Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Nas Estradas do Nepal

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
13 de fevereiro de 2017 3 Mins Read

184699.jpg r 1280 720 f jpg q xEm toda a minha vida cinéfila foi a primeira vez que assisti a uma produção vinda do Nepal.  Mesmo em todos os festivais de cinema, nunca houve um filme desse país que me chamasse à atenção. Este “Nas Estradas do Nepal” ganhou distribuição no Brasil provavelmente por causa do prêmio de melhor filme da semana da crítica no festival de cinema de Veneza em 2015 e por ter sido escolhido pelo Nepal para tentar uma vaga no Oscar 2017.

A narrativa é bem simples: em uma aldeia no norte do Nepal, Prakash e Kiran, dois amigos inseparáveis apesar da diferença de casta, decidem criar uma galinha para ganhar dinheiro com a venda dos ovos. Um dia, a galinha some. Para encontrá-la, eles partem em viagem durante a guerra civil que aconteceu no país de 1996 até 2006.

O estreante em longa metragem Min Bahadur Bham desenvolve seu filme de forma semi documental. Os longos planos mortos, seguidos de suaves movimentos de câmera são construídos para explanar a vida de pessoas simples que estão no meio da guerra entre uma guerrilha com preceitos Maoistas e o governo. O estilo escolhido pelo diretor serve ao bucolismo das cenas passadas nas montanhas e também para impor o tom realista da história, afinal, tratam-se de personagens fictícios em acontecimentos baseados em fatos. A fotografia entrega belas sequencias, extraídas das paisagens naturais.

Os efeitos da guerra na população e todo lado emocional da infância inserida nesse contexto são prejudicados pelo elenco, que é todo formado por pessoas que, provavelmente, são moradores da aldeia onde o filme foi rodado e não por atores profissionais. Então, muitas vezes há a impressão de que o roteiro está sendo lido em tela e não atuado, o que traz uma sensação artificial para uma história que pretende ser mostrada de forma realista.  O diretor e também roteirista do filme cria diálogos que pretendem trazer alto grau de dramaticidade, mas fica limitado pela capacidade de seus atores. Com isso, cenas que eram para causar choro na platéia são, por vezes, cômicas. Já houveram situações em que elencos amadores que proporcionaram vida a personagens que, talvez se feitos por atores profissionais não tivessem o mesmo impacto, contudo, infelizmente, não é esse o caso aqui.

20161213 05 nas estradas do nepal papo de cinema

O roteiro também escorrega em não se decidir em qual caminho deve tomar. Temos o drama do garoto e sua galinha, o da irmã do garoto que deixa a aldeia para se juntar à guerrilha, o do seu pai e também outros personagens que não são importantes para a suposta trama principal. Há até sequências líricas de sonhos do garoto que não se encaixam na proposta inicial. Durante a uma hora e meia de projeção todos esses personagens são lançados em tela, sem que haja nenhum efeito no final. As boas intenções da produção são louváveis, mas não atingem os propósitos talvez imaginados pelos seus realizadores. A tal viagem em busca da galinha só se realiza no terceiro ato, de forma bem comprimida; transformando o que era para ser uma viagem de descobertas e perigos em algo banal. Só serve mesmo para mostrar algumas sequências de batalha entre tropas do governo e da guerrilha, que de tão mal filmadas torcemos para que acabem logo. No final da projeção há letreiros mostrando em números o resultado dessa guerra, talvez só eles fossem necessários para gerar comoção.

O cinema precisa que  novas culturas contém as suas histórias, por isso torço para que mais filmes sejam feitos no Nepal e em outros países sem tradição cinematográfica. Culturas podem ser mostradas para o mundo, trazendo um pouco de novidade para o que estamos acostumados em ver na tela grande. “Nas Estradas do Nepal” não funcionou para mim, mas será fantástico se ele abrir novas portas.

 

Reader Rating0 Votes
0
5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaDramaFestival

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

Missao impossivel
Anterior

“A queda de Tom Cruise”: Invadindo outros filmes

mustche
Próximo

Rio Novo Rock: Rats e Mustache e os Apaches no Imperator

Próximo
mustche
13 de fevereiro de 2017

Rio Novo Rock: Rats e Mustache e os Apaches no Imperator

Anterior
12 de fevereiro de 2017

“A queda de Tom Cruise”: Invadindo outros filmes

Missao impossivel

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Colagem em quatro partes na horizontal com fotos de Tom Wlaschiha, Genndy Tartakovsky, Misha Collins, Sara Pichelli, algumas das atrações da CCXP25.
    CCXP25 | 11 Painéis Imperdíveis Nesta Edição
    Nick de Angelo
    3planet hemp divulgacao 1920w
    Marcelo D2 explica o motivo que o levou a terminar o Planet Hemp
    Cesar Monteiro
    Roger Waters no centro da imagem ao microfone com uma guitarra em apresentação ao vivo
    Roger Waters lança “Sumud” e cita Marielle Franco em música sobre resistência e justiça social
    Cesar Monteiro
    Sonic e Tartarugas Ninja de volta ao cinema em 2028 com a Paramount
    Paramount Anuncia Filmes Sonic e Tartarugas Ninja Para 2028
    Amanda Moura
    Imagem do filme "A Garota Artificial", com uma parede com informações cheia de informações, post-its, dados, como próprio de investigação.
    A Garota Artificial | Suspense Eletrizante e Uma Obra Criativa Sobre a IA Que nos Cerca 
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Sonic e Tartarugas Ninja de volta ao cinema em 2028 com a Paramount

    Paramount Anuncia Filmes Sonic e Tartarugas Ninja Para 2028

    Amanda Moura
    1 de dezembro de 2025
    Imagem do filme "A Garota Artificial", com uma parede com informações cheia de informações, post-its, dados, como próprio de investigação.

    A Garota Artificial | Suspense Eletrizante e Uma Obra Criativa Sobre a IA Que nos Cerca 

    Roberto Rezende
    1 de dezembro de 2025
    Isabelle Huppert em "A Mulher Mais Rica do Mundo"

    Isabelle Huppert Revela à Woo! Que Personagem Ainda Faria

    Cesar Monteiro
    28 de novembro de 2025
    Jonathan Bailey (esquerda) e Ariana Grande (direita) como Fiyero e Glinda na segunda parte de "Wicked" (2025). Eles estão num cortejo em Oz, na frente de um boneco de vime ao fundo. Eles se olham.

    Wicked: Parte 2 | Sequência Enche os Olhos, Mas Sofre dos Mesmos Problemas de Antecessores

    Nick de Angelo
    18 de novembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon