Falar sobre questões trabalhistas é um tanto quanto complicado, envolve Leis, Sindicatos, Convenções Coletivas, Ministério do Trabalho, Recursos Humanos, mas, como fazer para entender o que é de direito do trabalhador ou não? Em que estamos sendo explorados em nosso ambiente de trabalho?
É por isto mesmo que apresentamos 5 dicas de documentários que abordam estas questões, não só para entender como funciona os bastidores cruéis de muitas empresas, mas também para despertar em nós a consciência sobre o que é certo e errado em relação ao trabalhador e correr atrás do que é nosso por direito, seja ao acompanhar um Projeto de Lei que tenta desfigurar conquistas trabalhistas, ou para denunciar o erro quando o encontramos. Vamos dar uma conferida?!
- A Carne é Fraca – Brasil, 2005
Dirigido por Denise Gonçalves e com roteiro de Nina Rosa Jacob, é uma produção do Instituto Nina Rosa. Retrata a realidade de grandes frigoríficos no Brasil, como os trabalhadores são tratados de forma mecânica, e o quanto eles são prejudicados em sua saúde física e mental devido a movimentos repetitivos e a grande pressão e assédio por parte dos patrões. Aqui o principal objetivo é mostrar os malefícios do consumo de carne, mas revela claramente o sofrimento que os trabalhadores passam em um frigorífico, e acaba por ser uma denúncia a estas condições.
- Doméstica – Brasil, 2012
Um filme-documentário com direção e roteiro de Gabriel Mascaro, apresenta a missão de sete adolescente de filmar por uma semana a relação com suas empregadas domésticas e entregar a um produtor para a realização de um documentário, e qual não é a surpresa ao perceber a relação de poder entre estes dois mundo de patrão versus empregada, muito mais tipificada aqui quando se trata de empregada doméstica que dorme no trabalho e fica entre a linha de pertencer à família e não pertencer, entre ser um membro participativo e apenas um assalariado que deve cumprir obrigações e receber ordens.
- Batalhadores – Histórias de quem foi à luta e perdeu a vida trabalhando – Brasil, 2015
Este documentário se baseia na história de quatro trabalhadores que perderam a vida em acidentes de trabalho. Com apenas 3 minutos de direção, foi produzido pelo Ministério Público do Trabalho – Codemat. Cada um dos personagens trabalhavam em áreas deferentes, porém, as que mais tem registros de acidentes de trabalho: construção civil, frigoríficos, amianto e sucroalcooleiro. Apresenta depoimentos fortes de familiares, amigos e colegas de trabalho das vítimas, além de entrevistas com médicos, peritos, juízes e pessoas ligadas à segurança do trabalho. O documentário procura humanizar estas e tantas outras vítimas, mostrando todo o trabalho que é feito em torno de um acidente e acidentado, revelando que são mais que apenas números.
- Terceirizado, um trabalhador brasileiro – Brasil, 2015
Um documentário produzido pelo Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (GPTC) da Faculdade de Direito da USP, procura explicar o serviço terceirizado, seu impacto na área trabalhista e nos empregados, além de trazer à discussão a Reforma Trabalhista e a Lei da Terceirização, mostrando as mudanças e consequências para os trabalhadores. Uma boa pedida para quem ainda não conseguiu visualizar a luta e discussão atual à respeito das Reformas em pauta.
- No Intenso Agora – Brasil, 2017
Um documentário político que retrata as manifestações, greves e reivindicações que ocorreram por volta do final dos anos 60, mais especificamente em maio de 1968, na China, fazendo um comparativo com o que ocorreu na China, França e também no Brasil. É ideal para entender as manifestações que tanto ocorrem no mês de maio, sempre em busca de melhores condições trabalhistas, a participação sindical nestes protestos e os interesses patronais, sindicais e dos trabalhadores, por fim, mais que um documentário político, chega a ser um protesto também que nos leva à reflexão sobre a forma que estamos conduzindo a história, como ela tem se repetido e onde estamos errando também, principalmente através das manifestações e protestos, é por este motivo mesmo que se torna tão atual. Confira a crítica aqui.
Estes são só alguns de tantos documentários sobre o assunto, e, pra quem gosta de filmes, há também outras dicas: “Metrópolis” – Alemanha, 1927; “Tempos Modernos” – Nova Iorque, 1936; “Eles Não Usam Black Tie” – Brasil, 1981; “Formiguinhaz” – EUA, 1998 e “Terra Fria” – EUA, 2005.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.