Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Ella e John

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
27 de março de 2018 3 Mins Read

2365102.jpg r 1920 1080 f jpg q xDurante o verão de 2016, o clima das eleições presidenciais agitava os norte-americanos. Em passeatas pró e contra Donald Trump, multidões tomavam as ruas com gritos e cartazes. Esse conturbado momento político serve de pano de fundo para “Ella e John” (The Leisure Seeker, 2017), primeira produção do diretor italiano Paolo Virzì (“A Primeira Coisa Bela”, “Capital Humano”, “Loucas de Alegria”) nos Estados Unidos.

O longa-metragem, adaptação do livro homônimo de Michael Zadoorian, conta a história de um casal idoso em busca de uma última aventura. Quando a memória do marido, o professor de inglês John Spencer (Donald Sutherland), começa a se deteriorar, Ella (Helen Mirren) resolve cumprir uma antiga promessa: levá-lo para conhecer a casa do escritor Ernest Hemingway. Os dois partem, então, rumo à Florida em seu velho trailer, carinhosamente apelidado de “Caça-Lazer” – em inglês, The Leisure Seeker, título original do filme.

Ao longo do roteiro, elaborado por Virzì em parceria com seus recorrentes colaboradores Stephen Amidon (“Capital Humano”), Francesca Archibugi (“Loucas de Alegria”) e Francesco Piccolo (“Capital Humano”, “A Primeira Coisa Bela”), somam-se menções a Trump. Já na primeira cena pode-se ouvir, ao fundo, sua voz em um carro de som. Em outro momento, John, esquecendo sua histórica posição democrata, encanta-se por uma manifestação a favor do candidato republicano (foto). Nessas mencionadas sequências, não parece haver uma tentativa de crítica aos ideais do atual presidente. O viés “apolítico”, ao contrário, acaba por endossá-los.

A postura armamentista, por exemplo, ganha concordância na autodefesa de Ella em um assalto. O discurso racista, por outro lado, explicita-se na vergonhosa tentativa de usar como artifício cômico a cor de pele de uma personagem. A xenofobia, por fim, encontra o seu lugar nas cenas finais. Ao perceber a casa de Hemingway tomada por um clima festivo, a protagonista se decepciona com a perda do valor de culto anterior. Enquanto o público identifica a sua frustração, ritmos latinos ocupam a trilha musical de Carlo Virzì (“A Primeira Coisa Bela”, “Capital Humano”, “Loucas de Alegria”). Em outras palavras, o filme parece lamentar a “degradação” dos “valores americanos” e aguardar que alguém “Torne a América Grande Novamente” – tradução livre de “Make America Great Again”, slogan da campanha de Donald Trump. Outro olhar poderia, certamente, encarar os mesmos elementos como sinais de uma sutil ironia. Talvez fosse essa a intenção do cineasta. Não há, porém, suficientes indícios concretos que corroborem essa leitura. A absoluta presença dos veteranos Sutherland e Mirren – indicada ao último Globo de Ouro na categoria de melhor atriz em comédia ou musical – direciona a visão do espectador e sufoca a possibilidade de novas perspectivas.

Deixada de lado a problemática política, o longa-metragem sofre, ainda, com a falta de ritmo e o predomínio de diálogos sobre ações. As quase duas horas de duração, montadas com pouca eficiência por Jacopo Quadri (“Os Sonhadores”, “Eu e Você”, “Bicho de Sete Cabeças”), não oferecem nada além de um road movie com um destino óbvio e poucas recompensas. Ao final da jornada, nem mesmo a agradável companhia dos premiados atores faz a viagem valer a pena.

Sem saber se situar entre a comédia e o drama, “Ella e John” transita, enfim, entre emoções mal exploradas e piadas de gosto duvidoso – pum, arroto e demência compõem o lamentável repertório. O resultado, dessa forma, não desperta o riso nem o choro de seu público, mas apenas o mais profundo constrangimento.

* O filme estreia dia 5 de abril, quinta-feira, mas tem pré-estreia marcada para o dia 27 de março, terça-feira.

Reader Rating3 Votes
3
2.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Comédia DramáticaFestival do RioFestival do Rio 2017Globo de Ouro 2018Helen MirrenRoad Movie

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

29060917 986969761472372 5881449552206559464 o
Anterior

Review: The Walking Dead (S08 Ep12: “The Key”)

28828373 10215133693643264 2147887187098691757 o
Próximo

Resenha: Nada Mais a Perder, de Jojo Moyes

Próximo
28828373 10215133693643264 2147887187098691757 o
27 de março de 2018

Resenha: Nada Mais a Perder, de Jojo Moyes

Anterior
26 de março de 2018

Review: The Walking Dead (S08 Ep12: “The Key”)

29060917 986969761472372 5881449552206559464 o
Publicidade

Posts Recentes

Pedro Sampaio em evento do House of Mouse Tour, em seu setlist no Rio.
House Of Mouse | Disney Traz Evento Ao Rio Com Pedro Sampaio e Uma Experiência Inesquecível
Joanna Colaço
Ator Ncuti Gatwa como o Doutor de "Doctor Who" em série revival de 2024. Ele está dando as mãos para o telespectador, com ela em destaque para câmera, com um sorriso, e uma espiral futurística atrás dele.
Doctor Who | Ncuti Gatwa se Despede da Série Após Duas Temporadas
Amanda Moura
Ivana Baquero, atriz protagonista de "O Jogo da Viúva", em imagem de capa promocional para filme da Netflix. Ela está com o rosto encoberto pelos ombros de um homem, mão esquerda sobre ele, revelando a aliança, e um olhar enigmático. O homem está de terno e de costas.
O Jogo da Viúva | Conheça a História Real Que Inspirou o Longa da Netflix
Amanda Moura
HUnter Schafer interpretando Jules em "Euphoria". Atriz está com braço direito levantado (nossa esquerda da tela), olhando diretamente para a câmera, semi-dobrado, segurando duas folhas douradas pendentes, e um sorriso mostrando parcialmente os dentes de baixo.
The Legend of Zelda | Hunter Schafer Pode Interpretar o Papel-título no Live-action
Amanda Moura
Taylor Swift em um fundo completamente branco, sentada com blusa azul claro e jeans do mesmo tom, sorrindo, cercada por seus seis primeiros álbuns de estúdio, em anúncio da compra de seus direitos.
Taylor Swift Compra Suas Masters de Volta; Fãs se Preocupam com Reputation TV
Nick de Angelo

Posts Relacionados

Ivana Baquero, atriz protagonista de "O Jogo da Viúva", em imagem de capa promocional para filme da Netflix. Ela está com o rosto encoberto pelos ombros de um homem, mão esquerda sobre ele, revelando a aliança, e um olhar enigmático. O homem está de terno e de costas.

O Jogo da Viúva | Conheça a História Real Que Inspirou o Longa da Netflix

Amanda Moura
1 de junho de 2025
HUnter Schafer interpretando Jules em "Euphoria". Atriz está com braço direito levantado (nossa esquerda da tela), olhando diretamente para a câmera, semi-dobrado, segurando duas folhas douradas pendentes, e um sorriso mostrando parcialmente os dentes de baixo.

The Legend of Zelda | Hunter Schafer Pode Interpretar o Papel-título no Live-action

Amanda Moura
31 de maio de 2025
Elenco do filme francês "Entre Dois Mundos" (2022) sentado em um cais.

Entre Dois Mundos | O Discreto Interesse Burguês Pela Limpeza de Privadas

Rodrigo Chinchio
29 de maio de 2025
Jason Statham como Levon Cade, protagonista de "Resgate Implacável". Ele segura com as duas mãos uma grande marreta e está vestido com um colete. De cara séria, ele está de frente para câmera e de trás para uma janela em semicírculo com luz natural diurna passando pelo ambiente escuro.

Resgate Implacável | Jason Statham Brincando de Liam Neeson em Filme de Ação sobre Resgate de Adolescente

Roberto Rezende
28 de maio de 2025
  • Sobre
  • Contato
  • Collabs
  • Políticas
Woo! Magazine
Instagram Tiktok X-twitter Facebook
Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
ECO SHOW AMAZON BANNER