Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): É apenas o fim do mundo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
22 de dezembro de 2016 3 Mins Read

Louis está de volta à cidade onde nasceu e que deixou para trás há muito tempo. Ele é um estranho para seus irmãos e para sua mãe; a volta é carregada de amargura, com conversas intensas; as roupas encharcadas de suor, por causa do calor intenso, mas principalmente pela tensão que impera na casa. Xavier Dolan filma em planos fechados, sufocando seus personagens, sufocando os espectadores. Sua câmera passeia em planos sequenciais nos corredores mal iluminados, fazendo um paralelo com a vida daqueles personagens.

As lembranças que Louis possui do passado naquela casa são lembranças onde a irmã, o irmão e a mãe não estão inclusos, reforçando a sua falta de identidade com todos.  A sequência em que ele abraça a mãe é reveladora ao mostrar o grau de degradação do seu relacionamento com a família, já que Dolan ilumina a cena de uma forma com que pareça que ele está abraçando o vazio, enquadrando apenas o rosto de Gaspard Ulliel. Ele olha em direção a uma janela aberta, como se quisesse fugir daquela situação. Logo depois Dolan afasta a câmera para mostrar cada um em uma extremidade do quadro, com aquele mesmo vazio entre os dois.

Como em todos os filmes de Dolan a figura da mãe está presente, mas Louis não sente ódio por ela, parece apenas não sentir nada, assim como pelo irmão e pela irmã, conseguindo apenas uma fagulha de cumplicidade com a cunhada, que não possui seu sangue.

dolan f“É apenas o fim do mundo” é um filme de diálogos, construído para que as atuações de seus atores sejam o ponto crucial para o desenvolvimento da trama, então o elenco não poderia ser menos do que fantástico. E ele o é, pois trás os nomes de maior peso do cinema francês da atualidade. Começando com Gaspard Ulliel, que possui uma sensibilidade incrível em criar um Louis que se expressa com os olhos, usando poucas palavras, além de se manter com o corpo reprimido, como se estivesse acuado por aquelas pessoas. Vincent Cassel, o irmão mais velho, cria uma figura bruta, que parece carregar o ódio em suas entranhas, ele nunca mantém contatos visuais longos, sempre dando as costas nos diálogos da família. Marion Cotillard dá vida à cunhada, que parece um animal ferido, não conseguindo controlar o marido ou até a própria dicção, passando insegurança, mas, surpreendentemente, sendo forte em alguns momentos.  Nathalie Baye, a mãe, é a síntese da falência daquela família, ela se mostra feliz em alguns momentos, se maquia e se veste como jovem, mas é em seu choro e em sua compulsão pelo fumo que vemos sua verdadeira persona. Léa Seydoux, a irmã, transmite carência e rebeldia, com uma personagem que parece perdida, não possuindo um local no mundo.

Mas, após todos os embates, as cenas constrangedoras e os momentos de demonstração de ódio, fica a pergunta: por que Louis Volta? O roteiro dá algumas pistas do motivo, como nas constantes vezes em que ele verifica as horas em seu relógio de pulso ou em um antigo cuco, mostrando assim a sua preocupação com o tempo, ou com o que lhe resta desse tempo. Há também a cena fantasiosa do pássaro do cuco ganhando vida, ele voa desgovernado pela casa e bate nos móveis até encontrar a janela, aquela mesma que Louis encara anteriormente, mas, quando ele tenta alcança-la, cai no chão e morre. Remorso, conciliação, aceitação ou despedida, todos parecem ser os motivos que fazem Louis voltar, mas em nenhum momento ele chega a alcançar alguns deles, já que nunca conseguirá ser aceito em meio a todas as feridas que o passado deixou. Então, diferente do pássaro, Luis sai da casa para que sua morte não seja presenciada.

 

https://www.youtube.com/watch?v=-ItNbJc0SYQ?rel=0

Reader Rating0 Votes
0
9

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaCinema FrancêsDrama

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

MINHA VIDA SEM MIM
Anterior

Crítica: Minha vida sem mim

christmas 1869902 1920
Próximo

Especial de Natal Telecine

Próximo
christmas 1869902 1920
22 de dezembro de 2016

Especial de Natal Telecine

Anterior
22 de dezembro de 2016

Crítica: Minha vida sem mim

MINHA VIDA SEM MIM

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Filme Anora
    Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data
    Nick de Angelo
    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.
    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.
    Nick de Angelo
    Capuz como visto na série "Coração de Ferro", da Marvel.
    Coração de Ferro | Quem é o Capuz? Conheça a História do Vilão Encapuzado
    Hugo Santiago
    007: Sem tempo para Morrer
    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios
    Roberto Rezende
    Membros do Rage Against The Machine sentados com braços para trás e fitas isolantes nos olhos e boca. Ensaio em preto e branco.
    Rage Against The Machine Volta à Ativa Com Críticas Diretas a Trump
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Filme Anora

    Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data

    Nick de Angelo
    30 de junho de 2025
    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.

    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.

    Nick de Angelo
    28 de junho de 2025
    007: Sem tempo para Morrer

    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios

    Roberto Rezende
    27 de junho de 2025
    Pedro Pascal com suéter de gola alta azul da cor do uniforme do Quarteto Fantástico, no filme de mesmo nome, 2025, onde interpreta o Senhor Fantástico. Ele está centralizado na tela, com um microfone em sua frente.

    Quarteto Fantástico | Último Trailer Promete Aventura Emocional com Riscos Imensos aos Heróis

    Roberto Rezende
    26 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER