Uma comédia adolescente contando a biografia de um YouTuber… Me perguntei se um filme assim poderia dar certo. A resposta me surpreendeu. Pode. O “SIM” enorme veio na forma desse filme chamado “Eu Fico Loko”.
O filme narra a vida de Christian Figueiredo, hoje um grande astro com milhares de seguidores, mas, antes, o típico loser, o esquisitão da escola, que não conseguia se encaixar, vivia sofrendo por conta de sua aparência e de seu jeito, encontrando consolo apenas no seu hobbie, que era gravar vídeos para seu canal no YouTube, visto na época por pouquíssimas pessoas. Assim, somos apresentados ao pequeno Christian, ainda criança, já com suas dificuldades e traumas e em seguida conhecemos sua versão de 15 anos, que é a que nos acompanha a maior parte do filme. (Tendo algumas intervenções do seu “eu” atual, que por vezes assume o papel de narrador e quebra a 4ª parede, conversando com o público)
Sabe aquela frase “não é O QUE você conta, mas, COMO você conta”? Não podia ser mais verdadeira… A grande sacada do diretor Bruno Garotti foi a maneira que encontrou para levar ao público essa história! Além de dirigir, ele foi responsável pelo roteiro junto com Sylvio Gonçalves, que é na verdade uma adaptação do primeiro livro de Christian, Eu Fico Loko (Novo Conceito, 2015), com histórias reais que aconteceram na infância e adolescência do autor. Essas histórias foram reunidas nesse longa-metragem em uma narrativa dinâmica e divertida, que apesar de diminuir um pouco o ritmo em determinado momento do filme, não chega a ser algo que incomoda em momento algum.
A atuação de Filipe Bragança como o Christian de 15 anos é espetacular! O ator se preparou para um desafio enorme, viver nas telas do cinema não apenas um personagem, mas uma pessoa real, que mostra a verdadeira face na internet quase diariamente e que conta com milhares de seguidores prontos para apontar possíveis falhas em sua atuação, o que certamente não acontece. Graças ao seu empenho e muitas horas assistindo aos vídeos de Christian, Filipe estava pronto para o desafio e sua atuação não deixou nada a desejar. Importante dizer que, embora tenha destacado o Filipe por toda a dificuldade já citada e por seu ótimo desempenho, todos estavam muito bem em seus papéis! Ainda assim, quero fazer aqui duas menções honrosas: Suely Franco diverte e nos emociona como a avó do garoto, interpretação nota 10! Ceará como Geraldo Coelho está engraçadíssimo, quando ele entra em cena, impossível não rir, acertaram em cheio na escolha!
Agora que falei sobre todos os aspectos que me surpreenderam de forma positiva, vai um ponto que não me agradou tanto assim. Em alguns momentos do filme, notei que houve uma certa necessidade de utilizar alguns dos clichês dos filmes americanos feitos para adolescentes. Não precisava. Minha única “reclamação” é essa!
No mais, o filme é lindo, divertido, com personagens carismáticos e arrisco dizer que ele promete agradar não só aos fãs de Christian, mas, à todos os que derem uma chance à ele! Meu conselho é: Faça isso! Dê essa chance! Não vai se arrepender!
Data de Lançamento: 12 de janeiro de 2017.
https://youtu.be/bfsrCx0dC-0
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.