Guerra Civil nos leva ao olho do furacão de um conflito armado entre os estados norte americanos
Sendo cotado como um dos grandes blockbusters do ano, ou ao menos vendido dessa forma, “Guerra Civil” chega aos cinemas com um elenco maravilhoso e uma premissa que atiça a nossa curiosidade.
Wagner Moura, Kirsten Dunst, Stephen Henderson e Cailee Spaeny formam o grupo de fotógrafos e jornalistas que irão atravessar a américa em meio a um conflito armado entre os estados do norte e sul, tal qual a guerra da secessão que tomou conta do país em meados de 1860.
Leia Mais: 8 documentários que mudaram o mundo
Sendo um filme de guerra, é impossível não compará-lo a outras obras do gênero. A cada dois a três anos, o cinema estadunidense lança um filme com temáticas voltadas para a imagem do exército. Porém, o grande diferencial desse longa é a forma como a guerra em si é retratada, onde serve apenas de contexto para a discussão que se torna central para a trama, que é o fotojornalismo.
Afinal, se fosse, Alex Garland, diretor e roteirista, falha miseravelmente em criar um comentário que seja no mínimo relevante dentro da questão do embate. E não se engane, também não diz nada de realmente interessante sobre a fotografia de guerrilha. Convenhamos, no atual contexto global, se dedicar para elaborar um filme sobre guerra e não fazer um comentário sequer sobre quaisquer que sejam os diversos aspectos de uma “crise humanitária”, é extremamente desconfortável. O filme é vazio, utiliza da estética da guerra para… nada.
Mas uma coisa que não podem tirar do filme é seu apelo estético. Nisso, Rob Hardy, diretor de fotografia, é primoroso com o uso de lentes que trazem um aspecto muito único à cinematografia. Acompanhado das fotos em still “feitas” pelos personagens, pulando entre o combate e o registro, é fenomenal. Diversas cenas irão ficar no seu imaginário pela ótima composição, principalmente as que os fotógrafos se movem bravamente dentro do conflito atrás do click perfeito.
Leia Também: Sr. e Sra. Smith | Um casamento explosivo
Belas imagens de uma violência que se mostra gratuita ao telespectador
Porém, a trilha selecionada para acompanhar a violência é piegas. Se vê uma tentativa de causar uma contradição do cenário, não exatamente da mesma forma como em “Laranja Mecânica”, mas o exemplo vai bastar! Na primeira vez que mergulhamos de verdade em um dos embates, de repente, em um dos pontos altos da cena, uma terrível música de ritmo mais “alegre” invade os nossos ouvidos, o que nos tira totalmente do filme, e se apegar ao conflito interno dos personagens se torna uma tarefa extremamente difícil.
E falando na equipe de jornalistas, já podemos começar a rasgar seda para o Wagner Moura? Seu personagem, Joe, funciona como alívio cômico em grande parte do filme, mas tendo momentos dramáticos muito potentes. Ele entrega uma performance primorosa, e bem, o Wagner está trilhando uma carreira genial dentro da indústria americana, com participação na série “Sr. e Sra. Smith”, de Donald Glover, além do seu trabalho de voz genial em “Gato de Botas 2”. “Guerra Civil” vem para confirmar para a indústria o potencial monstruoso de nosso conterrâneo.
Compre Agora: Uma das melhores câmeras da Canon | EOS R8 Full-Frame Mirrorless com lente RF24-50 mm F4.5-6.3 IS STM, 24,2 MP, vídeo 4K, processador de imagem DIGIC X
O comentário quanto às performances não se limita somente ao brasileiro. Kirsten Dunst, Cailee Spaeny e, principalmente, Stephen Henderson são carismáticos ao cubo, e fica muito difícil não ficar envolvido com a “road trip” dessa espécie de família acidental. E claro, destaque para mais uma aparição do Jesse Plemons. O legal é que ele virou figurinha repetida de uns anos para cá, sempre fazendo papéis nos mais diversos filmes, é o inimigo das férias.
Sintetizando, é realmente um ótimo blockbuster com cenas de ações interessantes e com uma fotografia excelente acompanhada de atuações maravilhosas, mas o resultado é um filme vazio, que parece rodar em círculos e não entrega nada de interessante ao final.
Imagem: Divulgação/A24
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.