anime "Sousou no Frieren", de noite ao redor de uma fogueira. Os rapazes conversam enquanto a elfa come pão.
    Frieren | Mangá Retorna do Hiato Após 6 Meses
    Hugo Santiago

    Posts Relacionados

    Abracadabra 2

    Abracadabra 3 | Elenco Comenta Atualizações Sobre Sequência

    Nick de Angelo
    14 de julho de 2025
    David Corenswet como o protagonista do longa "Superman", de 2025. Personagem está com o traje e cabelo característicos do homem de aço, com um olhar sério, irritadiço, cheio de foligem, e uma multidão o fotografa.

    David Corenswet Comenta Acidente em Superman: “Meu Testículo!”

    Nick de Angelo
    13 de julho de 2025
    Porta aberta, com silhueta ao fundo, e dois caixões em destaque, no longa "Nosferatu" (2024), de Eggers.

    Nosferatu (2024) | Terror de Robert Eggers Entra na Prime Video

    Nick de Angelo
    11 de julho de 2025
    Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey em Jurassic World: Recomeço

    Jurassic World: Recomeço | As 5 Principais Referências ao Primeiro Filme da Franquia

    Amanda Moura
    8 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner Prime Day Amazon