Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Francofonia – Louvre Sob Ocupação

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
2 de setembro de 2016 3 Mins Read

archivos_imagenes_carteles_f_francofonia-poster-724x1024Em Francofonia, o Louvre se torna espaço de disputa entre poderes. Em meio a um diálogo entrecortado pela qualidade da conexão com a internet, devido as condições do mal tempo, o diretor se corresponde com um marinheiro o qual transporta conteiners repletos de obras de arte na iminência do afogamento da carga. Tais cenas podem sugerir tanto a condição de preservação do patrimônio artístico quanto a condição humana colocando em questão a potência da arte enquanto força aglutinadora de movimentos.

O espaço-tempo em que se revela Francofonia é a ocupação da Alemanha nazista no território francês, em meados de 1940. O protagonismo é direcionado a Jacques Jaujard, então diretor do Museu do Louvre, e o chefe da Kunstschutz (Comissão Alemã para a Proteção de Obras de Arte), o conde Franz Von Wolff-Metternich. A dupla se une em segredo para resguardar algumas coleções do museu francês de serem apreendidas pelo poder militar alemão.

A discussão segue em torno da importância de preservar o patrimônio histórico abrigado por museus ao tratar das instâncias do poder comentando a política e identidades culturais.  Apesar da história ser pouco contada no universo da arte, a grande novidade de Francofonia se dá pelo viés técnico. Sokurov, diretor conhecido pela afeição a instituições museais e suportes tecnológicos, também vistos no premiado Arca Russa sobre o museu russo Hermitage, contou com a filmagem através de drones. Essa captura de imagens possibilitou ângulos nunca vistos do museu transformando o filme em uma montagem inovadora com closes nas obras e uma qualidade da resolução deslumbrante.

Não se trata de uma montagem fácil, é necessário empenho do espectador para se manter em contato com a mescla entre cenas documentais e ficcionais. E, ao fazer isso, a impressão é de que Sokurov destrói narrativas da linguagem cinematográfica ao mesmo tempo em que constrói outras completamente novas. A experiência diante da tela nos aproxima de alguma produção do Jean-Luc Godard. Os cortes e a sobreposição das cenas quase como colagens enquanto Sokurov narra cenas interferindo diretamente nos acontecimentos da montagem.  

421628.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

O drone enquanto dispositivo de apelo estético unido as referências de arte clássica doadas por Francofonia acertam ao tratar o Museu como espaço de disseminação de saberes que proporciona trocas simbólicas. O teor filosófico dos diálogos perpassados pelas imagens das obras transforma o dispositivo fílmico num aprofundamento exuberante acerca da História da arte ocidental. Como se esta fosse a única instância de poder que ainda vale a pena ser respeitada.

Ficha técnica:

Título: Francofonia – Louvre sob ocupação

Título original: Francofonia, le Louve sous l’Ocupation

Gênero: Documentário

Duração: 84 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos

Diretor: Alexander Sokurov

País de produção: França|Alemanha|Holanda

Ano: 2016

Premiado na edição de 2015 do Festival de Veneza, exibido no Festival de Toronto do mesmo ano e em outros vários festivais europeus.

Por Michaela Blanc

Reader Rating0 Votes
0
8.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

132481.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Anterior

Crítica (2): Águas rasas

409381.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Próximo

Crítica: Herança de Sangue

Próximo
409381.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
3 de setembro de 2016

Crítica: Herança de Sangue

Anterior
2 de setembro de 2016

Crítica (2): Águas rasas

132481.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    John Cena (esquerda e atrás) e Idris Elba (direita e frente), escondidos atrás de um muro vestindo ternos na comédia "Chefes de Estado".
    Chefes de Estado | Ação e Diversão Literalmente Em Dose Dupla
    Roberto Rezende
    Glen Powell em "O Concorrente", remake de 2025. Ele está de terno e gravata, óculos e bigode, e uma expressão de angústia.
    O Concorrente (2025) – Trailer | Refilmagem do Sucesso de Arnold Schwarzenegger Volta Atualizada e Mais Energética para Os Novos Tempos
    Roberto Rezende
    Ryan Gosling como protagonista de "Devoradores de Estrelas", da Sony, em que ele é visto atrás de um vidro, flutuando no espaço com uma camiseta de corrida branca. Ele olha para o outro lado com fascínio.
    Devoradores de Estrelas – Trailer | Ryan Gosling No Espaço, Sozinho e Tentando Salvar a Humanidade
    Roberto Rezende
    Ozzy Osbourne em show
    5 Histórias de Ozzy Osbourne Que Parecem Mentira (Mas São Verdade)
    Amanda Moura
    Ozzy Osbourne em um avião, segurando um Lulu da Pomerânia, posando como se estivesse com repulsa. Foto em preto e branco. Músico está com seus tradicionais óculos redondos.
    Saiba Quantas Músicas Ozzy Osbourne Deve Cantar em Seu Show de Despedida
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    John Cena (esquerda e atrás) e Idris Elba (direita e frente), escondidos atrás de um muro vestindo ternos na comédia "Chefes de Estado".

    Chefes de Estado | Ação e Diversão Literalmente Em Dose Dupla

    Roberto Rezende
    8 de julho de 2025
    Glen Powell em "O Concorrente", remake de 2025. Ele está de terno e gravata, óculos e bigode, e uma expressão de angústia.

    O Concorrente (2025) – Trailer | Refilmagem do Sucesso de Arnold Schwarzenegger Volta Atualizada e Mais Energética para Os Novos Tempos

    Roberto Rezende
    6 de julho de 2025
    Ryan Gosling como protagonista de "Devoradores de Estrelas", da Sony, em que ele é visto atrás de um vidro, flutuando no espaço com uma camiseta de corrida branca. Ele olha para o outro lado com fascínio.

    Devoradores de Estrelas – Trailer | Ryan Gosling No Espaço, Sozinho e Tentando Salvar a Humanidade

    Roberto Rezende
    6 de julho de 2025
    Julian McMahon como Jess LaCroix, seu personagem em "FBI: Os Mais Procurados", fardado e frente a um fundo cinza com luz irradiando atrás dele.

    Morre Julian McMahon, Astro de “Quarteto Fantástico”, Aos 56 Anos

    Hugo Santiago
    5 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER