Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

CRÍTICA: ELENA, de Petra Costa

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
17 de novembro de 2016 2 Mins Read

elena-1000ELENA (2012) é um documentário brasileiro forte e emocionante, desses inesquecíveis que temos vontade de indicar para todos; uma história pessoal, sobre amor e perda, transportada para a tela de forma delicada e corajosa.  Mas, não é uma obra para qualquer espectador;  parafraseando Clarice Lispector,  ficaria feliz  se   este filme fosse visto apenas por pessoas de alma já formada. Aquelas que sabem que a aproximação, do que quer que seja, se faz gradualmente e penosamente—atravessando inclusive o oposto daquilo que se vai aproximar.

82 minutos de poesia, de sonhos, de prazer, de dor, de memória latente, de tristeza, de força poética, de vida e de morte, assim podemos descrever ELENA, dirigido por Petra Costa  e produzido pela Busca Vida Filmes.

No elenco, três mulheres ( Li an, Petra Costa e Elena Andrade). Através de vídeos caseiros feitos por Elena–guardados desde 1980–  , Petra nos apresenta  a infância ao lado da irmã  e da mãe ( Li an); o brincar de ser atriz, e o momento da partida.

No filme, somos guiados pelas vozes  e  olhares, de Petra Costa e Li an, uma espécie de camera-eye que captura a tristeza  ao mesmo tempo narra a história de Elena Andrade  , uma jovem brasileira que viaja para Nova York aos 20 anos, e cujo maior sonho era ser atriz de cinema.   Somado aos vídeos caseiros, temos o diário de Elena, as reportagens  e os depoimentos emocionantes  (de familiares e de amigos)  que serviram de memória viva para compor o roteiro  singular, assinado por Petra e  Carolina Ziskind.  O enredo não segue uma sequência cronológica, assim temos  uma mistura dos espaços ( interior e exterior), acentuando uma narrativa psicológica que traz à tona  flashs memorialísticos.

elena-2

A fotografia criou  uma atmosfera extremamente poética e adequada ao filme:   as cores e luzes da cidade de Nova York,   os movimentos aos poucos revelados ,  a forma como a paisagem é apresentada–   ora borrões ( como o esforço de lembrar), ora claríssima ( como as águas dum rio translúcido) merecem destaque.  ELENA foi exibido em diversos festivais, no Brasil e no exterior, recebendo importantes prêmios em onze, entre os quais o de melhor filme no Arlington International Film Festival (AIFF) – Estados Unidos ,  melhor documentário no Los Angeles Brazilian Film Festival e no Films de Femmes 2013.

O filme não se trata apenas de um documentário autobiográfico e de uma homenagem à memória da irmã mais velha, e sim da coragem de doar-se, de reviver uma tragédia pessoal e de colocar em cheque um assunto tabu em nossa sociedade: o suicídio. Dessa forma, elas, personagens reais, são para a obra o que o coração é para o corpo. As batidas são fortes, e aceleradas, a procura de um espectador sensível e corajoso para escutá-las.

Por Renata Ferreira

Reader Rating5 Votes
7.6
10

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaDocumentárioFilme BrasileiroPoesia

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

15592395 1626542674306807 648521442 n
Anterior

Crítica (2): Creepy

capa en
Próximo

Espetáculo brasileiro na Broadway

Próximo
capa en
17 de novembro de 2016

Espetáculo brasileiro na Broadway

Anterior
17 de novembro de 2016

Crítica (2): Creepy

15592395 1626542674306807 648521442 n

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Blue Moon
    Blue Moon | Lorenz Hart por Richard Linklater
    Rodrigo Chinchio
    Springsteen
    Springsteen: Salve-me do Desconhecido | Cinebiografia Quadrada Demais para um Rock Star
    Rodrigo Chinchio
    Série Tremembé do Prime Video
    Série Tremembé | Carol Garcia Fala dos Desafios de Interpretar Elize Matsunaga
    Amanda Moura
    Jay Kelly
    Jay Kelly | George Clooney e a Crise da Meia Idade
    Rodrigo Chinchio
    Rhea Seehorn como a protagonista de "Pluribus" com um telefone no ouvido e uma expressão de quem recebe uma notícia com espanto.
    Apple TV | Veja Estreias de Novembro de 2025
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Blue Moon

    Blue Moon | Lorenz Hart por Richard Linklater

    Rodrigo Chinchio
    31 de outubro de 2025
    Springsteen

    Springsteen: Salve-me do Desconhecido | Cinebiografia Quadrada Demais para um Rock Star

    Rodrigo Chinchio
    31 de outubro de 2025
    Jay Kelly

    Jay Kelly | George Clooney e a Crise da Meia Idade

    Rodrigo Chinchio
    31 de outubro de 2025
    Imagem de divulgação de "Sem Saída", com protagonistas armados em um túnel. Na frente, o principal, Tyrese Gibson (Ty) olha para a câmera.

    Sem Saída | Confinamento e Tensão Envolvendo Energia Nuclear

    Roberto Rezende
    29 de outubro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon