Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Cidadão Ilustre

Avatar de Paulo Olivera
Paulo Olivera
5 de maio de 2017 4 Mins Read
A volta de quem nunca se foi

O Cidadão Ilustre Cartaz 03Dizem que todo escritor/autor/roteirista coloca mais de si em uma história do que ele mesmo consegue perceber. Seja escrito em primeira ou terceira pessoa, as obras costumam retratar situações que passam em sua mente e alimentam sua escrita. Elas podem e quase sempre costumam ser impregnadas de características pessoais ligadas direta e/ou indiretamente ao seu criador. Bom, pelo menos, é o que costumam dizer. É exatamente o foi retratado em “O Cidadão Ilustre” (El Ciudadano Ilustre). Exibido em vários festivais pelo mundo, premiado e escolhido pela Argentina a concorrer ao Oscar 2017, o longa chega esse mês aos cinemas nacionais.

A trama nos apresenta o premiado escritor, Nobel de Literatura, Daniel Mantovani (Oscar Martínez). Morando na Europa há 5 anos, não escreve uma nova obra, mas tem uma agenda cheia de compromissos. Certo dia, ele recebe uma carta convidando-o para retornar a sua cidade natal para receber o título de “Cidadão Ilustre”. Há 4 décadas sem voltar à Salas, no interior da Argentina, ele inicialmente declina o convite, mas acabada decidindo ir. Ao chegar, ele começa a perceber que várias coisas mudaram, menos o comportamento provinciano das pessoas, no qual repudia. Além de ser perseguido diariamente pelos cidadãos, ele reencontra seu amigo Antonio (Dady Brieva), que hoje é casado com sua paixão da adolescência, Irene (Andrea Frigerino). O reencontro, junto a outras ocasionalidades, fará de seu retorno uma grande “saia justa” que não havia cogitado passar.

A trama roteirizada por Andrés Duprat (“O Homem Ao Lado” – 2009) é rico em referências e situações constrangedoras. Numa retratação peculiar, mas verdadeira, ele consegue transparecer perfeitamente a identidade de muitas cidades interioranas. Praticamente parada no tempo, a cidade continua machista, nepotista, oligarca e de mentalidade provinciana. Mas esse retrato parnasiano junto à construção dos personagens fazem do filme uma obra sutilmente questionadora. E tal fato se dá por ter construído um escritor que foi premiado por sua literatura de contos naturalistas, supostamente ficcionais, que falam sobre suas memórias da sociedade local. Seus diálogos trazem um humor sutil, cheio de ironias e conflitos que se tornam uma das melhores coisas da obra.

18209129 1686545408306533 7979564201959710093 o

A direção compartilhada de Mariano Cohn e Gastón Duprat é uma faca de dois gumes. Também diretores de “O Homem ao lado” (2009), eles utilizam uma linguagem documental com pouca variedade de planos. A linguagem fortalecida pela crua, mas bem estruturada direção de fotografia dos próprios diretores, deixa o filme com ar jornalístico. Retratando o dia a dia do escritor em sua rápida volta, há inserções de moradores locais e a bucólica paisagem de Salas. Eles fazem a obra ser um retrato vivo que peca pelo ritmo, tornando-se monótono e cansativo ao longo das quase 2h de filme. Se não fosse o trabalho desenvolvido com o elenco, além de um bom roteiro, muito provavelmente, a obra poderia ser facilmente esquecida.

Com exceção de Oscar Martínez, o Sr. Mantovani, todos os outros personagens são meras passagens ilustrativas, mas alguns merecem destaque. Seja para o bem ou para o mal. Começando pela atriz Andrea Frigerino que nos dá uma Irene submissa e sofrida, mas não necessariamente bem construída. Podemos perceber que ela poderia nos entregar muito mais se ousasse a fugir um pouco do texto e usasse mais o contexto. Dady Brieva vem canastro, mas cheio de detalhes para a brutalidade psicológica de Antonio, que exibe a dualidade entre o que aparenta e o que de fato é. Belén Chavanne, vivendo a jovem Julia, tem uma passagem ousada, mas foi pouco aproveitada dentro da trama. Manuel Vicente é o El Intendente, o prefeito, atual da cidade, que esboça traços de boa vontade alinhada ao falso carisma político que precisa atender as necessidades sociais, não necessárias, dos mais “providos” de Salas. E por fim temos o escritor, o Sr. Mantovani de Martínez com o esgotamento criativo e a monotonia da vida pessoal. Seu trabalho no longa, segue uma linha naturalista e necessária, palpável e extremamente bem pontuada nas nuances físicas e psicológicas de sua persona.

Embora tenhamos poucas passagens relatando os escritos do protagonista não é difícil de perceber o quão incômodo e rico Salas foi para seu trabalho. Como um todo, “El Ciudadano Ilustre” (título original do filme) não é um longa memorável, mas se torna interessante. Sua consistência vem mais pelas construtivas críticas político-sócio-econômicas do que como um drama em si. Alinhar uma visão documental, numa estrutura visual jornalistica, com a ficção é um trabalho complicado, mas a ousadia em fazê-lo também merece seu mérito.

Reader Rating0 Votes
0
7.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema ArgentinoDramaO Cidadão Ilustre

Compartilhar artigo

Avatar de Paulo Olivera
Me siga Escrito por

Paulo Olivera

Paulo Olivera é mineiro, mas reside no Rio de Janeiro há mais de 10 anos. Produtor de Arte e Objetos para o audiovisual, gypsy lifestyle e nômade intelectual. Apaixonado pelas artes, workaholic e viciado em prazeres carnais e intelectuais inadequados para menores e/ou sem ensino médio completo.

Outros Artigos

balaabla cópia e1493866903545
Anterior

TBT Rock in Rio #12: 55 Minutos de Alegria conduzidos por MAGIC!

tempos modernos 1
Próximo

5 documentários sobre questões trabalhistas

Próximo
tempos modernos 1
5 de maio de 2017

5 documentários sobre questões trabalhistas

Anterior
4 de maio de 2017

TBT Rock in Rio #12: 55 Minutos de Alegria conduzidos por MAGIC!

balaabla cópia e1493866903545

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    O protagonista de Solo Leveling em posição de combate. Capa para a matéria "Os Piores Animes de 2024".
    Solo Leveling | Netflix Anuncia Live-action
    Hugo Santiago
    Kenshirou de "Hokuto no Ken" no remake de 2026 em anime. Imagem do quadril para cima, personagem sem camisa, em uma paisagem infernal toda vermelha.
    Hokuto no Ken | Clássico Ganha Remake em Anime em 2026; Veja Trailer
    Nick de Angelo
    Legoshi de "Beastars" com uma camisa amarela e com uma toalha no pescoço. Há uma casinha atrás dele, e está de fim de tarde.
    Beastars | Temporada Final Ganha Estreia Para 2026
    Nick de Angelo
    Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey em Jurassic World: Recomeço
    Jurassic World: Recomeço | As 5 Principais Referências ao Primeiro Filme da Franquia
    Amanda Moura
    Trailer com David Corenswet, à direita, como o Superman no novo filme, homônimo, do herói, por James Gunn. Ele está sentado e como Clark Kent, conversando com um homem à esquerda, ambos de cabeça virada um ao outro.
    Superman (2025) | A Volta Arrasadora ao Cinema do Primeiro Super-Herói dos Quadrinhos
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey em Jurassic World: Recomeço

    Jurassic World: Recomeço | As 5 Principais Referências ao Primeiro Filme da Franquia

    Amanda Moura
    8 de julho de 2025
    Trailer com David Corenswet, à direita, como o Superman no novo filme, homônimo, do herói, por James Gunn. Ele está sentado e como Clark Kent, conversando com um homem à esquerda, ambos de cabeça virada um ao outro.

    Superman (2025) | A Volta Arrasadora ao Cinema do Primeiro Super-Herói dos Quadrinhos

    Roberto Rezende
    8 de julho de 2025
    John Cena (esquerda e atrás) e Idris Elba (direita e frente), escondidos atrás de um muro vestindo ternos na comédia "Chefes de Estado".

    Chefes de Estado | Ação e Diversão Literalmente Em Dose Dupla

    Roberto Rezende
    8 de julho de 2025
    Glen Powell em "O Concorrente", remake de 2025. Ele está de terno e gravata, óculos e bigode, e uma expressão de angústia.

    O Concorrente (2025) – Trailer | Refilmagem do Sucesso de Arnold Schwarzenegger Volta Atualizada e Mais Energética para Os Novos Tempos

    Roberto Rezende
    6 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner Prime Day Amazon