Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Francofonia – Louvre Sob Ocupação

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
2 de setembro de 2016 3 Mins Read

archivos_imagenes_carteles_f_francofonia-poster-724x1024Em Francofonia, o Louvre se torna espaço de disputa entre poderes. Em meio a um diálogo entrecortado pela qualidade da conexão com a internet, devido as condições do mal tempo, o diretor se corresponde com um marinheiro o qual transporta conteiners repletos de obras de arte na iminência do afogamento da carga. Tais cenas podem sugerir tanto a condição de preservação do patrimônio artístico quanto a condição humana colocando em questão a potência da arte enquanto força aglutinadora de movimentos.

O espaço-tempo em que se revela Francofonia é a ocupação da Alemanha nazista no território francês, em meados de 1940. O protagonismo é direcionado a Jacques Jaujard, então diretor do Museu do Louvre, e o chefe da Kunstschutz (Comissão Alemã para a Proteção de Obras de Arte), o conde Franz Von Wolff-Metternich. A dupla se une em segredo para resguardar algumas coleções do museu francês de serem apreendidas pelo poder militar alemão.

A discussão segue em torno da importância de preservar o patrimônio histórico abrigado por museus ao tratar das instâncias do poder comentando a política e identidades culturais.  Apesar da história ser pouco contada no universo da arte, a grande novidade de Francofonia se dá pelo viés técnico. Sokurov, diretor conhecido pela afeição a instituições museais e suportes tecnológicos, também vistos no premiado Arca Russa sobre o museu russo Hermitage, contou com a filmagem através de drones. Essa captura de imagens possibilitou ângulos nunca vistos do museu transformando o filme em uma montagem inovadora com closes nas obras e uma qualidade da resolução deslumbrante.

Não se trata de uma montagem fácil, é necessário empenho do espectador para se manter em contato com a mescla entre cenas documentais e ficcionais. E, ao fazer isso, a impressão é de que Sokurov destrói narrativas da linguagem cinematográfica ao mesmo tempo em que constrói outras completamente novas. A experiência diante da tela nos aproxima de alguma produção do Jean-Luc Godard. Os cortes e a sobreposição das cenas quase como colagens enquanto Sokurov narra cenas interferindo diretamente nos acontecimentos da montagem.  

421628.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

O drone enquanto dispositivo de apelo estético unido as referências de arte clássica doadas por Francofonia acertam ao tratar o Museu como espaço de disseminação de saberes que proporciona trocas simbólicas. O teor filosófico dos diálogos perpassados pelas imagens das obras transforma o dispositivo fílmico num aprofundamento exuberante acerca da História da arte ocidental. Como se esta fosse a única instância de poder que ainda vale a pena ser respeitada.

Ficha técnica:

Título: Francofonia – Louvre sob ocupação

Título original: Francofonia, le Louve sous l’Ocupation

Gênero: Documentário

Duração: 84 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos

Diretor: Alexander Sokurov

País de produção: França|Alemanha|Holanda

Ano: 2016

Premiado na edição de 2015 do Festival de Veneza, exibido no Festival de Toronto do mesmo ano e em outros vários festivais europeus.

Por Michaela Blanc

Reader Rating0 Votes
0
8.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

132481.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Anterior

Crítica (2): Águas rasas

409381.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Próximo

Crítica: Herança de Sangue

Próximo
409381.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
3 de setembro de 2016

Crítica: Herança de Sangue

Anterior
2 de setembro de 2016

Crítica (2): Águas rasas

132481.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Katy Perry com sua roupa de ciborgue temática da sua era "143" no palco do The Town 2025, cercada de seus dançarinos.
    The Town 2025 | Katy Perry Encanta Público, Mesmo Com Show Cansado
    Nick de Angelo
    the town casa 4 1536x864 1
    Foo Fighters surpreendem fãs com novo baterista em show intimista
    Cesar Monteiro
    MOTIVA TT25 250913 THEONE OSGAROTIN LALIMOSS 0595
    The Town 2025 | Palco The One no quarto dia de festival
    Joanna Colaço
    MORIVA TT25 20250914 SKYLINE IZA OXIDANY 7082
    The Town 2025 | Iza Mostra Que Quando Quer Entrega Tudo e Mais Um Pouco
    Nick de Angelo
    MORIVA TT25 250913 SKYLINE MARIAHCAREY ALEXWOLOCH 4585
    The Town 2025 | Mariah Carey emociona, mas não surpreende
    Joanna Colaço

    Posts Relacionados

    Atores de "Deuses da Peça" caracterizados em uma das imagens promocionais, com destaque a seus bustos, com várias roupas estereotipicamente teatrais.

    Deuses da Peste | Quando a Ignorância é a Pior das Pragas

    Roberto Rezende
    10 de setembro de 2025
    Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, interpretando o pai mais jovem, sentado em um banco de madeira pintado em verde, ao lado de um garoto lendo um gibi do Bidu.

    Mauricio de Sousa Celebrado na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    8 de setembro de 2025
    Fotografia em preto e branco usada como material promocional para 'Nouvelle Vague', filme de 2025.

    49ª Mostra de Cinema em São Paulo Exibirá os Dois Novos Filmes do Diretor de Antes do Amanhecer

    Rodrigo Chinchio
    5 de setembro de 2025
    Na esquerda e mais ao fundo: Ben Kingsley e Helen Mirren, que segura o quadro, e à direita do quadro e mais à frente Pierce Brosnan. Atores interpretam seus personagens em "O Clube do Crime das Quintas-feiras", da Netflix, e estão ao lado de um quadro verde com mapa mental para resolução criminal, cheio de colagens, e olham para um mesmo ponto do outro lado da tela.

    O Clube do Crime das Quintas-feiras | Mais Um Filme da Netflix, Dessa Vez Com Um Elenco Estelar

    Roberto Rezende
    1 de setembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon