Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Nas Estradas do Nepal

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
13 de fevereiro de 2017 3 Mins Read

184699.jpg r 1280 720 f jpg q xEm toda a minha vida cinéfila foi a primeira vez que assisti a uma produção vinda do Nepal.  Mesmo em todos os festivais de cinema, nunca houve um filme desse país que me chamasse à atenção. Este “Nas Estradas do Nepal” ganhou distribuição no Brasil provavelmente por causa do prêmio de melhor filme da semana da crítica no festival de cinema de Veneza em 2015 e por ter sido escolhido pelo Nepal para tentar uma vaga no Oscar 2017.

A narrativa é bem simples: em uma aldeia no norte do Nepal, Prakash e Kiran, dois amigos inseparáveis apesar da diferença de casta, decidem criar uma galinha para ganhar dinheiro com a venda dos ovos. Um dia, a galinha some. Para encontrá-la, eles partem em viagem durante a guerra civil que aconteceu no país de 1996 até 2006.

O estreante em longa metragem Min Bahadur Bham desenvolve seu filme de forma semi documental. Os longos planos mortos, seguidos de suaves movimentos de câmera são construídos para explanar a vida de pessoas simples que estão no meio da guerra entre uma guerrilha com preceitos Maoistas e o governo. O estilo escolhido pelo diretor serve ao bucolismo das cenas passadas nas montanhas e também para impor o tom realista da história, afinal, tratam-se de personagens fictícios em acontecimentos baseados em fatos. A fotografia entrega belas sequencias, extraídas das paisagens naturais.

Os efeitos da guerra na população e todo lado emocional da infância inserida nesse contexto são prejudicados pelo elenco, que é todo formado por pessoas que, provavelmente, são moradores da aldeia onde o filme foi rodado e não por atores profissionais. Então, muitas vezes há a impressão de que o roteiro está sendo lido em tela e não atuado, o que traz uma sensação artificial para uma história que pretende ser mostrada de forma realista.  O diretor e também roteirista do filme cria diálogos que pretendem trazer alto grau de dramaticidade, mas fica limitado pela capacidade de seus atores. Com isso, cenas que eram para causar choro na platéia são, por vezes, cômicas. Já houveram situações em que elencos amadores que proporcionaram vida a personagens que, talvez se feitos por atores profissionais não tivessem o mesmo impacto, contudo, infelizmente, não é esse o caso aqui.

20161213 05 nas estradas do nepal papo de cinema

O roteiro também escorrega em não se decidir em qual caminho deve tomar. Temos o drama do garoto e sua galinha, o da irmã do garoto que deixa a aldeia para se juntar à guerrilha, o do seu pai e também outros personagens que não são importantes para a suposta trama principal. Há até sequências líricas de sonhos do garoto que não se encaixam na proposta inicial. Durante a uma hora e meia de projeção todos esses personagens são lançados em tela, sem que haja nenhum efeito no final. As boas intenções da produção são louváveis, mas não atingem os propósitos talvez imaginados pelos seus realizadores. A tal viagem em busca da galinha só se realiza no terceiro ato, de forma bem comprimida; transformando o que era para ser uma viagem de descobertas e perigos em algo banal. Só serve mesmo para mostrar algumas sequências de batalha entre tropas do governo e da guerrilha, que de tão mal filmadas torcemos para que acabem logo. No final da projeção há letreiros mostrando em números o resultado dessa guerra, talvez só eles fossem necessários para gerar comoção.

O cinema precisa que  novas culturas contém as suas histórias, por isso torço para que mais filmes sejam feitos no Nepal e em outros países sem tradição cinematográfica. Culturas podem ser mostradas para o mundo, trazendo um pouco de novidade para o que estamos acostumados em ver na tela grande. “Nas Estradas do Nepal” não funcionou para mim, mas será fantástico se ele abrir novas portas.

 

Reader Rating0 Votes
0
5

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

CinemaDramaFestival

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Rodrigo Chinchio é colaborador da Woo! Magazine, onde escreve sobre cinema com a autoridade de quem se formou cinéfilo garimpando pérolas nas videolocadoras. Especialista em encontrar filmes que o algoritmo jamais recomendaria, mantém em seu quarto uma coleção de Blu-rays e DVDs que rivaliza com qualquer acervo físico do país, e que ainda o impede de ver a própria cama.

Outros Artigos

Missao impossivel
Anterior

“A queda de Tom Cruise”: Invadindo outros filmes

mustche
Próximo

Rio Novo Rock: Rats e Mustache e os Apaches no Imperator

Próximo
mustche
13 de fevereiro de 2017

Rio Novo Rock: Rats e Mustache e os Apaches no Imperator

Anterior
12 de fevereiro de 2017

“A queda de Tom Cruise”: Invadindo outros filmes

Missao impossivel

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Steve “Lips” Kudlow
    Por Que os Ingressos Ficaram Proibitivos? | Steve “Lips” (Anvil) Explica a Economia Por Trás das Gigantes do Metal
    Cesar Monteiro
    Cartaz do Afropunk Experience Rio de Janeiro 2026
    AFROPUNK Experience Rio de Janeiro | revelado line-up completo da edição 2026
    Amanda Moura
    O Mandaloriano, na metade direita da tela, em uma paisagem de floresta, com Grogu no ombro. Imagem de "O Mandaloriano e Grogu".
    O Mandaloriano e Grogu | Filme Resgata a Essência Clássica de Star Wars nos Cinemas
    Gabriel Fernandes
    João Gomes no ARVO 2026
    ARVO 2026 | João Gomes entrega presença, carisma e uma noite para não esquecer
    Nina Tobal
    Quem é Jota.pê
    ARVO 2026 | Quem é Jota.pê? O artista que parou o show de João Gomes
    Nina Tobal

    Posts Relacionados

    O Mandaloriano, na metade direita da tela, em uma paisagem de floresta, com Grogu no ombro. Imagem de "O Mandaloriano e Grogu".

    O Mandaloriano e Grogu | Filme Resgata a Essência Clássica de Star Wars nos Cinemas

    Gabriel Fernandes
    19 de maio de 2026
    Javier Bardem

    Javier Bardem em Cannes |  Ator Critica Trump, Associa Masculinidade Tóxica a Conflitos Globais e Alerta para Crise na Mídia

    Rodrigo Chinchio
    17 de maio de 2026
    Fica Comigo Esta Noite

    Fica Comigo Esta Noite | Como o Silêncio Desgasta o Amor

    Ithalo Alves
    16 de maio de 2026
    Filme Michael

    Michael | Como o Filme Reacendeu o Legado de Michael Jackson Através dos Fãs

    Jéssica Meireles
    16 de maio de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx