Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

Resenha: Nada Mais a Perder, de Jojo Moyes

Jojo Moyes sempre nos traz grandes lições e em “Nada Mais a Perder”, temos uma história de descoberta, bravura e de encontros

Jojo Moyes tem muitos livros publicados, um ficou tão conhecido que virou até filme. Mas, “Nada Mais a Perder” é um dos livros de Moyes, que mesmo não sendo muito conhecido, nos encanta por sua história e por seus personagens singulares, que também são ao mesmo tempo cativantes e nos ensinam inúmeras lições.

E por mais que essa história conte uma história de verdadeiro amor, não espere aquele romance. No caso, durante a narrativa, temos várias histórias de amor contadas, nos deixando completamente apaixonados pelos personagens. Há a história de amor entre uma neta e seus avós, entre uma menina e o sonho de ser cavaleira, e a história de amor de uma família que está prestes a se formar, mas nem mesmo eles sabem disso. Acredite, essa história vai muito além de um romance.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em “Nada Mais a Perder”, temos três personagens principais: Sarah, Natasha e Mac. Sarah é uma menina que foi abandonada pela mãe e criada pelos avós, ela trabalha duro com o seu cavalo para ser a melhor cavaleira, sendo o seu sonho ir a Paris e entrar para a Le Candre Noir – uma renomada escola -, e vai fazer de tudo para chegar lá , mesmo depois de não poder contar com mais ninguém – bom…, isso era o que ela pensava.

Natasha é uma advogada especializada em representar crianças e adolescentes em que os pais estão se separando ou que estão prestes a ir a um abrigo. Mesmo tendo muito sucesso profissional, não podemos dizer o mesmo de outros quesitos de sua vida que no momento se encontra virada do avesso.

Então, vocês já podem começar a imaginar como a vida dessas duas vão se cruzar. Quando Natasha pega o caso de Sarah, a advogada resolve ajudar a menina e dar abrigo à garota, mas a mulher sabe que Sarah esconde alguma coisa e não vai sossegar até descobrir o que é.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“As crianças não nos contam nada porque, na maioria das vezes, ninguém escuta mesmo.”

No meio de todo esse tumulto tem Mac. Ele é ex- marido de Natasha – mesmo que eles ainda não tenham oficializado o fim da união – e esse personagem aparece de uma forma bem surpreendente no meio da história, dando um novo rumo a tudo o que está acontecendo.

Os três irão percorrer um longo caminho e nem um pouco fácil, vão reviver medos do passado, vão encarar o presente e tentarão ter um belo futuro.

Em suas 400 páginas, “Nada Mais a Perder” nos deixa intrigados e quando chegamos a última página, ficamos com aquele gostinho de quero mais e completamente apaixonados pelo desfecho irreverente da história. Pois, o que Jojo Moyes sabe fazer é sair do óbvio e nos surpreender.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Com uma leitura fácil, a narrativa é contada tanto da perspectiva de Natasha quanto da perspectiva de Sarah, e Mac fica no meio disso, muitas vezes se mostrando completamente perdido, mesmo querendo muito ajudar.

Fica nítido que a autora tem uma vertente dramática muito aguçada. Nesse livro, temos uma carga emocional muito forte; os problemas familiares narrados e os personagens se tornam muito reais, fazendo com que a gente se identifique.

“Nada mais a Perder” foi lançado pela Intrínseca e é um dos romances antigos da autora que não tinha sido publicado e essa editora resolveu nos presentar.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“O rosto de Sarah era uma máscara de concentração, o esforço se revelava nas sombras em volta dos olhos, na tensão do maxilar. Natasha observou os movimentos minúsculos dos calcanhares da menina, as pequeninas mensagens enviadas pelas rédeas. Via o cavalo escutando, aceitando, obedecendo apesar do cansaço, e compreendeu que, embora não entendesse nada de cavalos, aquilo a que assistia era belo, algo que só podia ser alcançado por meio de anos de disciplina incansável e trabalho infinito.”

 

Reader Rating2 Votes
9.6
9.5
Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Leitora voraz, que faz mil e uma tarefas. Apaixonada por filmes, séries e leitura em geral. Cacheada de nascença e por amor.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Literatura

“Tartarugas Até Lá Embaixo” é um livro simples, mas que traz uma narrativa encantadora “Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes...

Filmes

Segue abaixo 5 casais com muita química nos filmes. Não importa se é um filme de romance, uma ação ou um terror, quando dois...

Reviews

Depois do sucesso estrondoso de “Tudo Bem Não Ser Normal“, de 2020, entre o povo dorameiro, chegou, em maio de 2021, “Loucos Um Pelo...

Séries/TV

Série ainda inédita no Brasil é poderosa e envolvente Em algum momento de nossas vidas sonhamos com um amor de cinema. Aquele arrebatador, que...

Advertisement